É oficial, a Konami continuará a série Metal Gear sem Kojima. Metal Gear Survive é chamado para o papel principal. Há dois cenários possíveis: a saída de Kojima dá liberdade à Konami de levar o jogo para onde sempre quis, fazendo um “sucesso tremendo”, ou… O jogo “passa ao lado”, e enterra-se uma das maiores franquias de videojogos de sempre. Será este o cantar do cisne perfeito, ou uma despedida negra?
O que se pôde ver até agora é que Metal Gear Survive será uma continuação de Metal Gear Solid V : Ground Zeroes. O trailer sugere a destruição do mundo de Ground Zeroes, o que levará os nossos heróis para uma outra dimensão onde enfrentarão hordas de zombies. O jogo aponta para um estilo multiplayer. Jogada inteligente, partilhar uma experiência de zombie slaying tem-se afirmado como um fan favorite no mundo dos shooters, (o modo zombie de COD – Call of Duty é sem dúvida um dos elementos que mete a franquia a mexer), podendo estar aqui o suporte e a sustentabilidade para o jogo “Sobreviver”.
Será este o cantar do cisne perfeito, ou uma despedida negra?
Em termos de jogabilidade tudo são especulações, mas o que o trailer permite constatar é a ideia de que podemos criar o nosso próprio personagem e modifica-lo. Vemos sempre grupos de quatro personagens no anúncio, cada uma com a sua arma. Desde lanças, arco e flecha, a caçadeiras. Estarão presentes classes? Tudo aponta para isso. O anúncio encerra com a sensação de que algo se aproxima, temendo que a base seja atacada por Metal Gear’s.
Bem, o que é certo é que vem ai algo novo.
Metal Gear Survive será montado em Fox Engine, que pertence à Konami, porém Hideo Kojima é o seu “pai”. O mestre do Game Design está fora, e não se sabe do envolvimento de mais alguém que outrora esteve presente na construção de Metal Gear. O engine não muda, o publicador também não… fará a mente de Kojima a diferença?