Vinte títulos. Desde livros a bandas desenhadas. Tudo para ler antes da estreia do Episódio VII.
O Universo Expandido teve o mesmo destino da Estrela da Morte quando a Disney anunciou o ano passado que iria desconsiderar todas essas histórias na continuidade do canon. Digam adeus a Mara Jade, o casamento de Han e Leia, e muitos outros personagens e eventos que foram introduzidos ao longo de 40 anos.
Mas não desanimem! A galáxia não ficará por explorar e um novo Universo Expandido dentro do canon vai começar a tomar forma. A Disney negociou parcerias com várias editoras (Del Ray, DK, Marvel Comics, etc) e autores (Greg Rucka, Cecil Castellucci, Jason Fry, etc) para criar o movimento Journey to Star Wars: The Force Awakens. O movimento terá 20 títulos, divididos entre livros, bandas desenhadas, livros de autocolantes, etc, e será direccionado para o público infantil, jovem e adulto. Algumas publicações irão apresentar novas histórias, e outras irão recontar toda a saga desde o principio sob pontos de vista diferentes.
O mais interessante é a construção do novo Universo Expandido. Vamos ter livros sobre Han Solo, Leia e Luke Skywalker, e bandas desenhadas que contarão o que aconteceu nos 30 anos que separam o Episódio VI do Episódio VII. Algumas dessas publicações já tiveram os seu títulos divulgados, bem como as sinopses.
Lost Stars, escrito por Claudia Gray.
Este emocionante romance dá aos leitores uma visão ampla sobre os momentos mais importantes do universo Star Wars, desde a ascensão dos Rebeldes à queda do Império. Os leitores vão viver estes grandes momentos sob a perspectiva de dois amigos de infância – Ciena Ree e Thane Kryell – que cresceram para se tornarem uma oficial Imperial e um piloto Rebelde. Agora em lados opostos da guerra, será que estes dois amaldiçoados amantes se irão reencontrar, ou o dever os irá, e à galáxia, separar.
The Weapon of a Jedi: A Luke Skywalker Adventure: Luke Skywalker, escrito por Jason Fry.
Luke Skywalker regressa para uma nova aventura neste emocionante romance. Situado ente Star Wars: Uma Nova Esperança e Star Wars: O Império Contra-Ataca, a história segue Luke Skywalker, C-3PO e R2-D2 que estão encalhados num misterioso planeta, e explora o primeiro duelo de sabre de luz de Luke.
Smuggler’s Run: A Han Solo Adventure, escrito por Greg Rucka.
Han Solo e o Wookiee Chewbacca juntam-se para uma nova aventura neste emocionante romance. Situado ente Star Wars: Uma Nova Esperança e Star Wars: O Império Contra-Ataca, a história segue o par contrabandista, favorito dos fãs, enquanto viajam na Millennium Falcon numa missão Rebelde super secreta.
Moving Target: A Princess Leia Adventure, escrito por Cecil Castellucci.
A princesa Leia regressa para uma nova aventura neste emocionante romance. Situado ente Star Wars: O Império Contra-Ataca e Star Wars: O Regresso de Jedi, a história segue a princesa guerreira enquanto lidera um grupo desorganizado de Rebeldes numa missão perigosa contra o maligno Império Galáctico.
Journey to the Force Awakens: Shattered Empire
Esta banda desenhada da Marvel Comics vai contar o que aconteceu nos 30 anos que separam o Episódio VI do Episódio VII.
Aftermath, escrito por Chuck Wendig.
A segunda Estrela da Morte foi destruída. Rumores dizem que o Imperador e o seu protegido, Darth Vader, estão mortos. Um novo governo está a ser formado para substituir o Império. Mas a galáxia é grande, e as consequências deste cataclismo vão afectar diferentes mundos, de diferentes maneiras. Todos aceitaram a queda do Império? Alguém já ouviu as revolucionárias notícias? O que irá preencher o vazio deixado pelo Império? E quem os irá deter?
(As sinopses foram traduzidos pelo Cubo Geek)
Para além das sinopses das obras acima, sabemos os títulos de outras obras tais como Absolutely Everything You Need to Know, Journey to the Force Awakens: C-3PO (Marvel Comics) e Ships of the Galaxy.
Sendo este Universo Expandido canon, haverá uma maior interligação com os filmes e séries. Isso dá uma maior coesão a todo o universo Star Wars. Por outro lado estas obras merecem o nosso investimento porque sabemos que é algo oficial. No fundo o Universo Expandido que conhecíamos até agora era fan-fiction. Ninguém glorifica fan-fictions (apesar de algumas serem muito boas, como as escritas por Timothy Zahn).
Pensando bem, todo este universo voltou a ser território por explorar. Imaginem todos os personagens e eventos que podem ser criados e depois cruzados entre plataformas. É algo que nunca tivemos até hoje. O canon nunca se cruzou com o Universo Expandido. Pegando no livro Lost Stars, vão-nos ser apresentadas as personagens Ciena Ree e Thane Kryell. Quem sabe se não vão aparecer em Star Wars: Rogue One ou em Star Wars Rebels. As possibilidades são infinitas. Temos de considerar a riqueza e profundidade que Star Wars vai alcançar com este Universo Expandido canon. Será que finalmente vamos saber o ponto vista do Greedo? (nah, provavelmente não)
As obras de Journey to Star Wars: The Force Awakens começam a ser publicadas no Outono, para que quando chegar o dia 17 de Dezembro toda gente esteja preparada para a estreia de Star Wars: The Force Awakens.
Pingback: Force Friday: O Despertar do merchandizing! | Cubo Geek()