“XXV.”
Como eu adoro Velas Negras! Eu sei que reclamei no princípio da temporada mas isto está cada vez melhor. Que episódio fabuloso.
Rackman provocou uma tempestade em Nassau e colocou Woodes, Eleanor e Max numa situação difícil. Mesmo quando Max consegue convencer Anne a trocar o ouro pelo Rackman, os espanhóis viram o jogo e exigem que lhes seja entregue o ouro e Rackman. Adorei ver a reacção de Max. Impotente e obrigada a trair Anne em prol de um bem maior, Max vê que a posição outrora ocupada por Eleanor não é fácil. Agora ela começa a perceber que não são só rosas, a gestão de Nassau. Eleanor sempre trabalhou para Nassau e traiu tudo e todos para assegurar o bem estar da ilha. Max percebe isso agora. Nassau está acima de tudo.
Continuo a não perceber Eleanor. Não sei se ela realmente está apaixonada por Woodes e fiel a ele ou se é tudo um jogo. Claro que há atracção, mas ela entregou-se completamente só depois de vir a saber que os homens de Woodes conspiravam contra ela. Soou-me a necessidade. Quanto mais perto de Woodes está, mais segura. Mas até pode ser tudo fruto da minha imaginação, no entanto Eleanor tem um passado de traidora e manipuladora, por isso mantenho as minhas dúvidas.
No outro pólo da história, Silver roubou as atenções. Que cena crua, brutal, assustadora. Silver foi gélido no seu discurso no bar, explodiu completamente quando Dufresne lhe confrontou. Pensando agora mais calmamente, era a única saída dali. Dufresne estava a desvanecer a aura de mistério e medo que Silver estava a criar em volta de Flint. Se isso acontecesse a sua ida a Nassau seria um falhanço. Matar Dufresne daquela forma, usando a sua perna de metal, alvo de chacota, fez passar uma mensagem. Eles são reais, Flint é real, e mais importante, Silver não é fraco só porque não tem uma perna. Aliás, ele é cada vez mais poderoso. Essa mensagem tinha de ser passada e a morte de Dufresne veio mesmo a calhar. Pessoalmente adorei que ele tivesse morrido. Era talvez o maior traidor a pisar Nassau, desde sempre.
Facto interessante foi Silver confidenciar a Flint que está a adorar a sua descida às trevas e que percebe perfeitamente o que Flint sentiu no passado. A personagem de Silver passou de ser uma das mais odiadas, a uma das mais brilhantes da série.
Falando mais na generalidade do que foi o episódio. Estou a gostar da mudança gradual do tom da série. As personagens estão a criar um elo de ligação forte, uma amizade. O facto de Vane, juntamente com Anne, entregar o ouro aos britânicos mostra isso. Ao entregar o ouro aos britânicos têm uma hipótese de depois roubá-lo e salvar Rackman. Isto é muito importante. No passado o bem estar de Rackman e da maioria das pessoas não era considerado. Agora é. Essa amizade está a ficar forte e estamos a ver a criação de um grupo de piratas bastante interessante. Tendo em conta que no passado eram todos inimigos.
Tenho também de referir a evolução de Rackman e Silver como personagens. Esta é a temporada deles. Estão a sair da orla das personagens secundárias e a tornarem-se relevantes para o desenrolar da história. Estou a adorar.
Faltam três episódios para acabar a temporada e estou completamente mergulhado em Velas Negras. Não acredito como me consegue surpreender em tudo, desde as acções, aos diálogos, às emoções. É uma das melhores séries da actualidade. Isso é um facto.