Um guia para te preparar para a temporada 5 de A Guerra dos Tronos.
Página 1 – Introdução
Página 2 -Casa Targaryen
Página 3 – Casa Stark
Página 4 – Casa Lannister
Página 5 – Casa Baratheon
Página 6 – Casa Bolton e Além da Muralha
ATENÇÃO! Este artigo contém spoilers!
-LOL!
Bem vindos à Guerra dos Tronos!
No seguimento de O que já sabemos sobre A Guerra dos Tronos, temporada 5 foi-me pedido este artigo que vos apresento e pensando não só nos meus companheiros westerosis que tem memória de peixe, mas também nos meus caríssimos amigos que se querem aventurar na Guerra dos Tronos, surge esta grande colaboração entre fãs quer dos livros quer da série, e a quem deverão agradecer também por este artigo: Mónica Martins que redige para a secção Manga & Anime e Mariana Martins, uma grande fã dos livros que aceitou colaborar connosco em troca de Vampirinhos..(eu depois mando-vos a conta!) quaisquer semelhanças entre estas duas personagens são pura coincidência!
O Mundo da Guerra dos Tronos é povoado por personagens intrincadas numa mímica consistência psicológica tão aguçada e refinada quanto a de um individuo real. O Mundo Conhecido, já possuí milhares de anos de História fundamentada em gloriosas Batalhas, Heróis intemporais, Reis, Alquimistas, Grandes Septãos e até bobos e malabaristas; mas é também profundamente enraizada em mitos e contos da era anterior aos Primeiros Homens que conquistaram e reivindicaram Westeros para si. É uma História banhada de magia e de natureza fantástica, com jornadas épicas dignas de serem contadas pelas amas às crianças antes de adormecerem e adornarem os seus sonhos de fantasia…ou não? O Inverno está a chegar e traz consigo ao de cima todos os segredos do Passado.
Westeros é um continente dividido por uma ampla Muralha de Gelo que separa o Norte do Sul, onde se encontra o fulcro desta melodia de gelo e fogo: os Sete Reinos: Reino do Norte (Winterfell da Casa Stark), Reino do Vale e do Céu (Vale Arryn da Casa Arryn), Reino das Ilhas e dos Rios (Ilhas de Ferro da Casa Greyjoy), Terras Ocidentais ( Rochedo Casterly da Casa Lannister), Reino da Campina (Jardins de Cima da Casa Tyrell), Terras da Tempestade (Ponta Tempestade da Casa Baratheon) e o Principado Dorne (Lançassolar da Casa Martell). Separado pelo Mar Estreito de Essos, o segundo continente do Mundo Conhecido que é banhado em grande parte pelo Mar Dothraki e palco das Cidades Livres.
Pensando em todos os que ainda não se aventuraram a mergulhar nestas crónicas de gelo e fogo, nós fizemos uma colaboração para preparar-vos e convidar-vos a todos vós a se deixarem levar por esta grande torrente de emoções que vai compor a 5ª Temporada da Guerra dos Tronos! Apaixonem-se pelas facetas das personagens e caminhem sobre montanhas íngremes de gelo fino e passagens obscuras com a bênção dos Sete novos, dos Antigos, do Afogado e do Vermelho, eu vos deixo para que descortinem vocês mesmos um rumo nesta jornada que vai unir leitores e espectadores como nunca antes se viu numa temporada! Numa aventura a que é impossível ficar indiferente e não tirar partido de uma Casa ou outra… acreditem ou não, até eu inicialmente com muita relutância fiz 3 tentativas de ver a série e demorei quase 2 anos a ler o primeiro livro….também eu nunca leio só um livro ao mesmo tempo e facto é que GOT não é fácil de se começar sabendo que tens ainda mais uns 9 livros pela frente( em Portugal ser assim)!
Muito sucintamente, vamos recapitular aqui as primeiras temporadas.
Casa Stark
A mão do rei, Jon Arryn, morreu (possível assassinato) e o rei dirige-se a Winterfel para fazer de Eddard Stark a próxima mão, juntamente com os outros membros da família real e a corte. Enquanto trepava as muralhas do castelo, Brandon vê Cersei e o irmão gémeo juntos, e Jaime atira-o da muralha, mas Bran sobrevive. Entretanto, Ned aceita o pedido do rei e parte para Porto Real, levando consigo Arya e Sansa. Jon parte com o tio Benjen para a Muralha, para se juntar à Patrulha da Noite. Rob ocupa o lugar do pai como Senhor de Winterfell. Pouco tempo depois, um homem tenta assassinar Bran, mas Catelyn e o lobo de Bran impedem-no. Catelyn suspeita que a tentativa de homicídio veio dos Lannister, e parte para Porto Real para avisar Ned. Ned descobre que os filhos da rainha e do rei são na verdade frutos do incesto entre Cersei e Jaime, facto que valeu a morte a Jon Arryn. O rei volta de uma caçada ferido, acabando por morrer e deixar Ned como rei regente. Ned confronta Cersei e o pequeno conselho com a verdade dos “filhos” do rei, mas é acusado de traição e sentenciado à morte. Arya consegue escapar, enquanto Sansa fica retida na corte, presa ao compromisso de se casar com Joffrey. Com a morte do pai, Rob declara guerra aos Lannister, auto proclamando-se Rei do Norte, e Catelyn parte para ajudá-lo. Jon continua a esforçar-se para fazer o juramento dos Irmãos da Patrulha da Noite, enquanto espera que o tio Benjen, perdido em patrulha para lá da muralha, seja encontrado. Bran acorda, mas as coisas estão diferentes. Ele está paraplégico, e tem uns estranhos sonhos com o corvo de três olhos.
Rob oferece aos Lannister paz em troca da independência do norte, enquanto Theon é mandado de volta a casa para forjar aliança entre o Norte e Ponta Tempestade, e Catelyn procura o apoio de Jardim de Cima, onde assiste à morte de Renly, e acaba por fugir com Brienne, cavaleira da guarda Arco-íris. Os Lannister não aceitam os termos de Rob. O Rei do Norte fica chocado quando sabe da traição de Theon, e envia homens para retomar Winterfell. De alguma maneira, Bran e Rickon conseguem esconder-se e sobreviver, mas ao exército de Rob chegam só as notícias enganosas de Theon. Entretanto,Rob tem de se preocupar com o prisioneiro Jaime Lannister, que Catelyn, no desespero da morte dos filhos mais novos, ajuda a escapar, com a esperança de salvar as filhas. Rob apaixona-se por uma rapariga e casa-se, contra os conselhos da mãe. Arya parte a caminho da Muralha, vestida de rapaz, com Yoren, da Patrulha da Noite, e um bando de orfãos e criminosos. Na estrada, são atacados por soldados Lannister. Yoren acaba morto e Arya é levada como prisioneira para Harrenhal. Lá, ela “recebe” três mortes do prisioneiro Jaqen H’ghar. Finalmente, com a ajuda do prisioneiro, Arya e 2 amigos conseguem escapar de Harrenhal, e Jaqen H’ghar dá-lhe a moeda. Apesar do fogo em Winterfell, Bran e Ryckon conseguem escapar com a ajuda de Osha e Hodor, seguindo em direcção à Muralha.
Depois de ser informado da pilhagem a Winterfell e do desaparecimento de Bran e Rickon, Rob desvia a atenção da guerra para atender ao funeral do avô e pai de Catelyn, em Correrio. Depois de algumas insulências por parte de aliados e de uma execução, Rob começa a perder alianças, e vira-se para os Frey à procura de uma nova aliança. Mas o acordo era casar Rob com umas das filhas de Lorde Frey, mas como ele já está casado, decide-se que o seu tio Edmure tomará o seu lugar. Tudo parece correr bem durante o casamento, até Frey mandar matar Catelyn, Rob e a mulher Talisa, que estava grávida, juntamente com grande parte dos seguidores de Rob, evento que fica conhecido como o Casamento Vermelho. Arya e os seus pequenos companheiros chegam também a Correrio, mas são desviados por um grupo de anarquistas rebeldes, a Irmandade sem Estandartes, onde um prisioneiro revela a identidade de Arya. Ela acaba por seguir este estranho grupo até à cave onde se escondem, com um dos amigos que trouxe de Harrenhal, Gendry. O Cão de Caça mata Lorde Beric num julgamento por combate. Este depois é ressuscitado pelo Deus da Luz. Gendry decide ficar com o grupo, enquanto é decidido que Arya deve ser escoltada até Rob. Antes de Arya partir Melisandre leva Gendry para Pedra do Dragão, já que ele é um bastardo de Robert e por isso herdeiro ao trono. Arya escapa da irmandade, mas é capturada pelo Cão de Caça, que quer levá-la a Lorde Twin. Arya chega às Torres Gémeas e assite a parte do Casamento Vermelho, mas o Cão de Caça deixa-a inconsciente e leava-a para um sítio seguro. Os dois assitem mais tarde a algums soldados Frey a desrespeitar os restos mortais de Rob, o que leva Arya a matar um homem pela primeira vez. Bran e Ryckon, acompanhados de Hodor e Osha, encontram os os irmãos Jojen e Meera Reed. Jojen também tem sonhos como Bran, e diz-lhe que ele é um Warg, capaz de entrar na mente de animais. Eles continuam a seguir para norte, para encontrar o corvo de três olhos, que pelos vistos fica para lá da Muralha. Durante uma tempestade, Bran consegue acalmar Hodor entrando na sua mente provando verdadeiras as palavras de Jojen. Osha, Rickon e o seu lobo separam-se do grupo, seguindo para Ultíma Lareira, enquanto Bran segue com os irmãos Reed, Hodor e Verão, o lobo gigante, para lá da Muralha.
Casa Lannister
Após a morte de Ned, Cersei passa a ser rainha regente, passando assim a controlar os sete reinos.
Uma vez eleito Mão do Rei, Tyrion leva o cargo a sério, para desagrado de Cersey, que manda os Mantos Dourados matar os bastardos de Robert, mesmo bebés, para assegurar o trono. Tyrion arranja forma de mandar a princesa Myrcella para Dorne, contra os desejos de Cersey. Joffrey passa o tempo a atazanar Sansa, que, desde que viu o seu príncipe mandar executar Ned, percebeu que os contos de fadas só acontecem nas histórias. O insolente do Joffrey desencadeia uma revolta do povo descontente, onde quase morre, e Sansa é quase violada. Porto Real está então sob ataque de Stannis, que usa a sua numerosa frota como arma, mas Tyrion contra ataca com o fogo vivo. Ainda assim a batalha parece perdida, até que Loras Tyrell chega com as forças do falecido Rei Renly e ajuda a derrotar Stannis, aliando-se assim aos Lannister. Sansa é então esquecida como prometida de Joffrey e substituída por Margaery Tyrell, irmã de Loras e viúva de Renly.
Tyrion sobrevive ao ataque, mas em muito mau estado, para ser “bem-vindo” pelo pai, nova mão do rei. Tyrion é então promovido a Mestre da Moeda, enquanto o Mindinho enviado para o Ninho de Águia, para falar com Lysa Arryn. Para contrariar o plano dos Tyrell de casar Loras e Sansa e controlar assim o Norte, Tyrion consegue que Sansa fique prometida a ele e Loras a Cersey, mantendo os Lannister no poder dos Sete Reinos. Os Lannister continuam preocupados com o perigo que Daenerys Targeryen representa, mas Tyrion afirma que ela ainda é uma criança. Dá-se então o casamento entre Sansa e Tyrion, que a trata como uma criança e não como uma mulher. Ele é criticado pelo pai por Sansa ainda não estar grávida, porque sem um herdeiro não podem controlar o Norte. Margeary Tyrell começa a caridade com os orfãos de Porto Real, começando o seu acto de princesa amada por todos como futura rainha dos Sete Reinos. Margeary e a sua avó, a Rainha de Espinhos, convencem Sansa a falar do máu carácter de Joffrey. Jaime continua a ser escoltado por Brienne a caminho de Porto Real, mas acabam por ser capturados. Jaime consegue evitar que Brienne seja violada, mas em troca é-lhe cortada a mão da espada. São então enviados a Lorde Bolton, que decide enviar Jaime para Porto Real, e condena Brienne a lutar com um urso. Jaime volta atrás para salvá-la e partem juntos para Porto Real. Quando chegam à capital, Jaime reune-se com Cersei.
Casa Targaryen
Viserys vende Daenerys a Drogo como esposa, em troca do exército dele para conquistar os Sete Reinos. Daenerys acaba por se opor ao irmão, que é morto com uma panela de outro derretido, de tanto exigir a coroa. Daenerys fica grávida de Drogo, mas quando ele está quase a morrer, ela abdica do filho para o salvar. No fim, não fica com nenhum dos dois. Ela prepara-se para morrer na pira funerária do marido, onde coloca os ovos de Dragão que recebeu no casamento, mas sobrevive, e dos ovos de dragão nascem três dragões, os únicos de uma espécie que se pensava extinta.
Após a morte de Drogo, o exército dele dispersa, deixando Daenerys quase sozinha, enquanto ruma em direção aos Sete Reinos e ao trono que lhe pertence. Após uma longa viagem, Daenerys chega ao Reino de Quarth, onde procura alugar um navio para levar os seus até Westeros.
Daenerys chega a Astapor para comprar um exército de Imaculados, e oferece um dragão e troca de todo o exército e da escrava tradutora, contra todos os conselhos que lhe são dados. Assim que consegue o exército, Daenerys orde aos Imaculados que matem os seus antigos mestres, e declara-os livre. Eles acabam por segui-la, e ela recupera o dragão que tinha vendido. Daenerys parte com o seu exército e chega à cidade de Yunkai, onde lhe é jurada lealdade pelos senhores da cidade. Daenerys invade entao a cidade, libertando todos os escravos, que a idolatrizam como Mhysa, que significa “mãe” em Ghiscari.
Casa Baratheon
O rei tem dois irmãos, Stannis e Renly. Ambos sabem que Joffrey não é um herdeiro legítimo à coroa.
Em Pedra do Dragão, Stannis jura lealdade ao Deus da Luz, o deus da Feiticeira Vermelha, Melisandre, e torna pública a sua intenção de ser rei e a ilegitimidade de Joffrey herdar o trono. Stannis prepara então a forta para atacar Porto Real. Após a derrota, na Batalha da Água Negra ele voltar a Pedra do Dragão com forças reduzidas, mas Melisandre dá-lhe novas esperanças.
Davos Seaworth, súbdito de Stannis e seu conselheiro, é salvo da Batalha das Águas Negras e chega a Pedra do Dragão, onde tenta matar Melisandre. Mas a Feiticeira Vermelha é tão vil que o veneno não a mata. Davos é então tomado prisioneiro por traição ao Rei Stannis. Melisandre deixa Pedra do Dragão, não se sabe para onde. Stannis liberta Davos, e Melisandre chega a Pedra do Dragão com Gendry. Ela usa o sangue do herdeiro ao trono para um ritual, onde Stannis evoca os nomes de três inimigos: Rob Stark, Balon Greyjoy e Joffrey Baratheon. Davos deixa Gendry fugir, e Stannis recebe a carta da Patrulha da Noite. Seguindo os conselhos de Melisandre e Davos, ele decide avançar para norte, para ajudar os homens de negro.
Casa Greyjoy
Uma vez em Ponta Tempestade, Theon quer provar ao pai que é um verdadeiro homem das Ilhas de Ferro, e leva alguns homens do pai para tomar o castelo de Winterfell, traindo todos os que o criaram e viram crescer. Para seu desagrado, Bran e Rickon desaparecem, e ele acaba por matar dois rapazes aproximadamente da mesma idade para assustar os moradores do castelo e mostrar a sua “força”. Então, os seus homens traem-no e ateiam fogo ao castelo.
Depois do Casamento Vermelho, Roose Bolton toma poder do Norte, nesse seguimento, Theon foi tomado cativo após a pilhagem a Winterfell e é torturado, até ser “salvo”, apenas para voltar a ser torturado. A irmã de Theon, Yara, começa uma operação para salvar Theon.
Patrulha da Noite
Estranhos desaparecimentos em expedições ao Norte da Muralha levam a buscas por desertores. No retorno, rumores de mitos desenterrados do passado retornam a assombrar o nossos dias.
Os membros da Patrulha da Noite que partiram em busca dos membros da expedição de Benjamim Stark tomam abrigo na casa de Craster. Jon fica chocado quando descobre que Craster oferece todos os filhos varões aos Caminhantes Brancos, e acaba por, juntamente com Sam, ajudar umas das filhas de Craster que está grávida e acha que é um rapaz. Então, os membros da Patrulha da Noite partem para o círculo dos Primeiros Homens.
Alguns membros da Patrulha da Noite sobrevivem ao ataque dos Caminhantes Brancos, e partem a caminho da Muralha. Param na casa de Craster, mas as coisas não correm bem, resultando na morte de Lorde Mormont e de Craster. Sam acaba por fugir, levando consigo Ginny, que deu à luz um rapaz e não quer perdê-lo, chegando depois à Muralha. Sam cruza-se com Bran, guiando-o para lá da Muralha, e dirige-se depois a Castelo Negro, onde ele e o Mestre Aemon enviam corvos para todos os cantos de Westeros a avisar dos Caminhantes Brancos.
Para lá da Muralha (durante a 3ª Temporada)
Jon é levado a Mance Rayder, o líder dos Selvagens, Rei para lá da Muralha, e jura-lhe lealdade. Ele é então enviado, juntamente com outros Selvagens para escalar a Muralha, enquanto a Patrulha da Noite está enfraquecida da batalha. Jon envolve-se então com Ygritte, a selvagem que não foi capaz de matar antes. Depois de se recusar a matar um homem inocente, Jon é quase morto, apenas para ser salvo por Bran, que usa os seus poderes de Warg para ajudar o irmão. Jon consegue fugir, sozinho, deixando a fúria de Ygritte para trás. Depois de perseguido por Ygritte e gravemente ferido pelas flechas dela, Jon desmaia às portas de Castelo Negro, recebendo ajuda de Sam.
Página Seguinte -Casa Targaryen