Star Wars: O Despertar da Força não só vai trazer de volta personagens chave dos filmes anteriores como vai apresentar um leque de personagens novas – tanto heróis como vilões –, que povoam uma galáxia muito, muito distante.
E no Lado Negro em particular, o filme vai ter Kylo Ren (Adam Driver), General Hux (Domhnall Gleeson), Supreme Leader Snoke (Andy Serkis) e Capitain Phasma (Gwendoline Christie).
E apesar de Gwendoline Christie – famosa pela sua interpretação em A Guerra dos Tronos como Brienne de Tarth – já ter dito que a sua personagem não está «sempre na frente da ação», agora sabe-se que esta misteriosa soldado de armadura brilhante vai tem um papel além de O Despertar da Força.
A Presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, disse à Los Angeles Times que ela tem grandes planos para Phasma e confirma que a comandante dos Stormtroopers da Primeira Ordem vai aparecer no Episódio VIII.
Ela é uma personagem importante. Um vilão no melhor sentido da palavra.
A continuação de Phasma no franchise pode parecer óbvia – mas repare-se na velocidade com que vilões eram apresentados e então mortos nas Prequelas.
Mas visto que a campanha publicitária para Star Wars 7 tem sido baseada em torno de manter fechados a sete chaves os maiores segredos do filme, é um pouco estanho que anunciem algo como isto agora.
Dito isto, é bom ver Phasma a continuar a ser uma pedra no sapato da Resistência depois de O Despertar da Força – ela é a primeira vilã do franchise, e como a Lucasfilm quer ter mais representação do género feminino é importante mantê-la por mais do que um filme. Só tempo dirá se Phasma é uma personagem forte, mas por enquanto seria desapontante se o seu papel fosse curto depois de todo o interesse que despertou – como Darth Maul em A Ameaça Fantasma.
E também é interessante ouvir Kennedy referir-se a Phasma como «importante» – Kylo Ren tem sido a cara do Lado Negro na campanha de marketing, com apenas pequenos vislumbres de Capitain Phasma nos trailers e publicidades televisivas; mas as palavras de Kennedy sugerem que ela terá um papel maior na saga, o que só dá aos fãs outro aspeto do filme para especularem durante estas duas semanas que faltam para a estreia do filme.
Star Wars: O Despertar da Força estreia nos cinemas a 17 de Dezembro de 2015.
Lê mais sobre Star Wars.