“The Original”
Lembras-te da premissa deixada pelo filme No Limite do Amanhã?
Live, Die, Repeat.
Estreou hoje às 2h da manhã em Portugal no canal TVCine & Séries, a nova série da HBO que promete ser a sucessora de A Guerra dos Tronos: Westworld.
Westworld vive um bocado à base do conjunto de 3 palavras referentes ao filme que mencionei acima, mas porquê? Eu explico-te. Westworld propriamente dito é nada mais, nada menos do que um parque temático que simula o velho oeste. Visitantes pagam (Newcomers), pelo que é dito na série não me parece uma aventura barata, e interagem então com robôs que se parecem com pessoas normais (Hosts), programados para agir consoante a acção que se desenrola perante eles. Caso um destes robôs humanos morra, no dia seguinte estará de volta ao activo para seguir a sua narrativa diária.
Dentro de Westworld temos então estes dois grupos constituídos por pessoas reais e por andróides sintéticos. E este episódio começa precisamente com alguns dos Hosts a revelarem alguns comportamentos disfuncionais, o que faz com que Bernard “Bernie” Lowe (Jeffrey Wright), o principal programador de Westworld, comunique este problema ao director Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins).
Depois de uma chacina sangrenta por parte de um dos Hosts, uma investigação mais profunda começa para determinar aquilo que poderá estar a causar estes erros, sendo todos os updated Hosts retirados de Westworld.
Neste mundo fictício percebemos já que se desenrolará uma história de amor entre Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) e Teddy Flood (James Marsden). Dolores apresenta também um comportamento pouco comum para aquela que é a andróide mais velha de Westworld. Outros personagens importantes mas cuja história ainda não está bem definida são o Gunslinger (Ed Harris), que é um Newcomer que parece viver em Westworld há bastante tempo e Hector Escaton (Rodrigo Santoro), um homem procurado cujo objectivo principal é a sua sobrevivência.
Westworld conta assim com um elenco de luxo mas não se fica por aí pois a sua produção está ao encargo de nomes como Jonathan Nolan, Lisa Joy e J.J. Abrams, enquanto o seu realizador é Michael Crichton, autor do filme de 1973 com o mesmo nome e no qual a série é baseada. A banda sonora está entregue a Ramin Djawadi, conhecido também por ter composto a banda sonora original de A Guerra dos Tronos.
Depois deste magnífico início, espero grandes coisas desta série. Quero realmente perceber o significado de tudo por trás de Westworld e quero também ver qual será o rumo da vida destes humanóides e se serão ou não capazes de desenvolver uma consciência própria fora da programação que lhes foi embutida.