No ano 2122 a tripulação da USCSS Nostromo, uma nave de reboque comercial propriedade da Corporação Weyland-Yutani, na sua viagem de regresso à Terra, recebe uma transmissão misteriosa vinda da lua LV-426. Após aterrarem para investigar, a tripulação entraria em contacto com um dos monstros mais famosos da história do cinema, com os resultados previsíveis.
A década de ’70 tinha sido popularizada por filmes de terror sobrenatural (O Exorcista, 1973; Carrie, 1976) zombies (O Regresso dos Mortos Vivos, 1978), e slashers (O Regresso do Mal, 1978; Massacre no Texas, 1974). Alien – O Oitavo Passageiro, 1979, de Ridley Scott é uma pedrada no charco dos filmes de terror. Com uma premissa de ficção-científica, passado nos corredores claustrofóbicos de uma nave-espacial, e a tensão e suspense que surgem de nunca vermos claramente o monstro, Alien viria a tornar-se um filme de culto, dando origem a várias sequelas e inúmeras bandas-desenhadas e jogos de computador.
Este sucesso deve-se sobretudo ao desenho do monstro, criada por H.R. Giger, um artista plástico suíço que tomava demasiado ácido. Da sua mente perturbada surgem imagens de pesadelo, de contornos híbridos entre o orgânico e o mecânico e com uma estética que mistura o horror e o erotismo. O monstro de Alien, chamado de Xenomorfo, com o seu aspecto biomecânico, mandíbulas ejectáveis, e um crânio cilíndrico sem olhos estranhamente fálico, aterrorizou legiões de fãs.
A Twentieth Century Fox anunciou recentemente que 26 de Abril seria o Alien Day, em honra da lua LV-426 onde ocorre o primeiro contacto com o Xenomorfo. Em celebração desse dia, acompanha-nos enquanto revisitamos todas as versões do monstro mais famoso do cinema.
Drone (Alien – O Oitavo Passageiro, 1979) – a primeira versão do Xenomorfo a aparecer no cinema. O Drone é a formiga obreira dos Xenomorfos, e são responsáveis por raptar hospedeiros, construir os ninhos e tomar conta dos ovos. Tem uma altura de cerca de 2,2m, e uma coloração preta e cinzenta. Para além das mandíbulas internas retrácteis, cauda com espigão e sangue ácido, o Drone tem uma característica cabeça lisa e cerca de 5-6 dedos em cada mão.
Guerreiro (Aliens – O Reencontro Final, 1986) – o filme de James Cameron apresenta-nos o Guerreiro, uma versão maior do Drone, com cerca de 2,5m de altura variando em cor entre o preto e o azul. É mais agressivo que o Drone, o seu sangue está sob pressão (explodindo se ferido), tem habitualmente apenas 3 dedos em cada mão, e a cauda tem uma lâmina em vez de um espigão. O seu aspecto mais característico é o crânio estriado, em vez de ser liso como o do Drone.
Rainha (Aliens – O Reencontro Final, 1986) – definitivamente a versão mais impressionante do Xenomorfo, a Rainha é a mais inteligente e maior de todas as versões com cerca de 6 metros de altura (medida na anca) e uma postura que faz lembrar um dinossauro. Tem dois pares de braços, uma cabeça muito maior protegida por uma volumosa coroa, e uma poderosa cauda. Possui igualmente um monstruoso ovipositor que pode soltar em situações de emergência.
Runner (Alien 3 – A Desforra, 1992) – em Alien 3, realizado por um David Fincher estreante, dá-nos uma informação curiosa acerca do Xenomorfo. Aparentemente, cada Xenomorfo absorve parte do DNA do seu hospedeiro. Isso significa que o Xenomorfo de Alien 3, que incubou dentro de um cão, corre em quatro patas, é ligeiramente mais pequeno do que um Drone, e é muito mais rápido e ágil. Tem uma cor avermelhada e não tem tubos dorsais.
Newborn (Alien – O Regresso, 1997) – Jean-Pierre Jeunet traz-nos talvez a versão mais perturbadora do Xenomorfo. O DNA de Ripley foi combinado com uma Rainha, gerando um híbrido Xenomorfo-Humano. Possui pele mole e pálida, em vez do exoesqueleto rígido das outras versões, proporções mais humanas e uma cara semelhante a um crânio humano, com olhos fundos. Não possui mandíbula retráctil, cauda, ou tubos dorsais, e o seu sangue é vermelho.
Predalien (Alien vs. Predador, 2004) – este filme responde à pergunta “O que aconteceria se um Xenomorfo infectasse um Predador?”. O resultado é um xenomorfo humanóide, com apêndices cranianos semelhantes ao cabelo dos Predadores e com mandíbulas que se abrem em quatro partes, também semelhantes aos dos Predadores.
Deacon (Prometheus, 2012) – apesar de tecnicamente não ser um xenomorfo, o Deacon corresponde a uma espécie precursora criada pelos Engenheiros para ser usado como arma. Como outros xenomorfos, é bípede, a sua cabeça é alongada mas termina numa ponta. Não tem cauda e não tem mandíbula interna retráctil, possuindo em vez disso uma mandíbula com dois conjuntos de dentes. Contrariamente a outros xenomorfos, o Deacon tem uma cor distintivamente azul.
Claro que esta é uma lista limitada, dado que entre filmes, bandas-desenhadas, jogos de computador e brinquedos há mais de 60 variantes de xenomorfo para conhecer e explorar, desde Xenomorfos Rinocerontes até Xenomorfos Gorilas. Todo este investimento em criar mais e mais espécies diferentes é um testemunho ao poder da imagem criada por H.R. Giger em 1979.
Feliz dia de Alien!
Lê mais sobre Alien.
Qual é o teu Xenomorfo preferido?
-
Pedro Miguel Antunes
-
Gui Santos
-