A Twentieth Century Fox está a saltar para a mania dos Universos Partilhados ao expandir o popular franchise Alien nos próximos anos – Ridley Scott está a preparar a sua primeira sequela a Prometheus, Alien: Covenant, para uma estreia em Outubro de 2017, e o realizador de Distrito 9 Neill Blomkamp irá fazer um filme tentativamente chamado Alien 5, que ele considera ser uma sequela a Aliens – O Reencontro Final de James Cameron.
O projeto teve problemas recentemente, quando Blomkamp confirmou que este tinha sido posto em lista de espera em favor de Alien: Covenant, a pedido do próprio Ridley Scott. Contudo, Alien 5 ainda vem a caminho, e quando finalmente chegar aos cinemas, os fãs podem contar com duas personagens favoritas do franchise a reencontrarem-se com Ellen Ripley no grande ecrã – Cabo Hicks e Newt.
Michael Biehn – que interpretou Hicks em Aliens – O Reencontro Final – falou com Icons of Fright e deu um update sobre Aliens 5. De acordo com o ator, o filme de Blomkamp ainda continua vivo e será a próxima prioridade da Fox depois de Covenant estar finalizado:
Eu sei que Ridley Scott está a fazer o seu filme primeiro e vai ser o produtor executivo neste, por isso estou ansioso. Eu sei que o foco de Ridley é o segundo Prometheus e eu tenho a certeza que ele e Fox não querem que esse e o filme de Neill saiam logo um seguir ao outro.
Não é incomum uma série de filmes massiva ter vários filmes num ano – como a Marvel e a WB/DC –, mas faz sentido que a Fox queira levar as coisas com calma no início. O primeiro Prometheus deixou muita gente dividida, e o estúdio provavelmente quer ver como a sequela se dá com as audiências e quanto dinheiro faz antes de dar luz verde a mais filmes nesse universo. Como O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro mostrou, um filme medíocre pode rapidamente descarrilhar os planos do estúdio, por isso é inteligente da parte da Fox – que ainda tem a propriedade X-Men para lhe encher os bolsos – leve as coisas um passo de cada vez.
Biehn continua confiante que Alien 5 vai acontecer, dizendo que o estúdio está simplesmente «a pôr travões no filme de Neill durante algum tempo.» Ele está excitado com a história, que não só o vai ter de volta, mas vai dar às audiências o seu primeiro vislumbre de uma Newt adulta (interpretada por Carrie Henn em O Reencontro Final):
Eles estão a planear em trazer-me a mim e a Newt de volta, e a este ponto Newt terá cerca de 27 anos. Eu sei que todas as atrizes de Hollywood vão querer interpretar esta, é realmente passar a tocha entre Sigourney e esta jovem atriz que interpretará Newt. Manteria o franchise vivo e os estúdios fariam dinheiro, porque é isso que interessa agora: dinheiro.
À medida que mais franchises clássicos são trazidos de volta depois de anos de ausência, o trope de “passar a tocha” é frequentemente usado – é algo que foi usado no marketing de filmes como Creed: O Legado de Rocky e Star Wars: O Despertar da Força, ambos os filmes trazendo de volta veteranos para orientar jovens que estão a começar as suas jornadas.
Esta seria um direção lógica para a versão de Alien de Blomkamp, visto que o franchise ficaria estabelecido para futuras aventuras com a nova Newt – se for um sucesso – depois de Ripley e Hicks terem uma última oportunidade para brilhar.
Lê mais sobre Alien.