Depois de uma campanha de marketing até bem reservada, foi de admirar quando a Warner Bros. lançou um trailer para Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça, onde mostrava mais da luta titular, o team-up de três heróis, e completamente revelando a principal ameaça à Terra – Doomsday, ou, dependendo a quem perguntarem, Wraith.
Mas por muitos spoilers que o trailer tenha, não deixam de faltar perguntas ainda sem resposta acerca do filme – principalmente sobre o que se está realmente a passar na cena do deserto?
Mas numa nova entrevista com Michael Wilkinson para Omelete, o costume designer de BvS falou livremente – talvez até demasiado livremente para o gosto da Warner Bros. – e explicou completamente o contexto da luta no deserto, o fato “Knightmare”, e o exército do Homem de Aço.
Ele diz que a cena é inteiramente um pesadelo de Bruce Wayne – um futuro em que Super-Homem e outras criaturas alienígenas destoem o nosso planeta:
Zack teve a excelente ideia de esta visão tipo pesadelo, quase como uma visão do futuro, uma visão pós-apocalíptica. É como um sonho que Ben tem, por isso nós queríamos que tivesse quase uma qualidade Mad Max onde é como o fim do mundo, tentando sobreviver e então claro Super-Homem e os seus lacaios aparecem, por isso é uma forma de representar as enormes quantidades de, a espécie de obsessiva qualidade que Bruce Wayne tem sobre o perigo de Super-Homem.
Muitos já consideravam que a luta no deserto não seria verdadeira – afinal, a palete de cor e o aspeto pós-apocalíptico faz muito lembrar uma cena em Homem de Aço, onde Zod explica a Clark o seu plano para uma Nova Krypton via uma visão.
Claro que como o fato usado por Batman nessa cena literalmente se chama “Knightmare Batman”, muitos fãs assumiram e com razão que seria apenas um pesadelo – e como o sneak peek mostra que este é aquele que acaba capturado e desmascarado por Super-Homem, era fácil assumir que se tratava de um pesadelo de Bruce Wayne.
Agora, graças a Wilkinson, sabe que isto é de facto uma manifestação exagerada de todos medos de Bruce – Super-Homem vai se tornar num governante da Terra, com um exército leal para fazer cumprir as suas ordens, e eventualmente desmascara Batman, humilhando-o e destruindo o símbolo de justiça que se tornou; e ao mesmo tempo o planeta é invadido por seres que, como Zod, querem magoar as pessoas da Terra para chegar até Kal-El ou para simplesmente ficarem com o planeta e os seus recursos naturais.
Então, a cena do deserto pode parecer estranha, mas é uma forma eficiente de mostrar à audiência os medos de Bruce Wayne e subsequentemente o que o motiva para atacar o Homem de Aço – além de mostrar mais dos excelentes visuais de Zack Snyder.
Lê mais sobre Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça.