“Honor Among Thieves”
Minority Report está a ficar bom!
Seguindo a linha dos dois últimos episódios, continuamos a ver as personagens a serem desenvolvidas. Primeiro foi Vega, depois Agatha e agora foi Arthur. Gostei do episódio porque continua centrado nas personagens e a série só tem a ganhar com isso.
Foi-nos mostrado um pouco mais do passado dos gémeos e uma grande dúvida minha foi descartada. A série não segue os eventos do filme. Não me faz diferença nenhuma mas tinha essa dúvida, até porque algumas coisas não batiam certo. Por exemplo, onde estão os robôs? Foi agora respondido. Arthur tem um primeiro choque com a realidade e foi bem forte. O mundo é bem mais real do que pensava. Uma ação dele levou, directamente, à morte de alguém. Vemos bem a transformação de um Arthur inocente e infantil para o Arthur que conhecemos hoje em dia. A impotência dos irmãos, e principalmente do Arthur, para evitar a morte, mostrou-lhes que o mundo não é tão simples como a banheira onde estiveram tantos anos. De notar também, que os papéis inverteram-se. Dash era mais cínico e desinteressado em salvar vidas mas depois mudou, por algo que ainda não nos foi dito.
Desde o princípio que o episódio me prendeu. Quando vi que as pessoas que estavam a levar o corpo não eram agentes, desconfiei logo que fosse alguma entidade a fazer algo para desmascarar Dash e raptá-lo. Não foi o que aconteceu, mas desejo que as coisas fiquem mais sérias. Acredito que a série tem capacidade para lá chegar.
Descobrimos que foi Arthur quem meteu Dash na situação em que se encontra. A questão é: se ele estava, mesmo que indirectamente, envolvido na morte, porque deu o nome da vítima ao Dash? Não percebi isso, foi incoerente com o resto do episódio. Dash saiu-se muito bem quando se viu raptado e à beira da morte. A cena do dedo passou despercebida porque estava-se mesmo a ver que ele conseguiria voltar a pôr o dedo no lugar facilmente.
Mas toda a manipulação que Dash fez à Cleo Witcher foi surpreendente. A ligação entre os dois irmãos, derivado da visão da morte de Malik Aziz, foi muito porreira. No fim vemos que Vega está, cada vez mais, sob vigia, e as detenções que ela e Dash têm feito, têm soado alarmes nos sítios menos convenientes.