“XXVII.”
Eu sei que me estou a repetir, mas que episódio maravilhoso! Velas Negras está fantástico. Este episódio foi forte. Nunca pensei que me iria afeiçoar tanto ao Vane, mas ele cresceu imenso como personagem. Faltando apenas um episódio, esta temporada promete acabar em grande.
O diálogo entre Vane e Eleanor demonstrou sem qualquer dúvida, a pessoa que ela é. Ambiciosa, manipulativa, individualista, Eleanor é uma pessoa que só se preocupa com ela própria. Usa e abusa de todos para proveito próprio. Vane sempre esteve na palma da sua mão mas finalmente viu quem Eleanor é na realidade. Ela ouviu o que tinha de ouvir e ficou a saber que o pai era igualzinho a ela. Espero que ela tenha o que mereça. Espero que todos os traidores em Nassau tenham o que merecem.
Vane, apesar de ser capaz de actos de extrema violência, é uma pessoa bastante humana e que se preocupa genuinamente com o próximo, com o bem geral. Fiquei triste e revoltado com a sua morte mas era algo inevitável. Vane tornou-se num mártir, a sua morte vai acordar Nassau e Eleanor, um dia, vai-se arrepender de tudo o que está a fazer. A sua ambição cegou-a mas não conseguiu influenciar Vane. Ele morreu de consciência tranquila, sabendo de todo o mal que fez mas aceitando tudo isso e foi em paz. Ele morreu por Nassau, ele escolheu morrer por Nassau. A luta agora faz-se em seu nome também.
Eleanor fez tudo o que Woodes nunca teria feito. Aproveitando que Woodes está gravemente doente, Eleanor executa o mais rápido possível Vane. Vane era perigoso para as aspirações de Eleanor enquanto estava vivo mas o que ela não pensou, foi o quanto a sua morte iria inspirar Nassau. Ao querer riscar Vane da sua vida o mais rápido possível acabou por condenar os seus objectivos. O povo vai acordar, e será feio. Max tem noção do que a execução publica de Vane significa, mas é impossível dissuadir Eleanor a fazer seja o que for.
Quem manda agora é Eleanor e terá de gerir uma guerra que será feia. Veremos como as coisas correm para o seu lado.
Na ilha dos nativos, Mr. Scott sucumbe aos ferimentos. De realçar a confiança que Flint deposita em Silver. É raro Flint respeitar e confiar assim numa pessoa mas Silver soube cair nas suas boas graças e temos de concordar que merece. O facto de Rackman pedir para comandar a Walrus foi um momento de elevação para a personagem. Flint sabe que está rodeado de gente boa. Finalmente vê isso. E como tinha previsto Barba Negra está de volta.
Eu sei que falei mal no inicio da temporada e realmente ela demorou a arrancar mas agora estou totalmente rendido. Velas Negras acaba por nunca me desiludir. Estou ansioso pelo último episódio.