O mais recente filme no franchise pode ter sido um falhanço enorme nos Estados Unidos, recebendo terríveis críticas e fazendo pouco dinheiro nos cinemas, mas no resto do mundo, Exterminador: Genisys foi recebido muito melhor pelo público – aliás, aos poucos e poucos, o filme acabou por conseguir entrar no Top Dez do box office mundial de 2015.
Segundo o Box Office Mojo, Exterminador: Genisys conseguiu superar a marca dos 440 milhões de dólares no box office internacional, ultrapassando o Homem-Formiga, Home: A Minha Casa, Kingsman: Serviços Secretos e até Mad Max: Estrada da Fúria. Mas é preciso notar que apenas 89 milhões vieram dos Estados Unidos, a diferença veio do resto mundo – principalmente da China, onde fez 27 milhões apenas no primeiro dia.
Mas com a quantidade filmes que ainda falta estrear – como Spectre, o último filme da Saga Hunger Games, e claro Star Wars: O Despertar da Força – apenas por um milagre é que Exterminador: Genisys será capaz de continuar no Top Dez.
Ainda assim, para um filme que parecia ditar a morte do franchise, acabou por não se portar nada mal – isto só vem mostrar o quão importante e poderoso o mercado internacional se tornou nos últimos anos, principalmente para grandes filmes com títulos reconhecíveis.
Mas o que significa isto para o franchise? Será que vai acontecer uma sequela? Antes de Genisys estrear, falava-se que este seria o início de uma nova trilogia – e o final do filme indica isso mesmo –, e que iriam filmar os dois outros filmes de seguida, lançando-os para os cinemas em 2017 e 2018, já que os direitos regressam para James Cameron em 2019. Mas depois da modesta receção isso parece um pouco ambicioso demais, e assim improvável.
Apenas teremos que esperar para ver o que acontece, mas isto só prova que embora o seu poder para atrair audiências na América pareça ter diminuído, Arnold Schwarzenegger ainda é uma força que mete respeito no resto do mundo.