C omo sabes, o verão acabou e com ele acabou também mais uma época de anime que teve grandes títulos mas também grandes desilusões. Nesta lista irei então dar três recomendações, bem como três animes que me desiludiram depois de um bom começo.
Começando pelas recomendações e depois passando pelas desilusões.
8. Recomendação – Re: Life in a Different World from Zero (Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu)
Re:Zero, aquela que para muitos foi a melhor anime do verão, foi criada a partir de uma light novel. A anime conta-nos a história de um adolescente chamado Natsuki Subaru que é transportado para um mundo de fantasia sem saber como nem porquê. Subaru já na nova realidade, apercebe-se que ao morrer consegue voltar atrás no tempo, habilidade que chama de Return by Death. Como deves imaginar esta anime apanha alguns dos elementos presentes noutros sucessos como Steins;Gate e ERASED (Boku Dake ga Inai Machi).
As restantes personagens estão também muito bem conseguidas, sobretudo Emilia e Rem, as duas paixões do protagonista. Recomendo então esta anime se és fã de fantasia e também se aprecias um bom plot twist.
7. Recomendação – Mob Psycho 100
Mob Psycho 100 é sem dúvida uma das melhores animes que tive o prazer de ver. Esta anime é a prova de que não são precisos gráficos elaborados nem personagens sabichonas para alcançar uma fórmula de sucesso.
Escrita pelo artista ONE (o mesmo que escreve One-Punch Man), esta anime, que admito ter algumas parecenças com OPM, traz-nos a história de Mob, um rapaz que pode ser chamado de ESPer, ou seja, um ser humano capaz de usar telepatia e outras habilidades mentais paranormais (ESPer vem de ESP – Extra Sensory Perception). O protagonista procura viver uma vida normal, onde não tenha de usar os seus poderes e para tal decide aceitar a ajuda daquele que é o seu mentor, Reigen Arataka, um impostor que diz ser mais poderoso do que Mob mas que na verdade não possui qualquer tipo de poder.
Vê e prometo que não ficarás desiludido!
5. Recomendação – Food Wars! The Second Plate (Shokugeki no Souma: Ni no Sara)
Food Wars! The Second Plate começa exactamente onde a primeira temporada da anime nos tinha deixado. Yukihira Soma encontra-se então no torneio principal das Autumn Elections. Esta temporada, que acabou por ter metade dos episódios da anterior, captura toda a essência da anime e continua a mostrar os deliciosos pratos que os alunos de Totsuki preparam. Soma depara-se com dois grandes desafios mas será que conseguiu ser o melhor chef? Vê esta segunda temporada e espero que te abra o apetite para mais.
4. Desilusão – Taboo Tattoo
Taboo Tattoo poderia ter sido muito mais, mas com tanta informação despejada em poucos episódios acabou por se perder.
A anime conta-nos a história de Seigi, um adolescente que recebe uma tatuagem de um mendigo. Tatuagem esta que lhe confere um poder associado à criação de buracos negros. Tudo isto levará a que o protagonista se alie ao Exército dos Estados Unidos numa guerra contra o Kingdom of Selinistan.
Vários pontos ficam por explicar e as prometedoras cenas de acção acabam por se revelar um pouco desprovidas de lógica, mas se gostares do estilo ecchi e de personagens cliché, então esta é uma anime que se enquadra nesses parâmetros.
3. Publicidade
2. Desilusão – Tales of Zestiria the X
Tales of Zestiria the X, anime baseada no jogo com o mesmo nome e produzida nos estúdios da Ufotable (Fate/Zero, God Eater), conta com os melhores gráficos que já vi numa anime de fantasia. Mas infelizmente, gráficos não chegam se a história não cativar.
Sorey, um rapaz sonhador que consegue ver e comunicar com Seraphim, torna-se no herói de que todos precisavam e procura então acabar com toda a malevolência do mundo. Faz-se acompanhar pelo seu irmão Mikleo e por Alisha, nesta aventura que nada traz de novo ao mundo das animes.
A segunda temporada já foi confirmada e estreará em 2017. Espero que seja melhor que a sua antecessora e que traga uma história mais complexa.
1. Desilusão – Servamp
Servamp é uma versão de Seven Deadly Sins mas com vampiros em vez de humanos imortais.
Cada vampiro tem o seu ‘dono’ e como são sete os pecados mortais, sete são os vampiros e sete são os donos, existindo ainda sub-classes. Com esta quantidade exorbitante de personagens e com apenas 12 episódios, esta anime acabou por ser um pouco vazia. O desenvolvimento é mau e a história não é nada de especial. A única coisa positiva que consigo retirar desta experiência é sem dúvida o preguiçoso vampiro associado ao protagonista, Kuro.
Esta anime foi para mim a grande desilusão desta temporada que acabou.