Partilha no Facebook
Partilha no Twitter

Tomb_Raider_-_The_Angel_of_Darkness

E aqui chegamos ao sexto capítulo das aventuras de Lara Croft e temos muito para dizer acerca desta entrega. Em primeiro lugar, pela primeira vez a Eidos passou a ter input na saga. Apresentou-nos uma Lara mais sombria, alimentada por desejos de vingança, e do nada decidiram colocar interesses amorosos e elementos de RPG em Tomb Raider, o que contribuiu para confundir ainda mais as coisas. Neste capítulo Lara é procurada pela polícia britânica, porque suspeitam que assassinou o seu professor e mentor Werner von Croy. Como isto não fosse suficiente Lara ainda tenta desvendar o mistério acerca de cinco pinturas, que a conduzirá a um perigoso alquimista. Neste jogo Lara é dotada de uma maior liberdade de movimentos, não só acrobáticos como também de autodefesa e ataque. Tomb Raider: The Angel of Darkness foi lançado pela primeira vez na Playstation 2 e PC em 2003, e muito levemente tivemos uma primeira tentativa de reboot.

Tomb_Raider_-_Legend

O mundo só veria a próxima evolução de Tomb Raider três anos mais tarde. Em Tomb Raider: Legend, a Eidos abandona tudo o que mostrou em Tomb Raider: The Angel of Darkness e voltou às suas raízes. Neste episódio Lara procura pelos mistérios acerca da lendária espada Excalibur, a qual também está relacionada com o desaparecimento da sua mãe. Como novidades, a senhora Croft está equipada com diversas gadgets, saltos acrobáticos e um bullet time oriundo da obra cinematográfica Matrix e do videojogo Max Payne. Esta nova entrega esteve, pela primeira vez, disponível numa consola HD bem como tudo o que era plataforma, quer seja consola fixa como consolas portáteis: Xbox, Xbox 360, Playstation 2, Playstation 3, PSP, Gameboy Advance, Nintendo DS, Nintendo Gamecube, Nintendo Wii e PC.

Tomb_Raider_-_Anniversary

Em 2007 a Eidos decide comemorar a primeira década de Tomb Raider da melhor forma, Tomb Raider: Anniversary, onde regressamos à primeira aventura de Lara Croft, mas claro que agora acompanhada de novas mecânicas de Tomb Raider: Legend, e grafismo superior. A história e ambiente permanecem os mesmos. De novo foi lançado em diversas plataformas: Playstation 2, PSP, Xbox 360, Nintendo Wii, Playstation 3 e PC.

header

Um ano mais tarde surge Tomb Raider: Underworld, continuação de Tomb Raider: Legend e capítulo final desta mini série. Lara desta vez viaja para lugares e submundos nunca antes explorados pelo comum mortal. Pelo caminho enfrentará novamente Natla, a vilã do primeiro jogo, e descobrirá realmente o que se passou com a sua mãe.

Depois de várias tentativas, umas melhores do que outras, a próxima aventura apostaria num começar do zero e não apenas a nível de história como de ambiente, personagens, mecânicas e direcção.

TombRaider_hero_Survivor

Em 2013 o mundo foi brindado com uma Lara Croft mais jovem, mais humana e mais inexperiente. Lara e a sua tripulação ficam náufragos em pleno alto mar. Lara rapidamente descobre que está sozinha na ilha de Yamatai, sem sinal dos seus companheiros, e terá de sobreviver, não só aos perigos naturais desta ilha, mas também aos seus habitantes que guardam um terrível segredo.

Tomb Raider gerou uma cerca polémica, porque ao contrário das anteriores entregas, não tinhamos praticamente Tombs para explorar. O jogo baseia-se todo no tema de sobrevivência. Também o seu conteúdo é incrivelmente violento, a Lara tem mortes que fazem qualquer Mortal Kombat corar. Também aqui pelo humor, os incessantes gemidos de Lara fazem sentir-me perto a algo que gosto de chamar Moan Raider.

Foi lançado para: Playstation 3, Xbox 360 e PC; um ano mais tarde tivemos a Definitive Edition para PS4 e Xbox One.

Rise-of-the-Tomb-Raider

A seguinte aventura de Lara já tem nome e data de lançamento. Em Rise of the Tomb Raider veremos o despertar de uma Lara inexperiente para um Lara destemida e aventureira. É sabido que as Tombs voltaram e o jogo vai ter o triplo da duração da primeira parte. O jogo é lançado dia 10 de Novembro para Xbox One e Xbox 360, com versões confirmadas para o PC e PS4 em 2016.

Tomb Raider é mais do que um jogo, a sua heroína Lara Croft foi alvo de adaptações para filmes, BD’s, roupas, figuras, tem o seu nome gravado na praça da fama em Holywood, uma estátua no museu de cera e até apareceu na capa de um edição da revista Playboy. Desde muito cedo Lara foi vista com um sex symbol muito pela sua esbelta estatura e aqueles dois grandes atributos não ficando só associados a videojogos.

Depois de várias tentativas falhadas e de uma Lara sem rumo creio que finalmente a Eidos e a Crystal Dynamics descobriram o rumo a seguir nas aventuras desta intrépida aventureira.

[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=AZk8CIirNuk”]

Lê mais sobre Tomb Raider.

Lê a Parte 1.

O que significa para ti Tomb Raider?
  • LÊ MAIS SOBRE
  • Artigos
  • Crystal Dynamics
  • Eidos
  • Tomb Raider
PARTILHA
Facebook
Twitter
Redação
Redação
SOLTA O GEEK QUE HÁ EM TI