Ainda faltam três meses para a estreia de Star Wars: O Despertar da Força, e a Disney e LucasFilms já se estão a preparar para nos atacar com o marketing para o muito antecipado filme. Hoje, 4 de Setembro, mais conhecido como Force Friday, marca uma data importante porque todo o tie-in merchandize – desde livros a bonecos – vai ser posto à venda.
Para começar temos que falar no BB-8, sem dúvida uma das novas personagens mais facilmente vendável. Esta adorável bola de futebol robótica já uma favorita entre os fãs, uma vez que é operada praticamente e não é simplesmente CGI. E agora podes ter uma a deslizar por tua casa, graças à companhia Sphero.
É um brinquedo impressionante – os consumidores podem sincronizá-los com os seus telemóveis para lhe dar ordens, fazê-lo mexer-se, e até projetar mensagens holográficas.
Mas além de figuras com que se pode brincar, Force Friday também vai proporcionar daquelas para as quais se olha – Hot Toys é conhecida pelas suas estátuas super realistas de vários ícones pop culture, e não vai faltar nas festividades de O Despertar da Força. Vão sair à venda figuras de Kylo Ren (Adam Driver) e os novos stormtroopers da First Order, cheios de intricados detalhes, e se estes vilões se tornarem tão icónicos como os seus antecessores os fãs vão de certeza querer juntá-los à sua coleção.
Vão também sair à venda vários Lightsabers para montar e alterar à vontade, tal como uma réplica da arma vermelha de Kylo Ren. Vários sets de Lego também vão deliciar os mais novos, tal como sets de Hot Wheels e naves espaciais telecomandadas, e a primeira espingarda NERF Star Wars de sempre, uma réplica dos blasters dos stormtroopers da First Order.
Mas o mais interessante são as figuras que falam – Finn (John Boyega) e Kylo Ren. E embora já tenham saído dois trailers, a quantidade de diálogo tem sido mínima e não revela muito sobre estas personagens.
Finn diz coisas como «Fica em baixo e levanta os escudos» e «Precisamos de cobertura- rápido!» mas Kylo Ren vem equipado com algumas linhas intrigantes.
POSSÍVEIS SPOILERS
É teorizado que o grande MacGuffin do sétimo filme do franchise é o velho Lightsaber de Luke Skywalker que ele perdeu em Cloud City e que abre a entrada para um túmulo Sith. Pode-se assumir que é sobre isso que Kylo fala quando diz «Sabes o que procuro.» e «Essa arma é minha!»
Outra linha interessante é «Juntos, iremos destruir a Resistência e o que resta do Jedi.» Como Jedi é plural e singular, não se sabe se fala de Luke ou se há outros a treinarem nos caminhos da Force nos 30 anos desde o Regresso de Jedi. Mas como o filme se chama O Despertar da Força, talvez o velho Luke Skywalker seja mesmo o único que resta. Só em Dezembro saberemos.
Para saberes mais sobre os livros que vão sair à venda lê aqui.
Esperemos que um terceiro trailer faça parte destas importantes festividades.