Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante, um rapaz de oito anos chamado Daniel Fleetwood descobriu Star Wars e apaixonou-se.
Infelizmente, a batalha contra um cancro raro 24 anos depois deixou-o inseguro se viveria tempo suficiente para ver a estreia do muito antecipado Star Wars: O Despertar da Força em Dezembro.
A esposa de Daniel, Ashley Fleetwood, tentou trazer algum prazer ao que podem ser os seus últimos dias, ajudando a espalhar a palavra sobre o movimento #ForceForDaniel na esperanças de convencer a Disney e a Lucasfilm a deixarem Daniel ver o filme mais cedo.
Agora a Disney respondeu e garantiu o último desejo de Daniel e deixou-o ser o primeiro fã a ver a versão não-editada do filme – Daniel gozou de uma screening em casa de O Despertar da Força, tal como uma conversa por telefone com o realizador J.J. Abrams antes.
Apesar de não poder revelar nenhuns segredos sobre o filme, o enorme apoio por Daniel na Internet e entre grupos de fãs como a 501st Legion mostram que os fãs estão simplesmente contentes que ele pôde ter esta experiência.
Isto tudo quase parece o final de um filme – Loucos e Fãs, escrito por Ernest Cline, menos uma viagem até ao Skywalker Ranch e umas quantas acusações de invasão de domicílio.
#forcefordaniel help my man get his last wish, to see a screening of Star Wars before cancer takes him. @bad_robot pic.twitter.com/XCuYD0KlpY
— Ashley Fleetwood (@pandorashley) 29 outubro 2015
#ForceForDaniel Update: Daniel got to see the movie!!! Update from his wife Ashley on FB: https://t.co/aAQcBf8cmV pic.twitter.com/W6eolVPdFO
— Nerd Fu (@TheNerdFu) 6 novembro 2015
A campanha foi bem-sucedida em parte pelo apoio de celebridades que ouviram falar sobre a causa nos social media, incluindo os atores de Star Wars John Boyega, Peter Mayhew, e Mark Hamill. E depois de ouvir as notícias sobre a screening privada, Hamill tweetou que estava «eufórico por Daniel & sua família» e agradeceu aos que estavam ao encargo de tomar essa decisão. Ashley também usou os social media para agradecer a todos os envolvidos e especialmente agradeceu aos empregados do estúdios que trataram da screening por nome.
Além de ele ver o filme, alguns fãs também estão a querer criar uma angariação de fundos para arranjar dinheiro adicional para pagar pelos tratamentos de Daniel – o seu diagnóstico é um raro cancro de tecido conjuntivo conhecido como sarcoma de células fusiformes, que cresceu agressivamente apesar do tratamento. Uma conta GoFundMe para levantar fundos para os tratamentos de Daniel também existe.
Se não fosse a screening havia uma forte possibilidade que Daniel não chegasse até à estreia – foi-lhe dito em Julho que só teria dois meses de vida, e está de momento a receber cuidados paliativos.
Mas a Força é forte com ele, e muitos fãs online estão a torcer para que Daniel ainda consiga recuperar.
Star Wars: O Despertar da Força tem data de estreia para 17 de Dezembro de 2015.
Lê mais sobre Star Wars.