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A primeira temporada de Stranger Things é pouco menos que perfeita. Recria com uma precisão impressionante o tom de filmes de aventura, terror e ficção científica dos anos ’80. A narrativa passa-se em 1983 e conta a história de um grupo de crianças que tropeça num mistério aterrorizador envolvendo uma conspiração do governo, uma dimensão paralela habitada por um monstro que come crianças, e uma rapariga com um 11 tatuado que tem habilidades especiais. A primeira temporada tem arcos narrativos que ficam concluídos de maneira muito satisfatória e deixa propositadamente algumas perguntas em aberto que criam mistério e estimulam a imaginação. Não era preciso mais nada.

Há toda uma discussão acerca de deixar coisas boas existirem por si só. Eu sou uma daquelas pessoas que acha que Blade Runner é intocável e que não deviam fazer sequelas. Obviamente que a temporada original vai existir para sempre como está, mas inevitavelmente uma expansão ou exploração das personagens e eventos cria uma nova perspectiva dos mesmos e muda a maneira como os vemos e sentimos. Isso pode reduzir o apreço ou apego que temos ao material original Por outro lado, queremos mais de uma coisa boa, e eu quero mais de Stranger Things.

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Para alegria de todos os fãs (e preocupação ansiosa de muitos) foi anunciado recentemente que Stranger Things vai ter de facto uma segunda temporada.

Ora então, o que é que sabemos acerca desta segunda temporada?

  • Ross e Matt Duffer continuam a liderar o projecto como escritores e realizadores (duh);
  • Os produtores e vários dos escritores da primeira temporada também vão participar;
  • A segunda temporada passa-se um ano depois da primeira, no Outono de 1984;
  • Vai manter o mesmo tom, estética, ritmo e foco nas personagens;
  • Vai inspirar-se em sequelas de aventura dos anos ’80, como aquelas realizadas por George Lucas e James Cameron, Indiana Jones e o Templo Perdido, O Império Contra-AtacaAliens: o Reencontro Final, e O Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento;
  • A equipa de casting anda à procura de actores para interpretarem três personagens novas:
    • Uma rapariga chamada Max, forte e confiante, de 12-14 anos, que anda de skate;
    • O seu irmão mais velho, Billy, musculado e hiper-confiante, que conduz um Camaro;
    • Uma personagem de 30 e poucos anos, que sofreu uma grande perda e quer vingança.

Os The Duffer Brothers explicaram também que a segunda temporada vai abordar, pelo menos em parte, a maneira como aquela comunidade lida com os eventos da primeira temporada (#WhatAboutBarb) e as repercussões dos mesmos, mas que sobretudo funciona mais como uma sequela, com novas aventuras, do que uma continuação directa do enredo da primeira.

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Dito isto há várias coisas que são deixadas em aberto e que poderão ser explicadas, ou pelo menos exploradas, na segunda temporada:

  • O que é que aconteceu ao Will no Upside Down? É raptado pelo Demogorgon, mas em vez de ser comido é encontrado preso a uma parede com uma coisa enfiada pela boca dentro; vemo-lo depois a tossir uma coisa que agora está à solta no nosso mundo. O que é que afinal lhe aconteceu, e o que é que ele trouxe consigo?
  • O que é o Upside Down? É parecido ao nosso mundo, mas apodrecido e invadido por substância orgânica, e está sempre escuro? Foi sempre assim? Foi o Demogorgon que causou isso?
  • Qual é o objectivo de Brenner e do Departamento de Energia? O Departamento de Energia é responsável por lidar com energia nuclear, e aparentemente estava a trabalhar num projecto semelhante ao MK Ultra, usando drogas, tortura e técnicas de interrogação questionáveis. Estavam a investigar dimensões alternativas? Porquê? Para quê?
  • A Eleven teve predecessores? Quer dizer, ela tem um número 11 tatuado no braço. Isso significa que é a décima primeira tentativa de uma experiência? O que aconteceu às dez anteriores? Ainda andarão por aí?
  • O Brenner morreu mesmo? No fim do último episódio vemos o Demogorgon a atacar o Brenner, mas a câmara afasta-se no último momento. Se alguma coisa o cinema nos ensinou, é que sem corpo ninguém está realmente morto (e mesmo assim…).
  • Onde é que foi o Hop? Depois de sair do hospital, vemos o Hop a meter-se num carro com dois agentes do Departamento de Energia, e depois reaparecer mais tarde. Obviamente não foi preso, portanto o que é que aconteceu? Fez um acordo com eles? Chantageou-os? Eles chantarearam-no a ele?
  • O que é que aconteceu ao portal? É necessária muita energia para abrir portais entre dimensões, mas nunca o vemos a fechar-se. Continua lá? Será que há mais coisas que podem passar por ele? Que influência poderá ter no nosso mundo?
  • O QUE É QUE ACONTECEU À ELEVEN??? Ela luta contra o Demogorgon, e desaparecem ambos. O Hop está convencido que ela está viva, e deixa-lhe comida numa caixa na floresta(!!!). Ele sabe alguma coisa que nós não sabemos, ou é só culpa? A Eleven está mesmo viva? Onde é que está? Será que está bem? Está em perigo? Eu gosto tanto da Eleven!!!

Os escritores da série estão perfeitamente cientes de que estas coisas ficaram por responder, até porque as deixaram propositademente sem resposta. As dúvidas que temos são ecoadas pelos rapazes no último episódio, quando levantam as suas próprias dúvidas sobre questões sem-resposta na sua campanha de Dungeons and Dragons.

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Uh, não, e quanto ao cavaleiro perdido?
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E a princesa orgulhosa?
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E aquelas flores esquisitas na cave?

Já vamos voltar a estas perguntas que os rapazes fazem.

Os títulos dos episódios da primeira temporada são reminiscentes de títulos de capítulos de uma aventura de Dungeons and Dragons que os rapazes estão a jogar. Vamos descobrindo ao longo da temporada que os títulos de facto estão relacionados com o que acontece em cada episódio.

Felizmente, num gesto de bondade e crueldade inefável, os The Duffer Brothers decidiram dar-nos a lista dos títulos dos episódios da segunda temporada para nos podermos torturar a tentar adivinhar o que podem significar. Esses títulos são:

  • Madmax
  • The Boy Who Came Back To Life – O Rapaz que Ressuscitou
  • The Pumpkin Patch – A Plantação de Abóboras
  • The Palace – O Palácio
  • The Storm – A Tempestade
  • The Pollywog – O Girino
  • The Secret Cabin – A Cabana Secreta
  • The Brain – O Cérebro
  • The Lost Brother – O Irmão Perdido

11. Madmax

Antes de pensares no clássico de ficção-científica distópica Mad Max: as Motos da Morte de 1979 de George Miller, não te esqueças da nova personagem feminina de 12-14 anos que se chama Max! Isto provavelmente significa que o primeiro episódio representa a introdução desta personagem como novo elemento do grupo de rapazes.

Madmax, neste contexto, também pode ser uma pista acerca do tom de aventura e acção que os criadores já disseram que queriam introduzir na segunda temporada. Perseguições alucinantes em carros clássicos? Sim, obrigado!

Vale também a pena referir que o mais recente filme de Miller, Mad Max: Estrada da Fúria, tem uma fortíssima personagem feminina principal, Furiosa, interpretada por Charlize Theron, que tem um penteado muito semelhante ao de Eleven. Isto significará o regresso de Eleven mais badass ou que a personagem Max é badass como a Furiosa de Mad Max? Max-bad-mad-ass!!!

10. The Boy Who Came Back To Life – O Rapaz que Ressuscitou

Muito obviamente este título refere-se ao Will, que toda a gente julgava morto e que no fim é resgatado do Upside Down. Nas cenas de epílogo do último episódio vê-se inclusivamente na esquadra da polícia um recorte de jornal exactamente com este cabeçalho. Para mim é curioso notar que este título, desta maneira, é tão evocativo que funciona tanto como notícia de jornal como de título de capítulo de uma aventura DnD, sendo ambos tonalmente semelhantes.

Mas porquê focar todo um episódio no Will? No fim do primeiro episódio vemo-lo a tossir e a cuspir uma larva nojenta e ominosa. A série provavelmente vai mostrar exactamente de que outras maneiras o Will está diferente ou afectado pelo facto de ter passado uma semana no Upside Down. Serão alterações físicas? Emocionais? O que é que lhe está a acontecer?

9. The Pumpkin Patch – A Plantação de Abóboras

Dado que a segunda temporada ocorre no Outuno, não é difícil imaginar que aconteça durante o Halloween, com todos os seus símbolos habituais dos fantasmas, esqueletos, morcegos e abóboras. Para além dos vários óbvios clássicos de terror teen-slasher dos anos ’70 que acontecem durante o Halloween (Halloween – O Regresso do Mal), há ainda uma possível referência a um Especial de Halloween de Charlie Brown, de 1966.

It’s the Great Pumkpin é um episódio no qual Linus, uma das crianças de 6-8 anos que populam o universo dos Peanuts, criado por Charles Schulz, vai para uma plantação de abóboras, e espera a noite toda que chegue uma figura mítica semelhante ao Pai Natal ou ao Coelhinho da Páscoa, o misterioso Grande Abóbora. É bizarro pensar em Stranger Things a ir buscar inspiração aos Peanuts, mas se pensares no assunto faz todo o sentido.

O mais certo, no entanto, é estar a referir-se aos ovos agrupados que vimos no Upside Down. A verdade é que não sabemos nada acerca do Upside Down, de como o Demogorgon se relaciona com os ovos. Não sabemos se nascem deles, se os põem, ou se os comem, se são sequer da mesma espécie, se são plantas ou animais. Poderemos vir a perceber mais acerca destes ovos/abóboras nesta temporada.

É aqui que entra uma das perguntas feitas pelos miúdos no epílogo, quando estão a fazer perguntas acerca do jogo DnD. O Will pergunta:

And those weird flowers in the cave?

Lembras-te da cena em que o Hop está a entrar numa biblioteca grande e vazia que parece quase uma caverna, e encontra o jardim de ovos plantados no chão. Os tentáculos que agarram o Will e a Barb bem que podiam ser trepadeiras. A boca do Demogorgon abre como uma flor. Será que estes detalhes associados a plantas serão um ponto de enredo? Hum???

8. The Palace – O Palácio

Lembra-te, são frequentemente as crianças da série a lente pela qual o mundo nos é apresentado, e o imaginário destas crianças está populado por imagens de fantasia. Eles estão a jogar Dungeons and Dragons! Por isso é que nos falam de Demogorgons, Cavaleiros, Princesas, Flores Estranhas em Cavernas! No epílogo eles falam-nos da princesa orgulhosa.

And the proud princess?

E se a Princesa Orgulhosa for a irmã mais velha de Will? A Nancy?

A Nancy possui muitas das características estereotipadas da princesa clássica. É gentil, sobre-protegida, ingénua e refinada. Vemos que ela tem um sentido de honra sólido! E a família é rica. Vemos que por vezes a sua auto-determinação afecta as interações que tem com a mãe, com a amiga e com os dois rapazes. Como é que o impacto emocional da morte da Barb a vai fazer mudar ou crescer? Acho que só agora é que vamos ver realmente o desenvolvimento da Nancy.

E então neste contexto de cavaleiros, princesas e monstros, um Palácio também faz parte. Será o Palácio um nome para um sítio físico onde as personagens vão? Ou uma metáfora para outra coisa? Estas coisas tendem a vir todas juntas. Princesas, Palácios… Reis?
Um rei? Alguém com poder? Um Antagonista? O Big Bad? Na temporada anterior era o Brenner. E agora? Vamos ver mais desenvolvimento da personagem do Brenner? As suas motivações? Ou será que o Big Bad desta temporada não é o Brenner? Um Big Bad num Palácio do lado do Upside Down? ISSO seria interessante!

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6. The Storm – A Tempestade

Este título pode significar muita coisa. Pode ser interpretado de muitas maneiras, algumas delas muito bem observadas!

Por vezes para contar uma história é preciso ter as personagens quietas e paradas num lugar, numa situação em que não possam fazer avançar o enredo, para ter uma desculpa para gastar tempo a explorar as personagens. Uma ferramenta narrativa frequente para fazer isto é uma tempestade. Obriga toda a gente a ficar fechada e protegida sem mais nada para fazer a não ser conversarem. Uma tempestade literal com chuva e relâmpagos é também uma metáfora frequente para ecoar o conflito aberto e dramático dessas conversas.

Pontos extra se essa tempestade estiver de alguma forma relacionada com perturbações no Upside Down. Já vimos que uma das maneiras que o Upside Down afectar a nossa dimensão é através da electricidade. Era muito interessante se o enfraquecimento do portal ou da fronteira entre as duas dimensões estivesse a provocar tempestades eléctricas.

5. The Pollywog – O Girino

Polyywog–  /ˈpɒlɪwɒɡ/ – substantivo masculino, língua americana
1- nome informal para girino
2- alcunha dada a marinheiros novatos que atravessam o equador pela primeira vez

Um Pollywog é um nome informal dado a qualquer girino, uma forma juvenil de anfíbio. Será que a lesma que sai de dentro de Will no epílogo é uma espécie de girino? Será que a lesma cresce e muda de forma para se transformar numa coisa diferente? Maior? Pollywog também é um nome que simplesmente soa a monstro de Dungeons and Dragons, ali no capítulo do Bestiário, algures entre Cockatrice, Owlbear e Tarrasque.

Curiosamente, Pollywog também é um nome dado a um marinheiro que nunca atravessou o equador. E aqui o equador é definitivamente o portal entre o Upside Down e a nossa dimensão. Portanto aqui o Pollywog pode estar a referir-se a alguma personagem que atravessa pela primeira vez o portal. Mas de cá para lá? Ou de lá para cá?

4. The Secret Cabin – A Cabana Secreta

Outro título que pode significar imensa coisa. Mas isso nunca nos impediu de especular antes!

Em primeiro lugar A Cabana Secreta pode estar a referir-se a qualquer número de cabanas que já vimos na série, como a cabana no jardim da casa dos Byers, o forte na floresta construído por Will, um dos edifícios no Departamento de Energia. O mais certo é ser uma nova localização introduzida pela primeira vez na segunda temporada.

Não te esqueças que cabanas secretas são um elemento frequente de filmes de terror dos anos ’80 (Evil Dead – A Noite dos Mortos-Vivos), mas o mais certo é a Cabana Secreta ser na realidade mais uma metáfora para uma localização que não é literalmente uma cabana, onde algo está escondido das outras personagens, ou da audiência.

Será que, à semelhança do que dissemos acerca do Palácio, corresponde a uma localização no Upside Down? Eventualmente onde a Eleven anda escondida? Espero mesmo que a Eleven esteja bem…

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2. The Brain – O Cérebro

O Cérebro é outro título muito evocativo que nos remete para várias coisas.

Pode ser uma referência aos poderes mentais exibidos por Eleven. Isso significa que por esta altura na segunda temporada ela já regressou e vamos perceber melhor como funcionam os seus poderes? De que maneira o Dr. Brenner e o Departamento de Energia mexeram com o seu cérebro para lhe dar esses poderes? Será que é uma referência ao cérebro de outra pessoa que possivelmente também ganha poderes? O Will passou muito tempo no Upside Down e anda a cuspir lesmas alienígenas, quem sabe se isso não lhe está a mexer também com a cabeça?

Por outro lado, O Cérebro pode estar a referir-se a uma entidade que comanda ou lidera. Será que é uma referência ao Dr. Brenner, aparente líder e cérebro por detrás da operação secreta do Departamento da Energia responsável por dar super-poderes a meninas adoráveis? Ou será que, à semelhança do penúltimo episódio da primeira temporada, neste penúltimo episódio há uma personagem no grupo das crianças ou adolescentes que toma a liderança e coordena os esforços de todos para resolver o conflito?

Melhor ainda, e uma vez que já falámos da possibilidade de um Big Bad presente do lado do Upside Down, será que o Cérebro se refere a alguma entidade ou estrutura orgânica que esteja no centro de todos os ovos, trepadeias e biomassa viscosa, e que de alguma forma controla o Demogorgon e outros monstros como ele?

1. The Lost Brother – O Irmão Perdido

Quantos irmãos é que há em Stranger Things? Temos os irmãos Will e Jonathan, e temos o irmão mais novo da Nancy, o Mike. Ah, e não te esqueças daquela personagem nova, que é o irmão mais velho da Max, o Billy, que é musculado, confiante e conduz um Camaro.

Se assumirmos perdido no seu sentido literal, pode acontecer que qualquer uma destas personagens desapareça por ter sido raptado pelo Departamento da Energia, pelo Demogorgon, ou por se ter perdido a explorar o Upside Down.

Se entendermos perdido no sentido figurativo, então isto pode ser uma referência ao Will estar a perder-se por causa da sua experiência no Upside Down? Poderá estar a enlouquecer? A passar cada vez mais para a outra dimensão? A transformar-se noutra coisa?

E não esqueçamos que este último episódio pode ser aquele em que esta personagem, que já se perdeu antes, reaparece pela primeira vez! De relebrar ainda o que um dos rapazes diz no epílogo da primeira temporada, quando pergunta acerca do cavaleiro perdido.

Uh, no, what about the lost knight?

Se o Irmão Perdido e o Cavaleiro Perdido não estiverem relacionados de alguma maneira, então é uma coincidência mesmo muito grande de palavras. O Billy anda num Camaro… hmmmmmmm…

Ou será ainda possível que aqui o Irmão Perdido se refira a alguma das outras crianças que certamente fizeram parte das mesmas experiências que deram origem à Eleven. Será que o Irmão Perdido é o Twelve? Será que o encontram perdido no Upside Down, ou será o Hop e a Joyce que ao continuarem a investigar o Departamento de Energia encontram outras crianças que sofreram experimentação?

Qual é a tua teoria preferida?

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Gui Santos
Sou um cinéfilo viciado em narrativa, dado a devaneios pretensiosos. Também consigo fingir que percebo mais sobre BD e jogos de computador do que o que realmente sei. Fico constrangedoramente excitado com tudo o que tenha a ver com os Estúdios Marvel.
  • Daniel Álvares

    Isso das falas dos putos no epilogo foi muito bem reparado. E faz todo o sentido. Tinha-me passado completamente de lado.

    • Gui Santos

      Todo o enquadramento narrativo da série no formato do Dungeons and Dragons é genial. Diz-nos de forma subtil que estamos de facto a ver uma série de fantasia/ficção-científica, permite dividir os episódios da série como se fossem capítulos de uma aventura de DnD (lembras-te que no início de cada episódio “entramos” literalmente pelo título adentro), permite usar tropes e ferramentas narrativas mais vincadas que de outra forma pareceriam exageradas, e até permite dar a volta completamente e começar a chamar esses tropes e ferramentas pelos nomes próprios sem que isso pareça despropositado!

      The Castle, The Princess, The Lost Knight! São arquétipos de personagens! É a série a falar de si própria, a ser auto-referencial!