Yu Suzuki, o criador e responsável máximo pelos dois jogos de Shenmue, discutiu algumas das suas ideias para a sequela que está em desenvolvimento para PlayStation 4 e PC.
Numa entrevista ao website DualShockers, Suzuki responde a várias questões acerca do projecto Shenmue III, desde a data de lançamento, até à decisão de programar o jogo no motor Unreal Engine 4, enquanto toca no assunto da sua controversa relação com a Sega, que tem os direitos de propriedade intelectual (PI) do jogo, mas que não será a editora do mesmo.
Também durante a mesma entrevista, ainda refere o regresso de Lan Di e um novo poderoso trio de bosses, e indica, muito subtilmente, que Shenmue III pode, eventualmente, chegar à Xbox One. Quando confrontado com a questão das negociações com os executivos da Microsoft, acerca de uma versão para a Xbox One, este apenas responde com
“Vou deixar-te imaginar a resposta.”
Não ficou claro se Suzuki discutiu com a Microsoft uma versão para o seu sistema caseiro, mas é sabido, para já, que a Sony ajuda neste projecto monetariamente.
Sobre as mecânicas de jogo, o responsável apenas afirma que o controlo de Shenmue III será mais simplificado, e o combate terá um efeito mais cinematográfico, mais próximo de um filme. Também aproveitou para revelar que a meta do jogo é correr a 30fps, já que a 60fps certamente surgiriam quebras.
Também afirmou que, como vários projectos em Unreal Engine 4, que os PC são tecnicamente a plataforma base do desenvolvimento, mas a dada altura a produção ficará focada na Playstation 4, e depois programará novamente para PC.
Relativamente a sua relação com a Sega, Yu apenas responde.
“Eu fui o criador da série Shenmue, então a Sega deixa-me fazer as decisões referente a esta PI. A Sega confia em mim porque sou quem conhece mais acerca do funcionamento da série.”
A entrevista na íntegra pode ser lida aqui