Um filme baseado em Metro 2033 – que tem estado em desenvolvimento desde 2012 – ainda está vivo e vai agora seguir em frente.
Segundo a Variety, o veterano produtor de Hollywood Michael De Luca – cujos créditos incluem filmes como Cinquenta Sombras de Grey e Moneyball – Jogada de Risco – juntou-se ao projeto, juntando-se com Stephen L’Heureux (Sin City: Mulher Fatal) e o próprio autor de Metro 2033 Dmitry Glukhovsky para fazerem um filme baseado no livro de ficção-científica, que deu origem a um franchise com dezenas livros e dois videojogos de grande sucesso.
Metro 2033 conta a história de um jovem chamado Artyom que nasceu antes da Terceira Guerra Mundial, e sobreviveu ao viver no sistema de metro de Moscovo, o maior abrigo nuclear do mundo. Neste labirinto subterrâneo, ele e outros sobreviventes tentam construir uma nova civilização e cultura, imitando o mundo que já desapareceu, antes de encontrarem os “Dark Ones”.
Mas claro, a verdadeira estrela do espetáculo são os túneis pós-apocalípticos do sistema de metro de Moscovo, onde os restos finais da humanidade tentam viver – é um setting único e sombrio que fez um par de jogos excelentes e certamente funcionará assim tão bem no grande ecrã também.
Dmitry Glukhovsky disse sobre a notícia:
O meu livro e eu temos estado à espera para isto acontecer nos últimos 10 anos. Anteriormente eu tenho estado extremamente cuidadoso em entregar o meu ‘bebé’ aos produtores de Hollywood para adaptarem em filme, mas agora acho que aterrou nas mãos certas. De Luca e L’Heureux têm uma grande visão para este projeto, e eu sinto que é uma honra trabalhar com eles.
A reportagem da Variety não menciona nenhuns escritores para o filme – em 2012, foi reportado que o novato F. Scott Frazier, que agora está a trabalhar em xXx: The Return of Xander Cage, estava a escrever o guião, mas não é claro se continua envolvido com o projeto tantos anos depois. Na altura, também foi dito que o produtor Mark Johnson de O Diário da Nossa Paixão, Encontro de Irmãos, e Crónicas de Nárnia iria produzir com Gran Via Productions para a MGM Pictures, apesar de, novamente, não se saber se estes arranjos ainda estão em pé.
Um realizador para o filme ainda não foi mencionado, nem qualquer elenco, ou data de estreia.