Metal Gear Solid V: The Phantom Pain tem tido imenso sucesso, mas o realizador do jogo, Hideo Kojima, e o estúdio Konami recentemente escaparam-se a um processo por plágio – o criador de Nova Iorque 1997 John Carpenter revelou que os seus colegas o aconselharam a agir contra o franchise.
John Carpenter (Halloween, Eles Vivem, O Nevoeiro) recentemente falou com o Hollywood Reporter sobre o seu bem-sucedido caso de plágio contra o realizador francês Luc Besson (Léon, o Profissional, Lucy, Bairro 13) cujo Lockout – Segurança Máxima copiou o clássico filme de Carpenter, Nova Iorque 1997.
Olha, CanalPlus é a companhia que, comigo, é proprietária de Nova Iorque 1997. Eles vieram até mim e disseram, «Luc Besson copiou-te no Lockout». Ou Lockdown, o que raio seja isso. E eles mandar-me o filme, e sim, ele copiou. É a mesma história. Quer dizer, tu não podes fazer isso, podes? Tens que mudar algumas coisas. Ele vai atrás da filha do presidente? Vá lá. Por isso levei-o aos tribunais Franceses.
O lado de Carpenter ganhou 80,000 dólares no acordo – CanalPlus queria 3 milhões –, 20,000 dos quais foram para o realizador.
Mas o estúdio não queria ficar por aí.
[CanalPlus] queria ir também atrás do videojogo Metal Gear Solid, que também é uma espécie de cópia de Nova Iorque 1997. Mas eu disse-lhes para não fazerem isso. Eu conheço o realizador desses jogos, ele é um bom tipo, ou pelo menos é bom para mim.
O próprio Kojima reconheceu o impacto de Nova Iorque 1997 na série Metal Gear – em 2002, ele compôs um artigo para a Official Playstation 2 Magazine no qual diz que o filme foi «o filme que me influenciou mais na criação do herói Solid Snake de MGS». Snake recebe o seu nome do Snake Plissken de Nova Iorque 1997 – e até usa o nome Pliskin temporariamente em Sons of Liberty – e parece-se com Kyle Reese de O Exterminador Implacável.
Tivesse sido Metal Gear Solid processado, este seria apenas outro escândalo num ano cheio de controvérsias para Kojima e Konami – depois de desacordos com o estúdio, é especulado que Kojima foi libertado da sua proeminente posição na empresa; e os mais recentes rumores indicam que o realizador está com um acordo de Não Competição até Dezembro deste ano.
Metal Gear Solid V está à venda para PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC.
Lê mais sobre Metal Gear Solid.