Coloca o teu avental porque está na hora da lida da casa!
Shounen Maid é uma adaptação anime do Manga de Ototachibana serializado na revista B’s-Log Comic.
A história gira em torno de Chihiro Komiya, um energético e responsável rapazinho que vive com a sua mãe. Na tenra idade de 10 anos, Chihiro já é um autêntico husbando: limpa a casa, lava, engoma a roupa e é um promissor chefe de cozinha. O lema da sua mãe é “quem não trabalha não come“, e Chihiro, no momento da morte da sua mãe, promete segui-lo à risca.
Por a ser muito pobre, o jovem fica sem sítio onde morar, até que um dia “salva” um indivíduo excêntrico de uma “fera selvagem”. Este fica super agradecido e, com surpresa, Chihiro descobre que afinal se tratava de um tio seu. O tio então propõe-lhe limpar a sua casa. Inicialmente, o jovem recusa, mas depois de ver a bagunça em que a mansão Madoka estava, ele decide começar a limpá-la imediatamente. Muito admirado com o desempenho do rapazito, o seu tio faz outra proposta. Desta vez, para ficar a viver na mansão, em troca dos seus serviços como empregado doméstico. Sem saber como ou porquê, Chihiro apercebe-se que já estava vestido com um vestido de criada.
Contrariamente ao que estão a pensar, Shounen Maid não explora o universo Yaoi, Shounen-ai, ou Shotacon (embora tenha fortes nuances por momentos). A história está muito mais próxima de um Hayate no Gotoku, do que outra coisa. Reparem como o fio condutor é o mesmo: rapaz tem dívidas e acaba por ficar sem lar, conhece alguém rico que lhe oferece um lar em troca de trabalho e, finalmente, esse rapaz apresenta fortes capacidades para a lida doméstica. O que separa Shounen Maid dessa obra é só o facto de ser menos humorístico, o protagonista estar vestido de criada, e enquanto Hayate no Gotoku é um Shounen, Shounen Maid é uma obra com uma demografia base de Shoujo.
O estúdio responsável pela animação e produção é o 8-Bit Studio. Fiquei um pouco admirado por não seguir o traço do manga onde é baseado, e usar tons de pastel em algumas cenas, como habitualmente em obras desta natureza, mas claro que Shounen Maid está mais próximo de comédia, e penso que seja por isso.
Não é que Shounen Maid tenha sido uma má experiência, mas sinto que é tão parecido com a primeira temporada de Hayate no Gotoku, que mais parece um spin-off da mesma.