“Thank You”
Se isto não é uma das melhores séries da actualidade, então não sei o que será. Eu nem tenho palavras para descrever a perfeição deste episódio. Vou tentar…
Depois de termos testemunhado a invasão repentina de Alexandria, vemos agora o que se passou com o outro grupo. Os walkers desviaram-se por causa da buzina do camião. Rick volta atrás para ir buscar uma caravana e guiar os walkers novamente à manada. Glenn e Michonne ficam encarregues de levar o restante grupo de volta a Alexandria. Claro que as coisas não correm como o previsto.
Vamos saltar para o momento mais marcante do episódio. Até da série. Glenn morre e foi a morte mais difícil, sentimental e revoltante de toda a série The Walking Dead. É a primeira personagem da primeira temporada a morrer em muito tempo. As últimas tinham sido na temporada 3. E temos de concordar que o Glenn era uma das personagens mais puras e amadas da série. Senti-me tão desgastado quando ele cai e começa a ser comido, que tive de parar o episódio e tentar acreditar naquilo que estava a ver. Como é possível?!? Não estava nada à espera da sua morte e mesmo agora não acredito. Há teorias pela internet que dizem que ele poderá estar vivo e que as tripas que vimos eram de Nicholas e não de Glenn. Pessoalmente gostava que ele se mantivesse morto. Já chegou esta pancada emocional, não quero que tenha sido uma brincadeira e a seguir levar outra.
Durante todo o episódio pensei que Nicholas ia finalmente redimir-se, e o seu suicídio, apesar de estar dentro do que é a sua personagem, foi inesperado. O mais revoltante foi a confiança cega que Glenn depositou em Nicholas, e que eventualmente o levou à morte. Noutros tempos, Glenn nunca se teria encurralado desta maneira.
Por outro lado, temos uma Michonne em conflito consigo mesma. Toda ela grita revolta contra as decisões de Rick, mas ao mesmo tempo sabe que são decisões necessárias, e em terra de loucos, também nós temos de ser loucos. Rick sabe disso, e Michonne sabe que ele tem razão, mas não sabe lidar com isso. No fim, ao ver que Rick sempre teve razão e que os feridos levam os saudáveis à morte, Michonne conforma-se e começa a aceitar o que tem de ser realmente feito. Não há esperança onde a morte nos pode morder na próxima esquina.
Rick está completamente possuído pela loucura. As suas decisões são acertadas, mas os seus métodos são bastante questionáveis. Se Rick estivesse mais lúcido, Glenn poderia ainda estar vivo. Os restantes Wolves foram mortos por Rick, pelo que podemos considerar essa linha narrativa fechada. Resta agora saber se ele foi mordido na mão, ou se está apenas ferido. Na BD ele perde a mão muito antes de Alexandria. Era bom que víssemos um Rick maneta na série, e esta é uma boa via para ele perder a mão.
Quem tem sido poupado à violência e à morte são Daryl, Sasha e Abraham, mas não nos podemos esquecer que têm uma manada de walkers atrás deles. Tudo pode acontecer. E vai acontecer…
Esta sexta temporada tem sido uma montanha russa de emoções. The Walking Dead já não é uma boa série de zombies. É uma boa série. Ponto.