Parece que a Square Enix decidiu abrir uma vez mais o livro das aventuras em Ivalice!
O remaster HD de Final Fantasy XII vai chegar, em exclusivo para a PS4, já no próximo ano.
Diferente dos episódios anteriores, Final Fantasy XII optou por ter um mundo um pouco mais “aberto” esquecendo os cenários fechados aos quais estávamos habituados com os títulos anteriores. Para quem não se recorda, este jogo foi criado inspirando-se em Final Fantasy XI Online, de facto o objectivo dos produtores era fazer um jogo offline cujos sistemas seriam similares ao seu antecessor.
A versão HD de Final Fantasy XII será a do International Zodiac Job System, conhecido por muitos como Final Fantasy XII: IZJS, que apresenta novos quadros de licença (desenhados um pouco através do sistema de “job” conhecido do Final Fantasy III, V, X-2 e XI), em que, basicamente, o jogador escolhe que quadro utilizar para cada personagem e a forma como este evolui, algo que vai quebrar um pouco a liberdade encontrada na primeira versão, assim como aumentar a dificuldade do jogo. Os “Quadros de Licença” levam-nos a comprar licenças que permitem o personagem equipar novas armas/armaduras ou utilizar novas magias. Neste jogo não nos basta subir de nível, comprar equipamentos, magias ou outros para os poder equipar/utilizar, é preciso ter uma licença!
Outra grande diferença nesta versão é que já será possível controlar os jogadores “Convidados” e os “Espers” em batalha, dando-nos o poder de lhes dar “ordens”, algo que era impossível na primeira versão. Para além desta mudança, vêm algumas modificações no sistema de magia (isto se a Square Enix se manter fiel à versão IZJS) que elimina as magias que atingem apenas uma pessoa, fazendo com que todas estas passem a ter uma “área de efeito”, algo que acabou por ser um pouco incomodativo, isto se o teu objectivo era apenas atingir um dos monstros do grupo.
Ainda não há confirmação da data exacta do lançamento de Final Fantasy XII the Zodiac Age, nem se sairá ao mesmo tempo que no Japão, onde foi anunciado através do site oficial. Apenas ficamos contentes por saber que a versão remasterizada de Final Fantasy XII está a ser desenvolvida e que se mantiveram fieis à arte da versão da PS2, algo que aprenderam após fazerem demasiado “face lifting” a Tidus e Yuna para o Final Fantasy X HD, o que acabou por ser criticado por muitos fãs.
Lê mais sobre Final Fantasy.