Os dois maiores filmes de bandas-desenhadas de 2016 vão ter um ênfase em heróis a lutarem contra heróis – na Marvel, Capitão América (Chris Evans) e Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) irão debater-se sobre se heróis deveriam ser vigiados em Capitão América: Guerra Civil; e na DC, Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça irá mostrar o rescaldo da tragédia e destruição que aconteceu no filme Homem de Aço.
Poderá alguém com tanto poder – capaz de destruir qualquer obstáculo sem esforço – realmente ser confiado? Podes aceitar a palavra desta figura quase divina quando diz que está aqui para ajudar, ou é preciso testar essas verdadeiras intenções em primeira mão? Batman (Ben Affleck) não vai ficar sentado e esperar para ver o que acontece.
Batman V Super-Homem quer expandir o cada vez mais maior Universo da DC, enquanto se foca na batalha entre os dois titulares heróis – enquanto o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço confrontam-se, o filme irá também estabelecer Mulher-Maravilha (Gal Gadot), Lex Luthor (Jessie Eisenberg), Aquaman (Jason Mamoa), Victor Stone, a.k.a. Cyborg (Ray Fisher) e ainda mais personagens, mesmo que sejam todas com cameos rápidos. Mas não interessa o quão longe o filme irá tocar no futuro do DCEU, as promoções até agora deixaram bem claro que o foco principal do filme vai manter-se em Batman e Super-Homem estarem em desacordo – e presumivelmente terminarem o dilema como amigos, ou pelo menos terem ganho confiança entre os dois.
E agora chegou mais um pequeno sneak peek, que destaca esse conflito.
Estreando durante a midseason finale da série Gotham da Fox, este teaser de 49 segundos – que podem ver em cima – é só sobre a tensão que existe entre as duas personagens. Estes dois icónicos super-heróis da DC podem até ser amigos na banda-desenhada, mas pelos vistos essa amizade começa com imensa hostilidade em Batman V Super-Homem. Aqui pode-se ver Batman – vestido com equipamento para deserto – é um prisioneiro do exército do Super-Homem. Super-Homem, com uma expressão dura, quase de desdém puro, aproxima-se confiantemente de Batman e insensivelmente remove a máscara do herói, revelando a identidade de Bruce Wayne aos soldados presentes. E nesse momento os dois partilham um olhar cheio de ódio.
Bem, é fácil para alguns fãs saltarem para conclusões negativas sobre como BvS irá retratar Super-Homem – afinal, Homem de Aço foi um filme polarizador, parcialmente porque alguns fãs acharam que Super-Homem não era tão inspirador como devia ser. E agora vê-lo como uma personagem tão fria e hostil certamente não vai melhorar a imagem do Super-Homem de Henry Cavill. Contudo, é importante notar que esta cena sombria é provavelmente uma dos pesadelos de Batman – durante a New York Comic-Con 2015, uma action figure revelou que o fato de deserto do Batman chama-se «Knightmare Batman». Os soldados também são estranhos – se Super-Homem está a ser julgado em tribunal como se viu no trailer, que governo lhe deu um exército? Que pessoas pintem a cara de vermelho é aceitável, são fãs, mas daí a conseguir soldados com uniformes oficiais e armas vai um passo enorme. Super-Homem realmente já teve soldados nas bandas-desenhadas, como na prequela para Injustice: Gods Among Us, mas aí ele era o vilão da história, depois de ter perdido a cabeça devido a Joker ter morto a Lois Lane.
Por isso, a combinação do fato com o Super-Homem agir de forma tão diferente do que devia e os soldados, tudo faz mesmo parecer que esta cena provavelmente será um pesadelo de Batman em que o Supes usou o seu imenso poder para destruir e governar a Terra.
Um novo trailer completo para o filme vai estrear dia 2 de Dezembro, no programa Jimmy Kimmel Live.
Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça estreia nas salas Portuguesas a 24 de Março do próximo ano.
Lê mais sobre Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça.