Em Julho, uma notícia muito curiosa emergiu – dizia-se que, depois da sua vez como Batman em Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça, o ator Ben Affleck iria preparar-se para realizar e coescrever um filme a solo Batman para a Warner Bros.. Muitos fãs esperavam que esta informação fosse confirmada pelo estúdio na Comic Con umas semanas depois, mas a apresentação da WB passou sem uma única menção deste potencial projeto.
Aliás, não se ouviu mais nada sobre este assunto desde esse relato inicial – até agora.
Numa nova entrevista com a Total Film – que também revela a cena de abertura de BvS – Affleck confirma que está a considerar realizar um filme Batman, mas avisa que tudo depende se encontrar uma história que valha a pena contar:
Se eu conseguir fazer com que funcione, yeah. Obviamente que seria como um sonho. O truque é, como em qualquer filme, é ter a certeza que tu – se o vais realizar – consegues fazê-lo bom. Tens que ter a ideia certa e o toque certo… Em geral, é algo que eu estaria interessado. É uma ideia muito excitante.
Charles Roven é o produtor de Batman V Super-Homem, Homem de Aço e a trilogia Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan e fez eco aos comentários de Affleck, acrescentando que o timing também é um problema:
Ele está prestes a começar um filme agora, e ele também tem obrigações para entrar nos filmes da Liga da Justiça. O calendário é um pouco complicado. Claro, o guião tem obviamente que ser digno para ele querer realizá-lo. E assim que isso acontecer, ainda tem que caber no calendário. Nós esperamos poder fazer isto acontecer. Só estamos no princípio da questão.
Esse filme que Affleck está prestes a começar é o drama criminal de época Live by Night, que seria o seu próximo projeto de realização depois de Argo até Em Parte Incerta e Batman V Super-Homem o ter atrasado consideravelmente – a Warner Bros. finalmente deu a luz verde ao filme e uma data de estreia para 2017. E claro, Affleck também tem Liga da Justiça Parte Um e Liga da Justiça Parte Dois, que vão começar as suas filmagens na Primavera do próximo ano, e depois possivelmente – ou provavelmente – uma campanha de prémios para Live by Night no Outono de 2017.
Sem dúvida que tem as mãos cheias de momento.
Quando foi inicialmente reportado que Affleck iria coescrever e realizar um filme Batman, o COO da DC Comics Geoff Johns foi apontado como seu possível colaborador no guião. Pode-se imaginar que Affleck está então a trabalhar com Johns, Zack Snyder, e outros membros da DC na Warner Bros. para conseguirem uma história que valha a pena contar, e julgando pelos seus comentários nesta entrevista para a Total Film, parece ansioso para atacar um filme de super-heróis como realizador – e seria excelente para a WB arranjar um aclamado cineasta para um dos seus filmes a solo e para Affleck, que poderia realizar um projeto muito diferente do que já fez até agora.
Lê mais sobre Batman.