Graças aos franchises blockbuster baseados em livros Young Adult como Harry Potter e A Saga Twilight, a indústria cinematográfica passou uma boa parte da última década a adaptar bem conhecidas séries de livros para o grande ecrã. Embora alguns tenham falhado, como Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, Eragon e a série Percy Jackson, outros como Divergente e Maze Runner – Correr ou Morrer arranjaram bastantes audiências e garantiram sequelas para adaptar o resto dos seus livros.
Um dos franchises mais bem-sucedidos – Os Jogos da Fome – está a chegar ao fim com a estreia de The Hunger Games: A Revolta – Parte 2 – e isso vai deixar um buraco que precisa de ser cheio, e os estúdios ainda vêm um negócio viável no género YA. Assim, a Disney arranjou agora uma escritora de fantasia vencedor de muitos prémios para lançar um novo franchise baseado na The Merlin Saga.
Philippa Boyens – que ganhou o Oscar para Melhor Guião Adaptado juntamente como Peter Jackson e Fran Walsh pelo O Regresso do Rei – foi contratada pela Disney para escrever uma adaptação de The Merlin Saga de T.A. Barron. Começada em 1996 com The Lost Years, o livro de fantasia YA foi seguido de mais 11, o último chegando em 2011. A série foca-se num jovem feiticeiro, Merlin, da lenda Arturiana de Camelot que inclui a espada na pedra e os cavaleiros da tábula redonda.
Uma adaptação da The Merlin Saga tem andado às voltas há já algum tempo, com a Warner Bros. a ficar com os direitos antes da Disney os comprar. Boyens vai substituir John Sinman e Patrick Masset, que anteriormente tinham sido contratados para a escrever a adaptação.
Boyens é bem versada em adaptar séries de fantasia para o grande ecrã – já trabalhou com Jackson e Walsh nos seis filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e também trabalhou com o par em King Kong e Visto do Céu. Agora vai juntar-se com o produtor Gil Netter (A Vida de Pi) para The Merlin Saga.
É preciso notar que Knights of the Roundtable: King Arthur de Guy Ritchie e Warner Bros. já terminou a sua produção e tem a sua data de estreia para o próximo ano, mas há um enorme número de outras adaptações da lenda Arturiana que inclui Merlin – mais recentemente as personagens de Camelot surgiram em Era uma Vez da ABC, e no passado apareceram no filme Rei Artur de 2004, e nas séries Merlin da BBC e Camelot da Starz.
De acordo com sinopse oficial de The Lost Years, o livro segue um jovem Merlin que perdeu a memória, esqueceu-se do seu nome e do seu lar, e tem que descobrir quem é e como usar os seus poderes. Ainda não é certo se o filme da Disney e Boyens irá seguir o enredo do primeiro livro ou pegar em partes de múltiplos livros da série YA – mas é claro que não falta material em 12 livros para criar um excitante franchise de fantasia que apela aos fãs de Barron, aos fãs da personagem de Merlin, e cinéfilos casuais.
Mas ao contrário dos outros franchises baseados em livros YA, The Merlin Saga tem que competir com outros filme e séries de televisão que seguem a história do lendário feiticeiro – contudo, The Merlin Saga pode oferecer uma versão diferente e original da personagem, principalmente visto que Barron construiu um mundo inteiro de fantasia em torno de Merlin.
Ainda assim, o filme ainda está muito longe, por isso logo se verá se esta adaptação YA será outro sucesso, ou se é apenas o início de um franchise que nunca acontece, como Eragon e A Bússola Dourada.
Lê mais sobre Disney.