“Dissonance Theory”
Westworld é tão denso, com tanta coisa a acontecer, que eu não sei como começar esta discussão. Como é a primeira vez que pego nas discussões desta série gostava primeiro por dizer que ADORO Westworld. É de uma delicadeza impressionante, mas profundo e perturbador ao mesmo tempo. É uma série feita com amor, com cuidado e com pormenores a cada canto. Dito isto vamos saltar já para a discussão.
Penso que Bernard quer retornar o que Arnauld começou e nunca conseguiu acabar. Sendo Dolores o host mais antigo do parque é bem provável que ela tenha sido o host particular de Arnauld, como é agora do Bernard. E o que aconteceu ao Arnauld? O que ele estava a estudar? Como morreu? E será que morreu mesmo? São mistérios que vão demorar para ser respondidos. Mas não entendo uma coisa. Sendo que os visitantes têm liberdade para fazerem o que querem, mais especificamente dormir onde e com quem querem, como é que as equipas vão buscar os hosts sem interromper a fantasia, aos olhos dos visitantes, de que aquilo é tudo realidade? Digo isto porque Bernard foi buscar Dolores para falar com ela. Acontece que ela estava com o William e companhia. A série ainda não explorou muito essa questão, mas como funciona toda essa logística? O Bernard chegou ao acampamento e disse que tinha de levar a Dolores? Estou bastante curioso com isso.
E também ainda não entendi uma coisa. Não é suposto os hosts reiniciarem as suas narrativas todos os dias? Entendo que se estiverem com os visitantes não reiniciem mas fora isso deveriam de reiniciar. Então porque é que o Teddy estava amarrado à árvore? Ele não deveria ter reiniciado a sua narrativa? Não fez sentido, ou então fez e ainda não nos foi explicado como tudo funciona.
Man in Black, que descobrimos ser dono de uma fundação bastante importante, está cada vez mais perto do labirinto. Tal como está Dolores. Sabemos já que o labirinto foi criado por Arnauld como uma espécie de meta para o grande jogo que é Westworld. Tanto Bernard como Man in Black prometem a liberdade aos seus respectivos hosts se completarem o labirinto. Mas o que será isso então? Será que há realmente um propósito em Westworld? Um jogo com uma narrativa especifica, um final? E o que significa um host ser livre? É fascinante todos esses mistérios porque é difícil teorizar sobre algo, pois a informação disponibilizada é muito escassa, mas ao mesmo tempo é interessante o suficiente para prender a atenção dos espectador.
Westworld é delicioso. E ainda só vamos no quarto episódio.
E acho que já vou percebendo as dinâmicas nos bastidores de Westworld. Temos dois lados. Temos o lado do conselho de administração, os quais integram toda a equipa de segurança e a Theresa. E temos o lado da investigação, ligados ao co-fundador de Westworld, que inclui todos os cientistas (podemos chamá-los assim?) e o Bernard. Tudo isso é interessante pois temos dois pólos bem distintos mas que se vão complementando periodicamente. Temos o pólo de Westworld e o pólo dos bastidores de Westworld. Isso é interessante porque é como acompanharmos uma peça de teatro e o que está por detrás do palco, ao mesmo tempo.
Ao que parece o conselho de administração está preocupado com o desenvolvimento de uma nova narrativa por parte do Dr. Robert Ford. Eles têm medo que seja demasiado megalómano, caro e não gostam de estarem a ser mantidos no escuro. E lá que é megalómano, é. O que será que ele está a preparar? Tem de ser algo bastante relevante para o jogo de Westworld. E damn, que o Dr. Robert consegue ser assustador. A forma como cortou as vasas à Theresa foi arrepiante.
Maeve está a sofrer as consequências (ou não) de ter acordado e ter andado nos bastidores de Westworld. Começa a lembrar-se de tudo. Adorei a cena dos índios, em que a criança leva um peluche que se assemelha aos homens com fatos. E adorei também o facto de isso ser interpretado como uma religião. Agora, qual é o sentido de terem programado essa religião? Não deviam querer que os hosts não soubessem que há mais para além de Westworld? Para quê alimentar as memórias que possam ter? De qualquer das maneiras adorei esse toque. Maeve começa a ficar tão obcecada com isso que está convencida de que tem a bala dentro dela. E não é que tem mesmo? Ok, vamos parar aqui por um momento. Os hosts são reconstruídos, ela foi reconstruída porque a barriga não tem nenhuma cicatriz. Porque raio haviam de manter a bala dentro dela? Pode ser duas coisas. Ou alguém, que ainda não sabemos quem, quer que os hosts comecem a ganhar consciência daquilo que são., daí a bala estar lá. Ou então os dois médicos(?) que a deixaram escapar fizeram cagada.
Facto é que os hosts estão, gradualmente, a ganhar consciência. Isso explica o porquê da Maeve ter acordado a meio da operação, o porquê da Dolores estar a lembrar-se das suas vidas passadas e o porquê de vários hosts estarem a entrar em colapso. Cheira-me que tudo isso está ligado ao Arnauld.
Westworld é delicioso. E ainda só vamos no quarto episódio.