“Parting Shot”
Em primeiro lugar um shout-out ao Daniel que escreveu a discussão do episódio da semana passada, quando eu não o pude fazer!
Em segundo lugar, Daniel, tiveste azar porque este episódio foi tão melhor do que o que tu tiveste de discutir!
Adoro como este episódio começa imediatamente a meio da acção com a Bobbi e o Hunter a serem interrogados por alguma coisa que ainda não percebemos exactamente o que foi.
Adorei o Hunter a tentar comicamente convencer os russos de que estavam só a apanhar cogumelos, e contrariamente ao que acontece habitualmente com as piadas do Hunter, nesta situação servem perfeitamente para contrastar com a seriedade da situação e dar gravidade ao problema em que eles se encontram.
O que aconteceu, percebemos rapidamente, é que a Bobbi e o Hunter, depois de se terem infiltrado no avião do Gideon Mallick com o seu novo amigo russo para irem investigar o “Santuário para Inumanos” descobrem não-surpreendentemente que aquilo parece mais uma prisão do que um santuário.
Isto faz com que toda a equipa da SHIELD se mobilize, o que é bom porque eu gosto sempre muito de ver a série a regressar à sua zona de conforto natural que é o modo “Missão Impossível”.
Rapidamente descobrem que há outros membros do governo russo envolvidos, e que o Gideon Mallick conseguiu trazer um Inumano para as instalações e que tudo aquilo tresanda a uma conspiração.
Depois de mais um bocado de infiltração, durante a qual voltamos a ver que a Daisy não se esqueceu de como se faz hacking de computadores, vemos um dos discursos mais assustadores que o Gideon Mallick já fez até agora.
O Mallick consegue convencer os membros do governo e das forças militares russas que os Inumanos são uma ameaça à superioridade da espécie humana e que por isso devem tornar-se aliados deles, e que ao mesmo tempo devido aos seus poderes e habilidades, qualquer governo que consiga ter Inumanos do seu lado teria uma grande vantagem estratégica face aos seus oponentes. O Mallick consegue implantar na cabeça dos russos a ideia de uma corrida às armas por Inumanos poderosos, escondida debaixo de uma missão humanitária para os proteger, demonstrando realmente o quão inteligente, manipulador e maléfico ele é.
Esta ideia de que cada país subitamente tem a motivação de adquirir Inumanos para o seu lado porque essa é a única maneira de se defenderem de inimigos que também eles tenham Inumanos é um enorme problema dentro do universo. Transforma os Inumanos numa ameaça ainda maior do que eram antes, faz com que se tornem uma comodidade a ser adquirida. Isto tem imensas implicações para o Universo Marvel, e quando os Sokovia Accords do Captain America: Civil War entrarem em acção, as coisas vão complicar-se ainda mais.
Mas quando descobrem que o Primeiro Ministro Russo está ele próprio a dirigir-se às instalações onde tudo isto se está a passar, e que o Gideon Mallick está sorrateiramente a pisgar-se, o Phil Coulson percebe que o que está realmente a acontecer é um golpe de estado.
Se o Inumano conseguir assassinar o Primeiro Ministro, então todos os outros ministros que estão intimamente aliados a Mallick, e que ele convenceu do seu plano, ficaram a governar o país.
Infelizmente, e para complicar ainda mais as coisas, esse Inumano é ele próprio um General das Forças Russas, e que tem o poder de projectar uma Sombra mortífera, incorpórea e quase impossível de matar, e que vai assassinar o Primeiro Ministro.
A partir daqui a acção começa a desenrolar-se a um ritmo desenfreado. Enquanto o Hunter tenta resgatar o Primeiro Ministro e levá-lo para segurança, temos aquela que é provavelmente uma das melhores sequências de acção de toda a série, com a Bobbi e a Daisy a lutarem contra a Sombra assassina, numa luta brilhantemente filmada e coreografada.
No entanto, rapidamente percebem que essa Sombra é indestrutível e que vai matar o Primeiro Ministro e o Hunter de qualquer maneira.
A Bobbi não pensa duas vezes, avança contra tudo e contra todos para dentro da sala onde estão os ministros russos e mata o General Inumano!!!
E, finalmente, percebemos porque é que a Bobbi e o Hunter estão a ser interrogados.
O problema é enorme.
Dois agentes de uma Agência Secreta Americana que nem é suposto existir assassinam um General Russo em solo Russo. Se a SHIELD sequer assumir que o Bobbi e a Hunter trabalham para eles, então o que eles fizeram é um acto de guerra entre a América e a Rússia.
Se a SHIELD quiser alegar que eles mataram o General para impedir um golpe de estado que iniciaria uma corrida às armas dos Inumanos, o mais certo é a SHIELD ser investigada e descobrir-se que eles JÁ usam Inumanos e que efectivamente JÁ começaram a corrida às armas.
Se negarem qualquer tipo de afiliação à Bobbi e ao Hunter, o mais certo é que estes sejam executados pelo assassinato de um oficial russo.
É um problema tão grande, que até o Presidente Americano Ellis e a INTERPOL intervêm para tentar amenizar as coisas.
No último momento, quando o Phil Coulson monta um plano para que a Bobbi e o Hunter fujam antes de poderem ser condenados, estes surpreendem-no dizendo que querem aceitar a responsabilidade do problema de maneira a proteger a SHIELD.
Isto é algo que faz sentido porque até agora a Bobbi e o Hunter foram sempre as personagens com mais reservas em relação a pertencerem à equipa, a lidarem com Inumanos. Já os tínhamos ouvido a queixarem-se de que estavam sempre a serem postos em risco, e que não se reviam com a aquisição do Creel, que tinha morto os seus amigos. Por várias vezes neste episódio e em anteriores os tínhamos ouvido a falar sobre deixarem a SHIELD e construírem uma vida os dois.
No fim, o Phil Coulson consegue convencer o Presidente Russo da sorte enorme que teve em estes dois apanhadores de cogumelos que ali estavam por acaso terem conseguido impedir o atentado à sua vida, e a deixá-los ir em liberdade. Isso implica, no entanto, que a Bobbi e o Hunter deixam de poder estar afiliados à SHIELD ou sequer ao governo americano seja de que maneira for.
A impressão com que ficamos é que nem a Bobbi nem o Hunter ficam particularmente entristecidos com essa ideia.
O episódio acaba com um momento muito emocional, com cada um dos outros membros da equipa a despedirem-se deles num bar, sem nunca poderem demonstrar abertamente que os conhecem.
Tenho de admitir, nesse momento fiquei com umas alergias chatas que fizeram com que os meus olhos se enchessem de água. Foi complicado.
Isto representa efectivamente uma saída definitiva destas duas personagens da série, mas isso tem duas implicações muito interessantes.
A primeira e mais óbvia é que tendo perdido dois dos seus agentes de campo mais eficazes, agora a equipa vai ter de ser reforçada pelos Inumanos. Secret Warriors aqui vamos nós!
A segunda é que isto significa que vamos ver mais da Bobbi e do Hunter na sua própria série spin-off Marvel’s Most Wanted!
Wooohoo!!
Finalmente, no fim do episódio, somos apresentados à filha do Gideon Mallick (gasp!) que aparentemente sabe quase tudo acerca da HYDRA e do Hive! Será que isto significa que o Gideon Mallick vai morrer e ser substituído pela sua filha que fica aliada do Hive e passa a ser a Madame Hydra?
Os próximos episódios prometem!