Um dos melhores – e ao mesmo tempo mais nojentos – momentos de Star Wars: Episódio VI – O Regresso de Jedi foi a revelação que Luke e Leia são na verdade gémeos, filhos de Padmé Amidala e Anakin Skywalker virado Darth Vader, o inimigo mortal do par.
Contudo, o que aconteceu para que 30 anos depois em Star Wars: O Despertar da Força, Leia não seja um Jedi como o irmão mas sim uma General na Resistência?
Ao falar com a IGN, o realizador J.J. Abrams deu uma resposta para explicar porque Leia não seguiu o caminho da Força:
Foi uma grande questão, e uma que falámos bastante, até com Carrie [Fisher]: Se havia outro, porque é que ela não se aproveitou desta força natural com a Força que esta personagem tinha? E uma das respostas era que foi simplesmente uma escolha que ela fez, essa decisão de liderar a Rebelião – em última análise, esta Resistência – e considerar-se a si própria uma general, em vez de Jedi, foi simplesmente uma escolha que ela tomou. Não que haja qualquer arrependimento do que podia ter feito e não fez, mas claramente vimos, e vemos outra vez, que ela é forte com a Força, e é algo que é uma peça intrínseca da sua personagem.
Faz perfeito sentido – Leia várias vezes ao longo da Trilogia Original provou ser nada mais do que pragmática, e mesmo que ela quisesse treinar para se tornar numa Jedi, as necessidades da Rebelião/Resistência seriam certamente mais importantes para si do que os seus próprios desejos.
Star Wars: O Despertar da Força chega já às salas Portugueses dia 17 de Dezembro.
Lê mais sobre Star Wars.