O ator de voz Nolan North tem uma exaustiva lista de créditos sob o seu nome, mas talvez o seu papel mais famoso no mundo dos videojogos seja o aventureiro e caçador de tesouros Nathan Drake, na série de jogos Uncharted da Naughty Dog.
Alegando ser um descendente direto de Sir Francis Drake, as aventuras de Nathan levam-no pelo mundo fora, através de túmulos e cidades perdidas, e frequentemente metem-no em perigo mortal.
Os videojogos Uncharted são publicados pela Sony Computer Entertainment, e nos últimos anos o ramo de produção de filmes da Sony, a Sony Pictures, tem tentado igualmente levar o franchise para o grande ecrã – mas como muitos outros projetos de filmes baseados em videojogos, Uncharted está de momento preso em development hell, e North revelou que não acha isso necessariamente uma má coisa.
Falando numa entrevista com a Game News, North explicou que ele não tem qualquer envolvimento no filme Uncharted, apesar de andar a acompanhar os seus altos e baixos.
A minha opinião nisto tudo, do que ouvi dos fãs, é que eles não querem um filme Uncharted, não interessa quem é a estrela. Talvez seja porque já é uma experiencia tão cinematográfica. Não sei se é viável financeiramente para os estúdios fazerem mais este filme, pessoalmente… O mais recente filme, Hitman, não foi recebido muito bem e outros não fizeram muito dinheiro. Alguns fizeram, eu sei que Resident Evil deu-se OK, mas é um género diferente…
Eu acho que o investimento emocional que as pessoas têm com Nathan Drake é tão grande que seria muito difícil para eles aceitarem outra pessoa – até a mim, com a minha cara – como Nathan Drake.
Sem dúvida que North faz um bom argumento sobre a natureza cinematográfica dos jogos Uncharted – essencialmente, cenas rápidas de explosões e perseguições e tiroteios, mas que permitem ao jogador tomar controlo da situação em vez de se encostar para trás e observar passivamente. Não há nada de inovador em fazer um filme Uncharted, visto Steven Spielberg já o ter feito há três décadas atrás, chamado Os Salteadores da Arca Perdida – mas isso não quer dizer que um bom guionista e o realizador certo não poderiam fazer um excelente filme Uncharted, mesmo que fosse terreno já batido, uma vez que o próprio jogo já era bastante inspirado por Tomb Raider e foi um enorme sucesso.
Mas por outro lado, o ponto sobre os fãs do franchise não estarem dispostos a aceitar um ator diferente para Nathan Drake parece um pouco duvidoso, pois se assim fosse não haveria tantas especulações – e discussões também – online sobre quem deveria interpretar a personagem na adaptação – Nathan Fillion com o aspeto que tinha em 2003 parece ser a escolha mais popular. E aliás, como qualquer adaptação em filme – seja de videojogos, bandas-desenhadas ou livros – é necessário agradar a mais do que apenas os fãs mais renhidos para ser bem-sucedida – muitos filmes já falharam por não terem sido acessíveis às audiências em geral.
O sucesso ou falhanço das futuras adaptações cinematográficas de videojogos, como Warcraft ou Assassin’s Creed podem ditar o destino do filme Uncharted, e claro que os fãs que não estão realmente interessados numa versão nova de Nathan Drake podem sempre ser persuadidos pelo trailer certo.
Uncharted 4: A Thief’s End estará disponível exclusivamente para a Playstation 4 em 18 de Março de 2016.
Lê mais sobre Sony.