A chamada Renascença Disney foi uma altura impressionante para a divisão Feature Animation da Disney, na qual ressurgiu como um dos melhores estúdios na indústria durante os anos 90. Muitos dos filmes criados durante esse tempo – como A Pequena Sereia, A Bela e o Monstro, e O Rei Leão – não foram apenas aclamados pela crítica, como foram sucessos tremendos nas bilheteiras.
Entre esses filmes memoráveis estava Aladdin, que estreou nos cinemas no Outono de 1992 e fez mais de meio bilião de dólares mundialmente. Há muitas razões para o seu sucesso, como a excelente música escrita por Alan Menken, os belos visuais, e o seu intrigante vilão Jafar – mas, talvez a verdadeira razão para a popularidade do filme ainda hoje se deva à lendária performance de Robin Williams como o épico Génio, com um toque cómico que não atraiu só os mais novos, como toda a família também.
Mas afinal, há mais na presença do Génio em Aladdin do que se pensava.
Os realizadores do filme Ron Clements e John Musker falaram com a E! News em honra do recente lançamento de Aladdin em Blu-ray, e embora tenham desmentindo várias teorias que os fãs formularam ao longo dos anos, eles confirmaram a veracidade de uma em particular – que o vendedor ambulante e o Génio são a mesma pessoa.
Eu vi algo que especulava que o vendedor ambulante no início de Aladdin é o Génio. É verdade!
E Clements também acrescentou que eles tinham planeado para o vendedor revelar a sua verdadeira identidade no fim do filme, mas isso foi cortado pelo caminho:
Era essa intenção, originalmente. Até tínhamos isso no fim do filme, onde ele revelar-se-ia como sendo o Génio, e claro Robin [Williams] fez a voz do vendedor. Mas através de mudanças na história e alguma edição, perdemos a revelação no fim. Por isso, essa é uma lenda urbana que é na realidade verdadeira.
Além de terem a mesma voz em comum, ambas as personagens também são as únicas no filme com apenas quatro dedos.
Claro que teria sido divertido ver o vendedor revelar que era o Génio o tempo todo, e seria compreensível que quisessem incluir a cena só para ter um pouco mais da excelente atuação de Robin Williams – mas a verdade é que o Génio regressar no fim iria contra o final que acabou por ser usado, em que ele é libertado por Aladdin para ir explorar o mundo depois de ter estado preso na lamparina durante mil anos.
Felizmente para os fãs, vão poder presenciar mais Williams como Génio no relançamento de Aladdin para a sua Diamond Edition em Home Video, em diferentes formatos, incluindo Blu-ray e Digital HD. E vem cheio de opções especiais – entre elas estão «Outtakes do Génio» e «Ron & Jon: Tu Nunca Tiveste Um Amigo Como Eu».
Uma oportunidade de ver a icónica performance de Williams já era difícil deixar passar, mas agora vão poder ver o filme e julgar se o Génio é de facto o vendedor ambulante, como os realizadores dizem.
Aladdin já está à venda.
Lê mais sobre Disney.