Grande parte de nós crescemos com os Pokémons nos ecrãs das nossas casas, tempo depois estes pequenos monstros passaram para os nossos bolsos graças ao Game Boy – o sucesso foi tão grande que também foram parar ao grande ecrã… Hoje, é dia de apanhar-mos Pokémons na rua graças ao nosso smartphone! A “pokémania” está de volta e tem-se tornado uma febre, uma febre tão quente que os servidores não aguentaram com a procura do serviço.
Poucos dias após o lançamento de Pokémon Go, os servidores do jogo têm tido alguns problemas em aguentar tantos jogadores, fazendo com que a Nintendo tenha adiado o seu lançamento global. Embora o jogo não esteja ainda disponível para todos os países, muitos foram os utilizadores que obtiveram o jogo de uma forma nem tanto ortodoxa… A cada dia que passa surgem fotos de novas conquistas e de Pokémons avistados nos sítios mais estranhos possíveis – desde em casas de banho, no metro, funerárias, salas de parto, no meio do ginásio (sim, apanhei um Pidgey numa passadeira) – os sítios são tantos que o divertimento não acaba!
Para quem não conhece, Pokémon Go é um género de jogo “social” que permite ao jogador apanhar Pokémons, lutar contra jogadores e conquistar ginásios – isto tudo através da “realidade aumentada”. O jogo faz com que a pessoa saia de casa e ande pela rua de modo a poder visitar certos pontos chamados pokéstops onde pode apanhar pokébolas, poções, ovos, entre outros. Embora ainda esteja numa fase inicial, o jogo tem funcionando bastante bem, porém poderia utilizar um pouco mais de acção. Achei uma pena não poder lutar contra Pokémon selvagens de modo a subir de nível e evoluir, mais pena ainda ao ver que para evoluir um Pokémon temos que lhe dar objectos (o que achei completamente ilógicos), porém o jogo é viciante e já deixou algumas marcas no mundo. Estudos da Google indicam que o jogo já foi mais descarregado que o Tinder (uma aplicação de encontro utilizada pelos jovens) e que tem sido mais utilizado que aplicações como o Whatsapp, Messenger, twitter, Snapchat, e Instagram.
Vamos socializar menos e apanhar mais Pokémons!
O facto do jogador ter que “fixar” o ecrã do seu smartphone para jogar já causou alguns problemas. Desde acidentes em auto-estradas, porque o jogador decidiu apanhar um Pokémon por lá, a um bando de pessoas a invadir uma esquadra de polícia para apanhar um Charmander – o jogo é viciante e ao mesmo tempo perigoso. Já apareceram relatos de pessoas a aproveitarem-se do jogo para assaltar jogadores na rua e de outras que sofreram acidentes por não prestarem atenção enquanto corriam atrás do seu próximo Pokémon.
Pokémon Go está atualmente disponível desde o passado dia 6 de Julho para Android e iOS em alguns países como: Austrália, Nova Zelândia, Japão e Estados Unidos. Ainda não se tem uma data exacta de quando será lançado para os outros países tendo em conta que foi adiado devido ao problema dos servidores.