Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Os estilos base, por assim dizer, definem o público-alvo de uma série. A maioria está relacionada com o género e a idade, como indicam as próprias palavras de origem do japonês.

(Vamos ignorar neste caso que, por muito que classifiquem uma série de uma maneira, esta não vai chegar apenas ao público alvo inicial)


Shounen/ Shõnen(significa rapaz em japonês)

São séries geralmente dirigidas a rapazes mais novos, principalmente com temas relacionados com lutas ou desporto. Há um grande foco em relações como a amizade e a camaradagem entre as personagens. Há também algum foco no romance, mas não é à volta deste que a história se desenrola. Alguns exemplos clássicos são Dragon Ball, Naruto, Bleach e One Piece, entre outros.


Seinen (significa rapaz jovem em japonês)

As séries caracterizadas como Seinen estão dirigidas a rapazes mais velhos, normalmente entre os 20 e os 24 anos. No entanto, muitas destas séries são bastante apropriadas a partir dos 16 anos. Digamos que retratam as séries Shounen de uma forma mais madura. Também, geralmente, já se falam nalguns temas evitados com as crianças, como álcool, drogas e sexo. Vê-se também uma grande evolução a nível de carácter psicológico tanto das séries como das personagens. Como exemplos temos Wolf Guy, Death Note e Shingeki no Kyojin (Atack of Titan/ Ataque de Titãns).


Shounen-ai/ Shõnen’ai

As séries desde género retratam relações homossexuais entre homens. Geralmente têm como público-alvo rapazes homossexuais e raparigas, o que é de ter em conta ao escolher uma série. As séries de Shounen-ai nunca têm cenas explícitas de sexo, ficando pelos beijos, tal como o Shoujo, e têm uma grande ênfase nos sentimentos das personagens. Digamos que muitas séries classificadas como Shounen-ai retratam apenas amores platónicos ou grandes amizades entre homens, deixando um pouco a dúvida quanto à classificação. Temos como exemplo Gravitation, Dear Myself, Loveless e Seven Days.


Yaoi

As séries classificadas como Yaoi são séries Shounen-ai que têm cenas de sexo. Esta é principalmente a grande diferença, então aqui já não há dúvidas quanto à classificação. No entanto, ao contrário do Shounen-ai, muitas séries de Yaoi não dão tanta importância aos sentimentos das personagens. Um problema ao pesquisar séries Shounen-ai ou Yaoi, é a classificação incorrecta das mesmas, o que dificulta encontrar o que se procura. Temos como exemplos Sex Pistols, Haru wo Daite Ita e Junjou Romantica.

LER
O Cavaleiro das Trevas Regressa vai ter uma prequela sobre a morte de Robin

Shoujo/ Shõjo (significa rapariga em japonês)

São séries dirigidas principalmente a raparigas mais novas, que variam desde histórias mais simples do dia-a-dia na escola, até outros temas também muito populares, como mahou-shoujo. Muitas destas séries abordam o romance, mesmo entre personagens mais novas, como principal relação entre as personagens. Alguns exemplos clássicos são Full Moon o Sagashite, Sakura Card Captor, Vampire Knight, entre tantos outros.


Josei (significa rapariga jovem em japonês)

Tal como o Seinen é uma espécie de evolução do Shounen, o Josei é a evolução do Shoujo. Tem como público-alvo mulheres entre os 20 e os 24 anos, mas muitas das séries Josei são apropriadas a partir dos 16 anos. Grande partes das séries centra-se no romance, mas de forma mais profunda, com grande ênfase nos sentimentos. Não há qualquer problema com mostrar cenas de saídas à noite em bares, ou de abordar outros temas considerados “adultos”. Nota-se que as personagens são muito mais maduras do que no Shoujo, e as histórias mais complexas. Como exemplos temos Nana, Paradise Kiss e Hakuouki.


Shoujo-ai

As séries classificadas como Shoujo-ai retratam relações homossexuais entre raparigas, e o grande público-alvo são raparigas homossexuais. Tal como no Shounen-ai, as séries de Shoujo-ai não têm cenas explícitas de sexo. Estas séries dão uma grande importância aos sentimentos das personagens, e costumam passar ao lado dos clichês mais típicos das séries Shoujo. No entanto, pelo menos online, não parece que recebam o mesmo número de fãs e a mesma importância que as séries Shounen-ai recebem, e ambas as vertentes são importantes, pois são também uma forma de aceitação das relações homossexuais. Alguns exemplos são Aoi Hana, Candy Boy e Strawberry Panic.


Yuri

As séries classificadas como Yuri são séries Shoujo-ai nas quais há cenas de sexo. No entanto, pelo que tenho percebido, parece que no Japão todas as séries são classificadas como Yuri, não havendo a distinção entre Shoujo-Ai e Yuri. Isto pode explicar a dificuldade em encontrar os dois termos nalguns sites, e também a dificuldade em pesquisar séries, já que a grande maioria está classificada apenas como Yuri. Temos como exemplo Yuri Kuma Arashi e Girl Friends (tirando o último capítulo, podemos classificar como Shoujo-ai).

1
2
3
  • LÊ MAIS SOBRE
  • Artigos
  • Doujinhi
  • Ecchi
  • Harem
  • Josei
  • Mahou-shoujo
  • Mecha
  • Reverse-harem
  • Seinen
  • Shoujo
  • Shoujo-ai
  • Shounen
  • Shounen-ai
  • Slice-of-life
  • Webtoons
  • Yaoi
  • Yuri
PARTILHA
Facebook
Twitter