Muitos de nós nos perguntamos o que estava a acontecer com o estúdio de desenvolvimento Lionhead. Foi um grande choque quando, no início de Março, a Microsoft anunciou que um dos seus “grandes” exclusivos tinha sido cancelado. Fable: Legends nunca chegou a ver a luz do dia, e isto foi apenas o início de o fim de uma grande história.
Pouco antes de completar os seus 20 anos, a grande produtora britânica Lionhead decidiu fechar as suas portas. Já fazia algum tempo que a empresa não se encontrava bem, principalmente após a Microsoft cancelar o último projecto no qual andavam a trabalhar, estando até à procura de um potencial comprador, de modo a poder voltar a ter fundos para continuar com o seu trabalho. Porém, tal não aconteceu, marcando este dia, 29 de Abril, como sendo o último da empresa.
Já são alguns os posts no Twitter,de antigos colaboradores e fãs a homenagear a empresa através do hashtag #RIPLionhead.
Lembramos que a empresa nasceu em 1996, e foi fundada por Peter Molyneux, que trabalhava anteriormente com a Bullfrog (da qual se separou). O primeiro título criado pela mesma foi Black & White, lançado em 2001 para PC. Foi em 2004 que Fable viu a luz do dia, entrando com o primeiro episódio da série, que teve continuidade em 2005 com Fable: The Lost Chapter, com o aclamado Fable II em 2008 e Fable III em 2010.
Mas a aventura não parou por aqui, pois havia ainda muitas fábulas por contar, o que levou a produtora a tentar adoptar outro género de registo, criando, para a Xbox Live Arcade, o Fable Heroes, um género de co-op em que o objectivo é, bem… matar monstros! Um pouco como o que vivemos em Dynasty Warriors, mas com uma abordagem mais chibi. Após este título, e continuando com a ideia de expandir a série para novos horizontes, a Lionhead lança em 2012 o Fable: The Journey, que iria fazer uso do kinect da Xbox 360, oferecendo assim uma jogabilidade nunca antes vista. E, fechando assim o capítulo desta série (sem se darem de conta), em 2014 a produtora lança uma edição de aniversário do primeiro Fable, uma versão remasterizada deste – que acabou por ser o último jogo lançado.
Foi uma longa viagem que a Lionhead percorreu, oferecendo aos seus fã diversas histórias e grandes momentos de divertimento. Infelizmente para eles, e para muitos de nós, foi uma viagem que chegou ao seu fim… Agora só nos resta recordar as histórias que nos foram contadas.
Lê mais sobre Fable.