Tales of Zestiria apresenta, até a data, o mais complexo sistema de habilidades desta série. O jogo não explica praticamente nada sobre o assunto, e nós temos de descobrir como tudo funciona. Foram precisas horas de estudo e experimentação para saber como tudo encaixa. Por isso, meus queridos alunos, hoje a lição será sobre as Fusões e Skills em Tales of Zestiria!
Cada personagem pode equipar até cinco tipos de equipamento diferentes: uma arma (no caso da Rose temos duas), proteção para a cabeça, protecção para o tronco, anéis mágicos e calçado. Cada equipamento tem quatro slots e em cada uma dessas slots podemos equipar uma das cinquenta skills, através da técnica da fusão. É um elemento neste jogo bastante complexo, e para o dominarmos é necessário ter um plano previamente já estabelecido, e muito bem pensado, porque um passo em falso e já não podemos voltar atrás.
Podemos fundir o nosso equipamento de duas maneiras: através de uma loja, ou pelo menu talents de personagens como a Lailah ou a Edna.
Primeiro vamos referir as regras básicas quando fundimos equipamento. Obviamente precisamos de Gald (dinheiro próprio do jogo). Só podem ser fundidos equipamentos iguais e da mesma classe, por exemplo, o Natural Waistcoat, só pode ser fundido com outro Natural Waistcoat, visto ser da mesma classe e são ambos protecções para o tronco. Ao fundir, as slots vazias de um equipamento ficam preenchidas com as skills presentes no outro equipamento que fundimos. Por exemplo, se um dos Natural Waitscoats tem a segunda slot vazia, e no outro temos a skill Wresst, essa segunda slot fica imediatamente preenchida com essa habilidade. Ao fundirmos equipamento o seu poder aumenta, ou seja, se o Natural Waistcoat tem 40 pontos de defesa, ao fundirmos com outro ficamos com, um supor, 45 pontos de defesa. Para finalizar as regras base, cada equipamento pode ser fundido até 99 vezes, aumentando o seu poder dramaticamente. Quando fundimos certas skills e entram em contacto umas com as outras, aí é que tudo começa a ficar muito complicado, e exige muita da vossa atenção, se querem tirar total partido deste complexo, mas bem empregue, sistema de progressão de personagens.
Vamos por partes: ao fundirmos os nossos equipamentos, reparem que antes, num deles, temos as seguintes skills: Difens, Mynd e Wresst.
Agora, reparem que ao adicionarmos outro equipamento para a fusão, ocorre este seguinte fenómeno:
Notaram? A skill Difens desapareceu, e no seu lugar temos a skill Reziss, ou seja, Mynd juntado com Difens origina Reziss. Aqui temos ainda duas opções a realizar. Ou fundimos este Natural Waitscoat, ou vamos fazer uns combates. Isto porque a skill Reziss está trancada e temos de combater com esse equipamento colocado numa das nossas personagens para aumentar a sua proficiency e assim desbloqueá-la. Na imagem abaixo, depois de um combate, temos uma mensagem a notificar-nos que a sua proficiency aumentou!
Se decidirmos seguir a outra via e fundir o equipamento, a skill Reziss desaparece porque estava trancada. Quando são fundidos equipamentos com skills trancadas (escritas a azul) estas desaparecem. E é assim que encontramos uma das soluções para apagar ou mudar skills de sítio, mas antes temos de planear mesmo muito bem. O que aconselho é antes de fundirem pensarem muito bem o que realmente querem para as vossas personagens.
Por exemplo, se queremos a skill Deemun na última slot, mas nesse equipamento está a skill Invalada, queremos permanecer com ambas as skills e temos a terceira slot vaga, primeiro temos de encontrar outro equipamento idêntico ao que temos. Depois, descobrir uma combinação deste que tenha as skills Poison e Leglis, para originar a skill Deemun. Também, não permitir que estes interfiram com outras combinações. Finalmente, vamos combater para reunir proficiency suficiente, e só depois, aí sim, podemos podemos fundir o equipamento inicial que queríamos, permanecendo a skill Deemun e Invalada nas terceira e quarta slots. Por alto, estamos conversados a respeito de fusão de equipamento. Vamos agora passar às skills propriamente ditas.
Abaixo podemos ver a tabela de todas as cinquenta skills presentes em Tales of Zestiria. Cada linha horizontal corresponde a um elemento: ataques não elementares (físicos), fogo, terra, água e vento.
Existem várias coisas a ter em conta aqui. A primeira é a chamada G-union, na qual se tivermos skills presentes no nosso equipamento criando uma linha vertical, todos os nossos atributos ganham um bónus de mais vinte pontos, se referirem-se aos battle stats claro.
No entanto, podemos ir ainda mais longe…
Se juntarmos skills correspondentes através do nosso equipamento, de forma a criar uma linha horizontal, criamos uma E-Union, em que não só obtemos 40 pontos para todos os nossos atributos, como desbloqueamos também uma skill exclusiva! Neste caso, aqui foi a Azura, que consiste em refletir 30% de ataques do elemento água.
Repararam naqueles números ao lado das skills? Esses números indicam que podemos emparelhar, e com estes podemos receber bónus de emparelhamento aumentando as nossas capacidades de combate. Um dos mais importantes é o Blasst, no qual se juntarmos 3 skills iguais, podemos obter mais uma barra de BG (Blast Gauge), vital para Armatizations e Mystic artes. No entanto, imaginem esta situação: temos três skills Reziss, mas ao equiparmos outro equipamento com mais 2 Reziss ficamos no total com 5 Reziss. Neste caso, a skill Blasst perde-se, e ficamos com a skill Asterisk, que dá a capacidade de em cada combo, ao atingirmos os dez, vinte ou trinta golpes, desferir o dobro do dano.
Também tenham bem presente isto nas vossas memórias, quando procederem a fundir equipamentos, e estiverem à procura de uma skill especifica. A fórmula para fundir é sempre a mesma. Skill anterior e skill actual origina a próxima skill adjacente na tabela. Por exemplo, Atakk e Mynd transformam-se em Difens; Reziss e Spirri tornam-se em Rangus. Isto em skills respeitantes às três tabelas na vertical, ou seja nos status, combat e HP. Nas restantes skills de SC e BG e em diante, a fórmula muda. Enquanto que nas anteriores três o método era vertical, a partir da quarta linha a fórmula mantém-se igual, mas apenas muda para horizontal. Por exemplo, as skills Fethur e Poison tornam-se em Leglis, e o Poison fundido com Leglis torna-se em Deemun. Sempre assim, até à última tabela, a das forbidden skills. No entanto, temos aqui outra situação: imaginem que temos uma das últimas skills da tabela, a Phoenix, junto com a Atakk, num equipamento, e como estamos no fim, como sabemos que skill vai calhar? Para isso, imaginem a nossa tabela desta maneira:
Phoenix corresponde à skill cinquenta e Atakk à primeira, procedemos desta forma 51 ÷ 2 = 25, vinte cinco corresponde à skill Tesshun. Ou seja, a fórmula é sempre a mesma, somam os dois números e dividem por dois, para obter o resultado, depois consultam esta tabela. Também se misturarem skills da mesma natureza, o resultado é um entre ambos do mesmo elemento.
Se mesmo assim precisarem de uma ajuda extra, podem sempre pedir ao vosso Lord of the Lands, e aos vossos amigos Normins, que encontraram na viagem. Estes fazem com que a probabilidade de uma certa skill presente num equipamento aumente. Por exemplo, ao equipar o Normin Tempescht, faz com que o equipamento encontrado depois das batalhas tenha a skill Tempescht.
Espero que este artigo possa ajudar-vos a tirar mais partido de Tales of Zestiria. Acredito que por ser demasiado complexo tenha afastado alguns jogadores mais veteranos e habituados a um ambiente mais clássico.
No entanto, são sempre livres de press X to win, mas se pensas que vais longe assim em níveis de dificuldade como Hard, Intense e Chaos… Deal with it! Até para a semana.