Chegou um novo trailer para Batman V Super-Homem: O Despertar da Justiça e foi espetacular – deu aos fãs novas imagens da Mulher-Maravilha, um pouco de humor, e também a confirmação oficial de um rumor de longa data envolvendo uma ameaça que o Homem de Aço nunca enfrentou no grande ecrã.
O trailer começa e dá um primeiro vislumbre de Clark Kent no seu papel de jornalista de boas-maneiras para o grande jornal metropolitano The Daily Planet. Encontra-se numa passadeira vermelha nalgum tipo de evento social e inesperadamente conhece algumas de outras figuras importantes da DC – não aparece neste trailer, mas a cena com Diana de Themyscira em vestido de gala deve certamente decorrer neste evento.
É preciso notar que o fotógrafo ao lado de Kent não é Jimmy nem provavelmente ninguém do The Daily Planet, pois comenta «Tu deves ser novo.»
Clark não reconhece Bruce Wayne – um dos mais ricos e mais poderosos homens do mundo – o que sugere que Bruce foi convidado em cima da hora e ninguém sabia que ele iria aparecer. Qualquer jornalista decente iria fazer um pouco de pesquisa sobre os convidados na lista do evento.
O seu primeiro instinto é questionar Bruce sobre Batman, que pelos vistos Clark não aprova.
Há aqui certos toques pós-Crisis on Infinite Earths na relação entre os dois – em The Man of Steel #3 de John Byrne, Super-Homem não gosta muito dos métodos de Batman e até tenta prendê-lo sob custódia, enquanto este último considera Super-Homem ingenuo e potencialmente perigoso.
Viu-se já no último trailer mas foi tão rápido e não lhe foi dada muita importância, mas Batman neste filme marca de facto os criminosos que apreende – até aparece nos jornais e isso parece fazer parte do que incomoda tanto Clark.
É preciso notar que muito da mitologia inicial de Batman era muito influenciada por Zorro – por isso a ideia de marcar criminosos é basicamente o equivalente de cravar um Z.
Existe uma teoria online que esta marca é deixada por um taser personalizado que não deixa danos permanentes, o que torna a coisa um pouco mais à Batman.
Ao chamar hipócrita a Clark, Bruce sugere que o Planet está louco com o Super-Homem, sem considerar que ele é potencialmente extremamente perigoso. Já surgiu no outro trailer – e aparece mais tarde neste também – que Bruce estava em Metropolis durante a batalha entre Super-Homem e o General Zod e a sua razão para não confiar nele é pessoal.
Ele critica não apenas Super-Homem como a mania de The Daily Planet fazer reportagens à la revista cor-de-rosa a gabar as suas boas ações – aqui vê-se mais uma vez o Homem de Aço a resgatar um foguete Russo e pessoas vítimas de uma cheia.
Mas esta discussão é uma que muitos fãs gostariam de ver – se o conflito entre Batman e Super-Homem for porque cada um deles acredita piamente que está a fazer o melhor pela humanidade e não por razões mesquinhas como por vezes tem parecido na campanha promocional do filme, é muito melhor para explicar porque nenhum deles é o mau da fita.
Por debaixo da estátua de Super-Homem existe um memorial para as vítimas que pereceram na Batalha de Metropolis – vê-se velas, enlutados, uma mulher que pela sua estatura pode ser Mulher-Maravilha em roupas civis, e a personagem ainda desconhecida de Scoot McNairy numa cadeira de rodas.
E Bruce faz aqui uma referência mais do que óbvia a Joker e confirma a longa suspeita que se tinha que por esta altura o Palhaço do Crime já matou Jason Todd e a estátua ou fato de bronze é uma espécie de monumento em honra do perdido Robin que foi profanado.
Desta vez o trailer passa mais tempo no shot da estátua e Bruce chama a Super-Homem «uma aberração vestida de palhaço.»
É então que Lex Luthor se junta ao grupo.
Aparentemente foi ele que puxou os cordelinhos para os dois se encontrarem – só resta perguntar porquê? Será que sabe a identidade secreta de um ou até de os dois super-heróis?
Lex é campy e animado, o tipo de vilão que não se tem visto recentemente nos filmes da DC e talvez remanescente da forma como Gene Hackman interpretou a personagem.
E vê-se um pouco mais da sequência do deserto.
Isto realmente parece ser uma sequência de fantasia – como o que aconteceu em Homem de Aço com Super-Homem vestido de negro a ser engolido por um mar de caveiras.
«Sabe qual é a mais velha mentira na América, Senadora?», pergunta Lex Luthor à Senadora Finch. «Que poder pode ser inocente.»
Aqui vê-se mais imagens antigas, em que Super-Homem aparece em frente de um comité do Congresso, presumivelmente para responder devido aos acontecimentos da batalha final do último filme.
É interessante que a Senadora em frente do comité pode estar no bolso de Luthor.
Aqui também se vê a personagem de McNairy na cadeira de rodas.
Claro que Luthor não acreditar que poder pode ser inocente é uma das razões mais importantes para o conflito entre si e Super-Homem, uma vez que Clark foi criado para ser a pessoa menos cínica do mundo – mas em Homem de Aço os Kent eram um pouco paranóicos, por isso vamos ver como essa mudança vai mudar a dinâmica entre as duas personagens.
Neste trailer vê-se bem o layout da nova Batcave – tem múltiplos níveis, muitas engenhocas, o já mencionado memorial para Robin e uma cascata no meio.
Alfred Pennyworth tenta convencer Bruce a não entrar em guerra com Super-Homem, dizendo que é suicídio, que não tem hipóteses de ganhar – mas Bruce não quer saber, afirmando que Super-Homem «trouxe a guerra até nós.»
E aqui vê-se uma montagem de Batman na sua armadura de O Cavaleiro das Trevas Regressa à porrada com Super-Homem – e depois alguns planos de o avião de Batman como se viu já no primeiro trailer.
E vê-se o avião a disparar contra Super-Homem o que parece um calibre alto, ou pequenos misseis, e embora isso já tenha deixado algumas pessoas a queixarem-se, é preciso pensar que Batman sabe que não consegue matar Super-Homem e ele já usou armas várias vezes nas bandas-desenhadas, embora muitos fãs gostem de se esquecer disso.
Um trope que é muito usado hoje em dia, mas costumava ser um pouco raro ver Super-Homem ficar tão irritado que os seus olhos de raios de calor ficavam vermelhos – cresceu em popularidade nos anos 90 e 00, e passou de uma coisa ocasional para é-assim-que-sabes-que-Super-Homem-está-irritado.
Tal como fez com que Clark e Bruce se conhecessem, Luthor gaba-se a Lois Lane que foi ele que provocou a luta entre Batman e Super-Homem.
Porquê? Porque acha que Batman consegue vencer Super-Homem – e se não conseguir, ele tem um Plano B.
E vê-se um pouco desse Plano B em ação – num shot que já se viu antes!
O trailer passado foi editado de forma a parecer que Super-Homem tinha mandado um raio de calor dos olhos potencialmente fatal – vejam só o tamanho daquilo! – contra Batman. Havia teorias online que podia não ser um raio de calor, mas aqui é basicamente confirmado, uma vez queé revelado um candidato mais provável para ter criado tal raio.
Acontece tão rápido mas durante a parte em que Batman dá a Super-Homem o discurso de «tu vais aprender o que significa ser homem», vê-se Super-Homem a sangrar.
Entre essa linha de diálogo, Super-Homem a sangrar, e ele a aparentemente não conseguir voar quando Batman o ataca na claraboia, parece que Super-Homem está incapacitado, talvez sofrendo os efeitos de Kryptonite – em O Cavaleiro das Trevas Regressa de Frank Miller, o Super-Homem fica fraco devido a uma seta de Kryptonite, por isso será possível que Stephen Amell tenha um pequeno cameo? Nah.
Alguns fãs especulam que estes estranhos monstros alados que atacam enquanto Batman se confronta com os soldados de Super-Homem, são os lacaios de Darkseid.
Parece pouco provável porque – além de ser duvidoso que a sequência do deserto não seja um pesadelo – corre o rumor que Darkseid será o vilão dos filmes de Liga da Justiça, por isso parece estranho que os Parademons apareçam tão cedo.
«Se eu quisesse, tu já estavas morto.»
Há muito conteúdo só nesta linha de diálogo, e o menos importante nem é que arruina a filosofia que Batman-consegue-vencer-tudo-e-todos que a DC parece ter adotado desde O Cavaleiro das Trevas Regressa.
E também faz lembrar um painel da mesma banda-desenhada de Byrne.
Se não for apenas para enganar, e o Super-Homem realmente “ganha” contra Batman, poderá ser isso o que começa o que vem a seguir?
Seja o que for que Luthor usa para transformar o cadáver de Zod sem dúvida que parece alienígena – pertencerá ao Codex Kryptonian?
Se tiverem lido a banda-desenhada The Death of Superman, podem pensar que o rosto da versão cinematográfica de Doomsday é muito inspirado pelo design de Dan Jurgens e Tom Grummett no início da história.
Quando o seu uniforme se rasga e ele fica mais visível na BD, ele parece ter um aspeto mais composto, mas no início o nariz achatado e os dentes expostos vieram principalmente desses dois artistas.
O raio de calor anteriormente mencionado parece então vir de Doomsday.
Há aqui um problema – ele parece-se imenso com outro vilão cinzento da DC, Darkseid, o governante de Apokolips… tanto que é preciso perguntar como irão diferenciá-los.
E aparece a Mulher-Maravilha!
Esta é possivelmente a revelação mais fixe de um super-herói num trailer, ou sequer filme, de sempre.
Uma embaixadora da paz entra em ação para lutar contra uma força destruidora massiva, salvando Batman no processo.
E depois disso têm-se um pouco de humor, algo que tem andado em falta nos filmes da DC ultimamente.
E também se ouve a voz do Batman de Ben Affleck pela primeira vez – no trailer anterior, com a armadura de metal, a voz era falsa e alterada.
Aqui é baixa e rouca, mais parecida com a de Michael Keaton do que com o cancro da garganta de Christian Bale.
E Batman fez uma piada… bem, mais ou menos. Foi engraçada, não?
A Trindade.
O melhor shot do trailer, com Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha unidos pela primeira vez em filme live-action contra uma ameaça em comum.
Pode-se argumentar que este trailer revelou demais, que Doomsday deveria ter continuado em segredo até à estreia, e que a entrada estilosa da Mulher-Maravilha no filme também – mas não deixa de ser um trailer excitante que sucede em criar o hype necessário para o filme.
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