“Predators Far and Near”
Fico sempre maravilhado com a escrita deliciosa desta série. É tudo construído de forma subliminar, nas pequenas palavras, gestos, olhares. Este episódio não foi excepção, apesar de não ter gostado da grande revelação no final.
A cena de abertura foi brutal. Lily e Dorian pareciam que tinham encarnado o Bourne, tal eram os seus movimentos perfeitos. Foi muito boa essa cena. Não percebi bem o que Lily tem reservado para a rapariga que salvaram. Será que ela a quer transformar numa imortal? Mas como? No entanto deu para ter bons relances dos objectivos da dupla Lily e Dorian. Estou ansioso para o que aí vem.
Quando Victor e Lily se encontraram deu para ver que os dois estão em posições completamente diferentes. Lily está amadurecida, forte de si mesma. Victor é um coitado que que não sabe onde cair morto, que está a sofrer de forma infantil a perda do seu grande amor. É triste ver que a criação suplantou a todos os níveis o criador. É triste…
Entretanto Dr. Henry mostra o seu laboratório ao Victor. Gostei de onde está localizado, Um manicómio dá sempre boas possibilidades e foi curioso ver que os funcionários do manicómio não respeitam minimamente o Dr Henry. A discriminação acontece mesmo em todos os lugares, até me admira que ele tenha chegado tão longe, a ser discriminado desta maneira. Mas o melhor chegou depois. Bem, melhor seria se o Dr. Henry se tivesse transformado mas a experiência que fez com o prisioneiro foi bastante reveladora. A sua “cura” não é para acordar a besta mas sim para a suprimir. Isso demonstra que o verdadeiro Dr. Henry está adormecido e que só se solta se ele se esquecer de tomar a sua dose diária. É um bom twist à história clássica do Dr Jekyll e Mr. Hyde, em que o Dr. tomava a poção para acordar o Mr. Hyde e não para o adormecer. Mal posso esperar para ver o Mr. Hyde.
Estou bastante curioso para desvendar o passado do Ethan. Kaetenay fala como se o Ethan tivesse feito algo terrível, e de certo deve ter feito, mas quando os dois se encontram espiritualmente (?) as coisas não correm como eu estava à espera. Ethan não pode ver o Kaetenay à frente. O que terá acontecido? Ethan é bastante conhecido, como demonstra a conversa que teve com a mulher índia. A sua transformação vem dos indígenas, penso que isso seja óbvio, mas há algo bombástico escondido aí. Algo terrível e Kaetenay está mais que envolvido. E ainda não sei qual é o objectivo da Hecate. É sinistro que consiga controlar o Ethan quando está transformado. Ah e não posso deixar de mencionar o brutal que foi a cena do Ethan transformado!!! Muito, muito bom.
Ives, Miss Ives. Foi lindo (de uma forma um pouco macabra) ver a Dr. Seward a não conseguir segurar as suas emoções depois de ouvir a história da Vanessa. O seu percurso foi, e é, verdadeiramente trágico. O facto de conseguir afectar uma pessoa bastante fria como é a Dr. Seward é sinal da densidade dramática que envolve a Vanessa Ives. Mas estou esperançado de que a Dr. Seward irá ser a âncora que irá segurar a Vanessa à realidade. E a ira libertar um pouco do seu lado mais negro.
Estava a adorar a relação entre a Vanessa e o Dr. Alexander Sweet. Não sou ingénuo. Nada de bom acontece com a Vanessa (com muita pena minha) mas não estava mesmo nada à espera disto. Ele era demasiado bom para ser verdade mas não pensei que fosse isto. Durante o espectáculo até pensei que ele fosse o Nemo mas nunca isto. Ele é o Drácula. Epa não, não gostei. Não sei…estou confuso. Mas assim no primeiro impacto, não gostei. A voz não encaixa com ele. Estava à espera de uma verdadeira criatura. Uma criatura que mostrasse o que o Mestre da série The Strain podia ter sido. Mas nunca isto…
Veremos como se irão desenrolar as coisas.