“The American Dream”
Chegamos aos três últimos episódios da série depois de a temporada ter sido reduzida para 10 episódios, quando inicialmente seriam 13, e a série ter sido cancelada. Ironicamente a série começa agora a consolidar-se, os actores estão bastante à vontade com os seus papeis e a mitologia e história principal começaram a empolgar. O episódio desta noite foi bom, vemos a história a se desenvolver bastante mas não deixa de ser agri doce, pois nunca iremos ver o real potencial de Minority Report.
O episódio é bastante centrado em Blake. Descobrimos que o padrasto foi detido pelo Precrime porque tinha intenção de matar a mãe. Curiosamente, descobrimos mais tarde que se o padrasto não tivesse sido detido, Blake teria-o matado. Gostei que tivessem desenvolvido a personagem do Blake mas não teve qualquer impacto em mim. É uma personagem que, até este episódio, sempre foi bastante secundária.
Dash e Vega investigam mais uma das visões de Dash mas são interrompidos por Blake. Para descobrir como é que Vega e Dash são tão eficazes, ele junta-se ao duo. Gostei desta nova dinâmica. O circulo apertou bastante e gostei de ver Dash, Vega e Akeela a lidar com a pressão de Blake.
Blake acaba por descobrir Arthur e vemos uma Andromeda ameaçadora. Veio um bocado do nada esta nova guinada na sua personagem, que sempre foi insonsa, para não dizer menos. Claro que Blake acaba por adivinhar que Dash é um precog. FINALMENTE, pensei eu. Mas meh… Blake não faz nada e acaba por encobrir Dash. Gostava que Blake o tivesse denunciado e víssemos um conflito digno dessa palavra nesta série. Oportunidade perdida.
Do nada, sem qualquer justificação, vemos uma reunião da DIA, onde Blake está presente e é-nos dado a conhecer que existe uma mega organização terrorista que se chama Memento Mori e que anda a recrutar cientistas das mais variadas áreas. Adorei este enredo mas tenho pena que não iremos ver o desenvolvido merecido sobre esta organização e pergunto-me porque não enveredaram por este caminho desde o principio em vez de fazerem o “crime da semana”.
De realçar a violência do acto final. No episódio anterior já tínhamos visto momentos mais agressivos mas o final deste episódio foi full blood bath. Gostei!!!
Havia muito mais para falar sobre este episódio mas começo a sentir no ar o sabor a enredos não terminados. É uma pena. Toda a questão da visão de Agatha sobre Vega não vai ser concluída, É-nos agora apresentado este grupo, Memento Mori, para dar um final mais épico à serie. Nada contra, mas gostava que amarrassem as pontas soltas e tenho uma forte sensação de que isso não vai acontecer.