Há más notícias para quem estava desejoso de usar modificações feitas por outros jogadores, mais conhecidas pelo termo mods, nas versões da Playstation 4 de Fallout 4 e The Elder Scrolls: Skyrim Special Edition, como tinham sido anunciadas na ultima E3.
Segundo a Bethesda, a editora que publica este dois títulos, a Sony, não permite modificações feitas pelo consumidor comum com a liberdade total que são conhecidas no seu uso no PC.
Já sendo uma tradição antiga no uso do computador pessoal, de há cerca de duas décadas atrás, existe todo o tipo de conteúdo extra criado pelos fãs do jogo. Modificações mais leves como pequenas correcções no código e na progressão da aventura ou menus mais avançados que permitem mais liberdade em gerir o jogo. Outras mais avançadas, como novas personagens e aventuras para usufruir em combinação ao conteúdo existente. Ou mesmo mudanças mais extremas como a inclusão de personagens infantis de outras obras ou referências a piadas obscuras dos cantos mais estranhos da Internet.
É, de facto, uma decisão despontante tanto para a Bethesda, que queria justificar o relançamento da antiga entrada de Elder Scrolls nas plataformas mais recentes, como para os jogadores das plataformas da grande empresa de produtos electrónicos japonesa que queriam o mesmo tipo de liberdade dos outros concorrentes, já que este tipo de funcionalidade também foi anunciada para as versões da consola da Microsoft.
Agora só podemos esperar que a editora consiga reverter esta decisão num futuro próximo.
Fallout 4 está já disponível para PC, Xbox One e PS4, A versão melhorada de Skyrim sairá no fim de Outubro de 2016 para as mesmas plataformas.