Existe um velho ditado em Hollywood que apenas és tão bom quanto último sucesso.
No caso do escritor Jonathan Herman, o seu último sucesso foi um massivo e isso significa mais trabalho no horizonte – depois de dar uma reviravolta no Straight Outta Compton da Universal e Legendary Pictures, que foi uma das maiores surpresas do ano, Herman foi convidado para fazer o mesmo para a adaptação anime-para-live-action de Ghost in the Shell. O filme – com Scarlett Johansson no principal papel – vai começar as filmagens na primeira metade de 2016 com uma data de estreia a apontar para 31 de Março de 2017, o que significa que Herman vai ter que se despachar.
O projeto da DreamWorks já anda a ser falado há muitos anos, com muitas pessoas a dizer que não pode ou que não devia ser adaptado. Mas com uma grande estrela como Johansson envolvida, e com o realizador de A Branca de Neve e o Caçador, Rupert Sanders, a bordo, e até uma data de estreia marcada, parecia algo garantido – contudo, a necessidade de arranjar um famoso re-writer como Herman pode ser uma pista que talvez o filme não esteja realmente preparado. Os rascunhos anteriores foram escritos por William Wheeler e Jamie Moss.
Mas se olharem para os sucessos anteriores de Herman, os seus talentos como guionista não parecem ter problemas em atravessar géneros e culturas – além de Ghost in the Shell, ele já deu o seu toque ao remake de Scarface, tal como The Birds. E uma vez que ele não está restrito a estilos, ambientes ou personagens específicos, e que os estúdios confiam-lhe propriedades sagradas, talvez a sua contratação venha realmente a melhorar um guião medíocre e tornar Ghost in the Shell num filme perfeito.
Ghost in the Shell, o filme de 1995 de Mamoru Oshii baseado na manga de Masamune Shirow, é uma das obras seminais do movimento cyberpunk, e juntamente com Akira representam dos primeiros animes a encontrar sucesso fora da Ásia.
Lê mais sobre Ghost in the Shell.