Uma das mais aguardadas estreias desta temporada começou finalmente! A A-1 Pictures provou mais uma vez a sua versatilidade no que toca a adaptações para anime.
Boku Dake ga Inai Machi é uma obra escrita e ilustrada por Kei Sanbe e conta a história de Satoru Fujinuma, um rapaz de 29 anos, um ex-mangaka que tem uma dificuldade tremenda em exprimir-se, sendo essa principal razão que as suas obras não têm o sucesso esperado.
Satoru também é portador de um estranho poder, este baptizou-o de Revival, e permite que antes de um incidente que põe uma vida em risco, possa reviver o mesmo uns minutos antes de forma a evitá-lo. Um dia, no seu trabalho como entregador de pizzas, de forma a evitar que uma criança perca a vida, Satoru tem um acidente que acaba por prendê-lo numa cama de um hospital. O que aparentemente parecia um caso grave, felizmente não foi, e o jovem recebe alta passados apenas dois dias.
Ao chegar a casa, encontra a sua mãe, que voltou à cidade. Mesmo com uns impressionantes 52 anos permanece com uma figura esbelta, tanto que a colega de Satoru até pensava que era uma irmã mais velha, ao invés da sua mãe, e o seu filho chama-a de Youkai “demónio fantasma.”
Um dia, enquanto regressavam das compras, esta sente uma inquietação no ar, e o Revival do seu filho é ativado. No entanto, não aconteceu nada. Mais tarde, enquanto este trabalhava, a mãe de Satoru é assassinada e ao chegar a casa este nem acredita que a sua mãe está morta. Uma vizinha que aparece no local vê as mãos do rapaz encharcadas em sangue, e rotula imediatamente que foi o responsável do homicídio. Satoru foge da polícia, e com o pânico ativa o Revival uma vez mais, mas desta vez com resultados catastróficos. Quando acorda, nem acredita no que vê, e regressa a 1988, ou seja 18 anos no passado!
Boku Dake ga Inai Machi prende o espetador logo nos seus momentos iniciais. Temos um constante clima de inquietação e mistério, não só pelo protagonista, como também pelo ambiente. Desconfio que a mãe também tenha algo relacionado com o revival porque também parece prever acontecimentos, mas não consegue revisitá-los. A sua amiga Kayo parece ser o elo de ligação de tudo. Para finalizar, quem é o misterioso assassino? Por todos estes elementos e muito mais esta série sem dúvida será uma das séries da temporada.
À semelhança de Dead Parade, temos um anime, que “brinca com o espetador” e permite que este possa participar passivamente na ação. A A-1 pictures fez um óptimo trabalho, e através de alguns planos de câmara encobriu muitos elementos de forma quem assiste possa formular hipóteses ou teorias, contribuindo mais para o constante clima de inquietação e mistério sempre presente, para já. O som só aparece nos momentos chave, e quando aparece, ou é muito intenso, ou é suave mas expressivo.
Boku Dake ga Inai Machi tem tudo para ser um grande sucesso – bom ambiente, boas personagens, uma história interessante e misteriosa. Não sei quanto à versão manga, mas sem dúvida que no que toca a anime, Boku Dake ga Inai Machi é sem sombra de dúvidas um título a ter em consideração.