Fãs de G.I. Joe, nas suas várias encarnações, podem ficar muito contentes com este anúncio da Paramout e Hasbro – Akiva Goldsman vai fazer exatamente o que fez com as sequelas Transformers, para criar um plano de jogo mais unificado para G.I. Joe.
A Deadline está a reportar que depois de ter liderado com sucesso o writing room para quatro potenciais sequelas Transformers, o escritor e produtor Goldman irá ter um papel semelhante para o franchise G.I. Joe. O que o faz ser uma lufada de ar fresco para estes filmes? A sua abordagem ao material não é apenas profunda mas de fã.
A abordagem de Goldsman a adaptações cinematográficas é realmente afundar-se a si próprio – e aos outros escritores – em todos os meios do franchise existente – para G.I. Joe, tal como Transformers, inclui fazer os escritores todos ver os desenhos-animados, ler as bandas-desenhadas, brincar com os brinquedos, e envolver-se com os videojogos. Assim, eles podem usar os seus conhecimentos de G.I. Joe para delinear um arco geral narrativo que irão contar em várias sequelas. Assim, em vez de dar o trabalho a escritores que não estão familiarizados com a source material, a equipa Goldsman é uma verdadeira perita.
G.I. Joe cimentou o seu papel na cultura popular com uma linha de bonecos Hasbro extremamente bem-sucedida, começando em 1964. A linha de bonecos tem sido um dos conceitos para brinquedos Americanos mais icónico de sempre, e entrou para a National Toy Hall of Fame em 2003 – sim, isso existe. Depois do sucesso dos bonecos, o conceito foi expandido para seis séries animadas diferentes ao longo de algumas décadas. E o franchise só ficou maior quando chegaram os filmes.
Numa tentativa de fazer reboot à série – e na esperança de alcançar o sucesso da série Transformers –, G.I. Joe – O Ataque dos Cobra estreou em 2009, com Channing Tatum. E depois houve uma sequela em 2003, G.I. Joe: Retaliação, que juntou alguns grandes nomes ao franchise como Bruce Willis e Dwayne Johnson.
Muitas vezes, as sequelas destroem a magia do original – se bem que nem o original nem a sequela de G.I. Joe foram muito bem recebidas –, pois com escritores e produtores diferentes, a história geral pode-se perder e o desastre acontece, tal como aconteceu com X-Men – O Confronto Final, que desapontou tanto os fãs como os críticos. Mas com Goldsman envolvido, cada filme será mais ligado ao anterior, e irá contribuir para uma história maior. Ele orgulha-se de encontrar narrativa em série, e interligar o passado e o presente para verdadeiramente satisfazer as audiências.
Uma vez que os fãs de G.I. Joe abrange gerações inteiras de crianças, satisfazer as espectativas de toda a gente pode dar bastante dinheiro nas bilheteiras.
Lê mais Paramount Pictures.