Convosco está o vosso enviado do mundo dos Videojogos, que neste momento tem apenas três horas de sono porque esteve a assistir à Conferência da Sony em directo e tem o prazer de poder partilhá-la convosco, leitores do Cubo Geek. A viagem vai ser longa, vamos encontrar grandes surpresas, por isso apertem os cintos e vamos lá!
A Tokyo Game Show ainda nem sequer começou e eu já estou tão entusiasmado e contente por possuir uma PS4 que nem imaginam.
A conferência arrancou com o Big Boss himself! O senhor responsável por toda a família Playstation, Shuei Yoshida, que logo a abrir revela novas cores para as nossas PSvita disponíveis a partir de Outubro.
Também nos brindou com um título candidato a jogo do ano, o Bloodborne. O Shuei anunciou que Bloodborne vai receber uma expansão já este Novembro chamada Bloodborne Old Hunters. Esta nova visão do mundo de Bloodborne estará disponível tanto em formato digital como físico, dia 24 de Novembro a versão digital e dia 3 de Dezembro a edição física, com o jogo original e a expansão em separado. Pensavam que o vosso sofrimento tinha acabado? Ainda mal começou porque o Shuei afirma que este Bloodborne será AINDA mais intenso e desafiante. Haja sanidade meus amigos!
Em seguida tivemos um título que para nós não é muito popular mas acreditem que no país do sol nascente é bastante. Minna no Golf ou, para nós público ocidental, New Hot Shots Golf, será uma realidade e estará disponível para as nossas Playstation 4 em 2016.
Yare yare daze, chegamos agora ao que gosto de chamar de primeiro impacto nesta conferência e em dose dupla! Foi anunciado que teremos também Kat nas nossas Playstation 4 já a partir de 12 de Outubro. A Sony anunciou que Gravity Rush (Gravity Daze) terá uma versão remasterizada, e esta edição contará com uma Figma (figura) da Kat. Pensavam que ficávamos por aqui? Tsk Tsk Tsk (ok chega de referências a JoJo) nada mais longe da verdade. Este anúncio serve de aperitivo para Gravity Rush 2, que chegará às nossas PS4 durante o próximo ano. A Sony confirmou que este Remaster será lançado na Europa a 10 de Fevereiro de 2016 e incluirá no disco todos os conteúdos adicionais lançados para a versão PSvita. Em muitos casos este é um jogo único e aconselho vivamente se forem possuidores de uma PSvita ou Playstation 4.
2016 marca o décimo aniversário da série Ryu no Gotoku (Yakuza) no Japão, por isso a Sega subiu ao palco e anunciou que Ryu no Gotoku Kiwami, um remake do primeiro jogo com novos elementos e personagens jogáveis será lançado dia 21 de Janeiro no Japão quer para Playstation 3 como para Playstation 4. Para já não temos data prevista para o ocidente. A Sega também se adiantou e anunciou que Ryu no Gotoku 6 será lançado em Outono de 2016 no Japão. Parece um grande ano para fãs de Yakuza.
Este domingo o vosso amigo resolveu apresentar no seu grupo do Facebook Huenime propostas parvas, irrealistas e que muito dificilmente veriam a luz do dia. Qual foi o meu espanto quando uma delas se tornou realidade! The King of Fighters XIV será lançado para já apenas no Japão para PS4 em 2016; do pouco que vi parece estar muito mais próximo de um Maximum Impact do que um KOF clássico na sua essência, thank you Chinese Overlords!
Depois com muito espanto meu tivemos a Ubisoft em palco? Mas esta é uma conferência focada para um público Japonês o que faz uma empresa ocidental em palco? Para mostrar mais informações sobre For honor claro está! Este jogo mistura conceitos de Musou (Dynasty Warriors) um género muito apetecido pelos nossos amigos japoneses, e uma mecânica de jogo muito real, podem ler mais em pormenor acerca deste jogo na minha cobertura sobre a E3 aqui no Cubo Geek. Seguidamente foi revelado que controlaremos o celebre assassino Jack the ripper em Assassins Creed Syndicate.
Logo depois vejo o logo da Namco Bandai Entertainment e o seu responsável máximo a subir ao palco. Será que finalmente terei novas informações sobre o seguinte capitulo da minha bem-amada serie de jogos Tales of? Pelo que parece ainda não. No entanto como Naruto chega ao fim nos próximos meses, a Bamco prepara já o seu próximo anime fighter. One Piece Burning Blood será a sua próxima aposta, ao invés de Pirate Warriors que se foca num género completamente Musou. Esta próxima encarnação de One Piece terá os combates VS como elemento principal. Para já não tem data de saída, encontrando-se apenas em projecto conjunto com a Spike Chunsoft. Ainda referente à Bamco, anunciaram que a PSvita vai receber mais uma entrega de Mobile Suit Gundam VS Force, com a adição de Mobile Suits de Gundam Reconguista in G e Iron Blooded Orphans,incluindo o novíssimo ASW-G-66 Gundam Barbatos.
Chega a vez da Tecmo Koei fazer também parte desta conferência, com dois anúncios. Um deles que ninguém esperava certamente: Toukiden 2 encontra-se em projecto para todas as plataformas Playstation, terá lançamento em 2016 e será completamente em mundo aberto. Logo após a este anúncio foi revelado que Ni-oh, um título que foi apresentado em 2005 para a Playstation 3 e está a ser desenvolvido para Playstation 4, evoluiu para uma experiência que mistura elementos de Onimusha, Ninja Gaiden e Souls series, sem dúvida um jogo que terei bem debaixo de olho.
Ainda o meu cérebro não tinha digerido esta grande revelação quando uma favorita que de quem aprecia JRPGs entra em cena. A Square-Enix afirmou que teria quatro anúncios para fazer. O primeiro seria que o próximo capítulo de Star Ocean. Star Ocean Integrity and Faithlessness já tem data de saída e será dia 25 de Fevereiro do próximo ano apenas para o Japão; cá está garantido para 2016 mas apenas para PS4. O seguinte anúncio foi referente a Saga, uma série pouco conhecida no ocidente, Saga: Scarlet Grace estará disponível durante o próximo ano apenas para PSvita. Terceiro, tivemos um novo trailer e informações sobre World of Final Fantasy, um título que acho que se estiver em mãos capazes pode ser o próximo Kingdom Hearts, apelando a crianças e fãs nostálgicos desta mítica série; é sabido que terá data a definir mas será lançado durante o próximo ano para PSvita e PS4. E quarto e último anúncio, a Square-Enix anunciou mais Kingdom Hearts para o público de PS4 digerir enquanto esperamos pelo prato principal que se chama Kingdom Hearts III.
Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter (será possível complicarem mais esta série de videojogos) é composto por três experiências complementarmente distintas:
Kingdom Hearts: Dream Drop Distance HD: originalmente lançado para a Nintendo 3DS em 2012, contará com Sora e Riku, os dois protagonistas da série, a treinarem para melhorar as suas técnicas de combate. O sistema de batalhas é mais fluído e rápido, assim como a sua exploração de cenários.
Kingdom Hearts 0.2 Birth by Sleep: A Fragmentary Passage: um novo episódio jogável onde controlaremos Aqua, que ligará todo o seu complexo enredo a Kingdom Hearts III.
Kingdom Hearts Chi: Back Cover: um filme que revelará mais acerca dos foretellers, ligando pontos de início da trama descritos no jogo para smartphones Kingdom Hearts: Unchained Chi.
Embora não tenhamos nenhuma data para o ocidente, foi confirmado pela Square-Enix que terá lançamento em 2016.
De novo a Sega lança-nos um trailer sobre a mais recente entrega de Hatsune Miku. Hatsune Miku : Project Diva Future terá lançamento no Japão em 2016 apenas em formato digital.
Chega a vez de a Capcom tomar posse do evento e anunciar os mais recentes desenvolvimentos de Resident Evil. A série Resident Evil faz 20 anos para o ano e a Capcom planeia celebrá-la na forma de um remake do criticamente aclamado Resident Evil 2 e com Resident Evil Umbrella Corps, um jogo multiplayer na terceira pessoa ambientado no universo de Resident Evil. Combates intensos e rápidos nos mais variados lugares ao longo de toda a série é o que este jogo promete oferecer. De salientar que este título estará disponível para os nossos PC também, será todo programado em Unity Engine, apenas em formato digital e custará cerca de 30 euros. Não sei se repararam mas actualmente a Sony e o PC estão a dar-se muito bem.
Depois foi a vez de o desespero invadir a conferência. New Danganronpa v3: Minna no koroshi shin gakki será uma realidade para PSvita e pela primeira vez o ursinho mais demente que existe vai dar o salto para as nossas PS4. Num tom mais suave também foi revelada a data de saída de Exist Archive, um JRPG também para estas duas consolas.
A Square-Enix volta e anuncia Ikie to Yuki no Setsuna, um produto da seu mais recente estúdio Tokyo RPG Factory. A sua premissa é a de entregar um verdadeiro RPG ao bom estilo clássico. Também em palco surgiu o responsável por Dragon Quest, que nos informou mais acerca de Dragon Quest Heroes II, e sobre Dragon Quest Builders, algo como um Justine Link meets Minecraft, o que os produtores descrevem como um Block RPG. Dragon Quest Builders tem data de saída apenas para o Japão, 28 de Janeiro para todas as plataformas actuais da família Playstation. Confesso que será uma pena se não sair do seu país.
Sem surpresa, sabemos que a Sony adora indies. Tivemos uma amostra das suas apostas Indie para o seguinte ano fiscal, e entre elas esteve presente Mighty Number 9, um jogo adiado já por algumas vezes. Pergunto-me se alguma vez sairá?
Will you take the red pill or the blue pill? É a pergunta que faremos quando a próxima entrada da família Playstation entrar nas nossas vidas. Project Morpheus já tem nome. A Playstation VR promete trazer até aos fãs da Playstation experiências únicas e imersivas como nunca antes vivemos, através da magia da realidade virtual. Tem data de lançamento prevista para o início do próximo ano, desconhecemos se apenas para o mercado Japonês. Achei piada durante um vídeo mostrarem Summer Lesson (um título muito polémico) acompanhado por um rapaz com atitudes bastante perversas.
Por muito que me custe também foi oficializado o lançamento da Playstation Now. A partir de Outubro no Japão já podem jogar os 150 títulos PS3 nas vossas PS4 pagando uma mensalidade. Eu sou totalmente contra este conceito por vários motivos, que podem ditar o fim de videojogos e consolas como conhecemos. Durante o vídeo de promoção gritavam Playstation NOW, NOW, NOW, eu interiormente gritava Playstation, NO, NO, NO. A Sony tem também o plano de expandir a Playstation Now para as TV Bravia e para leitores Bluray.
Nada melhor que voltar a alegrar o meu espírito com o mais recente produto da Vanillaware, responsáveis por obras como, Odins Sphere, Dragons Crown ou Muramasa. 13 Sentinels: Aegis Rim será a sua próxima proposta e terá lançamento para Playstation 4 e PSvita, aí eu pacificamente ri-me.
Para fechar em beleza esta conferência, a Sony anunciou que em exclusivo na sua Playstation Store Japonesa tem disponíveis HDD Covers de várias cores para PS4. Este pode ser outro mercado a considerar de a Sony adoptar o modelo que a Microsoft fez há uns anos atrás com as Faceplates na XBOX 360. Gostavam de ter a vossa PS4 com uma ilustração de Metal Gear Solid ou Final Fantasy? Seria possível se a Sony expandisse esta ideia.
Para fechar com chave de ouro, o Shuei anuncia uma descida de preço da PS4, para já só no Japão, ficando nos muito apetecíveis 260 euros, quando convertido o Yen para Euros.
A Tokyo Game Show ainda nem começou e já temos anúncios bombásticos deste calibre! Nota-se também uma grande diferença do mercado oriental para o mercado ocidental. O Japão ainda atravessa a transição da sétima para a oitava geração de consolas. Psvita é uma plataforma muito potente e a Sony Japão sabe disso, reparem como tivemos mais anúncios PSvita aqui do que num ano inteiro a território ocidental, realmente é uma pena que a Sony ocidental não lhe dê o mérito merecido. Infelizmente muito do mercado ocidental simplesmente vê a PSvita como um comando extra de PS4. Também sinto que a Playstation vai dominar o mercado com o impacto que fez no reinado como Playstation 2.