Mesmo anos depois das suas estreias, as prequelas de Star Wars continuam a ser foco de raiva de alguns fãs – e uma das coisas que os chateou mais foi como George Lucas pegou na ideia da Força, que era até essa altura espiritual e esotérica, e deu-lhe uma explicação física e até biológica com a introdução dos midi-chlorians.
Mas parece agora que não se vai ouvir falar muito deles no futuro Star Wars: O Despertar da Força.
O realizador J.J. Abrams disse que não haverá qualquer menção de midi-chlorians no novo filme, e quando a Slashfilm falou com ele recentemente, o cineasta revelou um pouco como irá abordar a Força:
Ser forte com a Força não significava nada científico, significava algo espiritual. Significava que alguém podia acreditar, alguém podia alcançar as profundidades dos seus sentimentos e seguir esta energia primitiva que estava a fluir entre todos nós. Quero dizer, foi isso que foi dito no primeiro filme!… Nós gostaríamos de acreditar que quando as merdas ficam sérias, que tu podias empregar essa Força que me disseram que rodeia não apenas alguns de nós mas todas as coisas vivias. E assim, eu realmente sinto que a suposição que qualquer personagem precisa de ter herdado um certo número de midi-chlorians ou precisa de fazer parte de uma linha de sangue, não é que não acredite nisso como parte do canon… mas eu também digo que a Força sempre me pareceu ser mais inclusiva e mais forte que isso.
Como é um fã de longa data da ópera espacial, Abrams tem uma opinião sobre o assunto muito parecida a de muitos que viram as Prequelas e odiaram o conceito de midi-chlorians – a Força é referida como uma religião múltiplas vezes na saga original, e dar-lhe uma definição tão concreta fez com perdesse alguma da magia e poder.
E pelas palavras de Abrams, o realizador vai fazer o que puder para restaurar essa sensação de maravilha e espiritualidade.
Mas se reparem na linha temporal do franchise, Abrams e companhia não precisam de entrar muito em ret-cons – como O Despertar da Força se passa 30 anos depois de O Regresso de Jedi, os Jedi e a Força tornaram-se em mito e lenda; e até na altura da Trilogia Original, já quase não haviam Jedi vivos, e muito do seu conhecimento desaparecera depois da Ordem 66 os ter quase levado à extinção, e aqueles que sobreviveram esconderam-se, como Obi-Wan Kenobi e Yoda, por isso não é difícil de acreditar que certas informações como a ideia de midi-chlorians se tenham perdido com o tempo.
Os fãs poderão ver como J.J. Abrams vai explicar a Força já para a semana, dia 17 de Dezembro quando o filme chegar às salas de cinema Portuguesas.
Lê mais sobre Star Wars.