“Chapter Three: Let ‘Em In”
Quanto mais a série avança, mais detalhes impressionantes são revelados. É certo que estou a cair numa redundância pois o normal numa série é que isso aconteça. No entanto, os detalhes desta série são fascinantes. A história que se desenrola “entre linhas” é complexa, a meu ver, mas dá um soslaio sabor a tudo o resto. Caso contrário, esta história de exorcismos cairia numa monotonia. O que acabaria por desinteressar-nos.
Neste episódio pudemos assistir à ascensão da personagem Marcus no seu todo. O tão carismático exorcista revelou todas as suas capacidades mas também todas as suas fraquezas. A sua fixação pela procura da luz divina levou-o a que fosse excomungado. Porém, as suas técnicas serão utilizadas de forma clandestina, dado que, a igreja apesar de o ter expulsado da sua ordem, deu-lhe uma lista onde pode encontrar pessoas disposta a ajudá-lo. Marcus tornar-se-á um mercenário às ordens de Deus, onde a sua recompensa – ao contrário da habitual nestes casos – será a luz divina.
No caso do padre Tomás, a história retrocede. As suas incertezas estão cada vez mais presentes. Apesar da sua aparente determinação, Tomás, não consegue livrar-se da paixão que tem por Jéssica. Para aumentar a pressão, Jéssica descobre que o marido engana-a e procura em Tomás um abrigo para a sua dor – claramente que esta situação vem fundamentar aquilo que Marcus disse a Tomás quando falaram pela segunda vez: “só estarás preparado para assumir esta luta quando te livrares das incertezas”.
Na minha opinião, creio que Tomás já está a ser manipulado. Os demónios que assombram a cidade de Chicago, já se aperceberam da fraqueza de Tomás. E como tal, o jogo inicia-se. Marcus elucidou Tomás para o facto de os demónios serem capazes de penetrar nas almas dos exorcistas e alimentarem-se das suas fraquezas caso estes não estejam completamente preparados. E a verdade é que a partir desse momento, ocorreram acontecimentos curiosos: Jéssica descobre que o marido a trai e aproxima-se de Tomás; uma mulher poderosa da cidade de Chicago que mantém em casa o marido acamado (estranhamente) dá a Tomás um cheque de 100 mil dólares para este investir em algo que traga um novo brilho aos habitantes da cidade. Tudo isto são ingredientes especulativos.