O jogo indie mais caro de todos os tempos – Star Citizen da Roberts Space Industries – já ultrapassou os 94 milhões de dólares na sua campanha de crowdfunding no Kickstarter, financiados por 1.042.425 de pessoas (dados à data de redacção), posicionando-se assim no top 10 dos jogos mais caros da história (que varia de acordo com os tipos de custos considerados), e colocando-se indubitavelmente como o jogo indie mais caro de todos os tempos. E como ainda está em produção, os valores vão provavelmente aumentar.
Para a soma alcançada, quem mais contribuiu até agora foi o fã “Ozy311”, que já gastou 30 mil dólares a apoiar o jogo, e que, em entrevista ao PC Gamer, referiu que o produtor do jogo, Chris Roberts, é a terceira pessoa que mais o influenciou ao longo da sua vida. Segundo Ozi, o plano não passou por gastar todo este dinheiro com o jogo, mas foi algo que aconteceu ao longo dos anos de produção.
Na terceira edição da CitizenCon, que decorreu em Manchester a 10 de Outubro passado, foi revelado o elenco de atores que vai figurar na campanha a solo do jogo (Squadron 42), que aparentemente será formada por personagens interpretadas por vários nomes consagrados de Hollywood, como Gary Oldman, Gilian Anderson, Mark Hamill, Andy Serkis e John Rhys-Davies, entre outros.
Foi também o mês passado que, quando o projeto atingiu o milhão de dadores, foi dado acesso completo ao jogo a todos os que já tinham doado qualquer quantia para o financiar.
“Saber que um milhão de pessoas (e a aumentar) estão a contar connosco alimenta a nossa vontade de entregar um bom produto. A equipa de Star Citizen está a actualmente a trabalhar na versão Alfa 2.0. Digam alto: os jogos para PC estão de volta, os jogos de combate espacial estão de volta… estamos a tornar Star Citizen possível!” – Chris Roberts
Em 2014 o jogo quebrou o recorde de “maior financiamento por meio de crowdfunding“, não só apenas dentro de projectos de jogos, mas de todas as categorias de projetos já feitos sob esta via de financiamento. Nessa altura, o valor alcançado era pouco mais de metade do que já foi contabilizado até hoje.
Star Citizen é um jogo de simulação/exploração espacial a ser desenvolvido para Microsoft Windows e Linux. Star Citizen irá consistir em dois principais componentes: combate espacial first-person, extração de minerais de asteróides e outros corpos celestes e comércio com elementos de first-person-shooter num universo persistente massively multiplayer e servidores privados customizáveis, e uma ramificação de campanha single-player e drop-in co-operative multiplayer (apesar de ser singleplayer, podem deixar entrar outros jogadores para vos ajudar nas missões da campanha) intitulada Squadron 42. O jogo está construído num motor de jogo CryEngine modificado, e será compatível com o equipamento de realidade virtual Oculus Rift.
Ambos Star Citizen e Squadron 42 passam-se numa Via Láctea do século XXX, centrada no império fictício United Empire of Earth (UEE), um análogo do Império Romano. O tema central do jogo é a cidadania – ou a falta dela – no UEE, que deve ser conquistada através de ações do jogador, como por exemplo completar um período de serviço militar. Prevê-se que os cidadãos poderão desfrutar de certos benefícios, como o pagamento de uma taxa de imposto reduzida, mas os detalhes exatos ainda não foram determinados. Será colocado um forte foco na interação do jogador, com o comportamento do mesmo a influenciar e ser influenciado por um sistema de economia dinâmica.
Star Citizen e Squadron 42 são produzidos pela Cloud Imperium Games de Chris Roberts e pela sua congénere europeia Foundry 42, e comercializados pela subsidiária da Cloud Imperium Games, Roberts Space Industries.
A data de lançamento de Star Citizen ainda não foi revelada.
Já contribuiram para o jogo? Ficaram curiosos?
-
JosephAndrews