Desde a sua criação em 1994, a série Warcraft da Blizzard Entertainment tem sido imensamente popular, com cinco videojogos, numerosos livros, jogos de tabuleiros, jogos de cartas, bandas-desenhadas e agora um muito antecipado filme.
Realizado por Duncan Jones (Moon – O Outro Lado da Lua) depois de Sam Raimi ter desistido em 2009 para ir fazer Oz: O Grande e Poderoso, o filme Warcraft não se tem exatamente apressado a chegar aos cinemas.
E até muito recentemente, Jones e a Universal têm mantido Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos em segredo – havia muito pouco para os fãs morderem, apesar de três anos seguidos de visitas de Jones à San Diego Comic Con. Mas na sua mais recente visita à SDCC, em Julho de 2015, finalmente deu aos fãs algumas filmagens para digerir, e estas foram recebidas tanto com deleite como com apreensão.
Mas agora 3 novas imagens foram incluídas no mais recente número da Empire Magazine, e certamente aumentarão a pulsação dos fãs que sentem que têm andado à espera de alguma coisa – qualquer coisa – do colossal projeto. São stills do filme, mostram vislumbres de Anduin Lothar (Travis Fimmel), Durotan (Toby Kebbel) e Orgrim Doomhammer (Robert Kazinsky), e são impressionantes para dizer o mínimo – mostram realmente um mundo cheio de excelentes efeitos visuais e um olho atento aos detalhes.
A personagem de Fimmel é um poderoso guerreiro e a mão direita do líder dos humanos, o Rei Llane Wrynn (Dominic Cooper), Durotan é o líder do clã dos Orcs, e Orgrim é a sua poderosa mão direita, que tem o seu nome retirado da arma que usa – as três personagens são tiradas do lore dos jogos. E como já se sabe pelo trailer da Comic Con, o filme vai mostrar os Orcs a viajarem através de um portal para escapar ao seu mundo moribundo e entram em confronto com os humanos que já existiam do outro lado; com personagens boas e más em ambos os lados do conflito, a situação depressa passa a guerra total.
Sempre que um cineasta pega numa amada série, não interessa se o seu source material é um livro ou filme ou BD ou jogo, tanto o trabalho como as espectativas são enormes – levar o mundo imersivo de um videojogo para o grande ecrã é muito difícil, e os fãs podem ser imensamente apaixonados e imperdoáveis sobre certas mudanças necessárias para dar vida ao projeto. E acima de tudo, nunca se consegue agradar a toda a gente.
Também, mesmo que a Universal ache Warcraft um «filme problemático», isso não significa necessariamente que está destinado a falhar – houve em tempos outro filme problemático da Universal, chamado O Tubarão que passou muito o seu orçamento e calendário, causando bastante dor física e mental ao realizador, elenco, equipa e ao estúdio. Pode ser que Warcraft prove ser uma surpresa agradável, tanto para os fãs como para a Universal.
Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos estreia em Portugal a 9 de Setembro de 2016, três meses depois da sua estreia nos Estados Unidos.
Lê mais sobre a Universal.