Boas notícias! Após alguns conflitos de interesses entre a Sony e a Bethesda, como tínhamos anunciado anteriormente, as duas empresas finalmente conseguiram chegar a um consenso relativamente ao uso de modificações, mais conhecidas pelo diminutivo mods, nas versões de PlayStation 4 de Elder Scrolls V: Skyrim e Fallout 4.
O suporte para modificações chegará primeiro a Skyrim, disponível logo na data de lançamento da Special Edition na consola mais recente da publicadora japonesa, no dia 28 já deste mês. Estas alterações podem ser criadas usando o software que já estava disponível pelo estúdio criador do jogo, o famoso Creation Kit. No entanto, ao contrario do que podemos fazer na versão para o computador pessoal, não será possível fazer o envio de novos recursos, sendo apenas permitido usar os que estão disponíveis no jogo original.
Num mundo perfeito, no que se trata de software de terceiros, todas as versões do mesmo jogo deveriam ter as mesmas funcionalidades. E da forma em que se deu o desenrolar dos acontecimentos, é fácil de suspeitar que esta falha terá sido um requisito dado pela Sony, que por motivos empresariais e de segurança, não deve querer dar demasiada liberdade ao consumidor comum. Mas se olharmos para o ecossistema do PC, podemos ver que existe muita criatividade e originalidade usando apenas aquilo que já existe, as coisas não parecem assim tão mal quanto parecem!
E mais, a Bethesda também revelou que a Special Edition terá a hipótese de jogarmos na resolução 4K de forma nativa na nova PlayStation Pro. O norte de Tamriel nunca esteve tão bel (bem, pelo menos nas consolas…). A empresa não entrou em detalhe no que iria acontecer em pormenor a Fallout 4 ou o que isto influencia nas versões a serem lançadas nas plataformas da Microsoft, por exemplo, na Scorpio. Mas nós por aqui vamos tentar manter o olho em cima do acontecimento e informar-te de algo novo que possa surgir.