Sakamoto desu ga é uma adaptação para anime do manga de Sano Nami serializado na Enterbrain, uma sub-companhia dentro da Kadokawa Shoten.
Sakamoto, ou melhor dizendo, Swagamoto, é um estudante de liceu que está sempre no alvo das atenções de tudo e de todos. Este cruzamento entre Bayonetta, Yu Narukami e JoJo, é o centro das atenções, quer de todo o rabo de saias, como também de rapazes. Mas, claro que não pelos mesmos motivos, porque Sakamoto é tão popular, que todos os outros estudantes masculinos têm-lhe um ódio descomunal, e por isso estes tentam todo o tipo de partidas para ridicularizar e envergonhar o nosso amigo.
Porém, não importa o desafio ou a situação, porque Sakamoto consegue sempre desenvencilhar-se com estilo, facilidade e, acima de tudo, muita classe. Sakamoto tem também tem um coração de ouro e, mesmo os colegas que lhe pregam partidas, ficam completamente cativados pelo seu charme natural.
Em primeiro lugar, quando me falavam desta série, eu não ficava muito entusiasmado. Pensava que sofria dos mesmos males de Medaka Box que, embora se trate de uma obra shounen, e Sakamoto desu ga seja um seinen, ambos têm personagens demasiado perfeitas. O facto é que em Sakamoto desu ga as situações versus Sakamoto são o verdadeiro cartão de visita, ao invés de enaltecer o quanto perfeita é a sua personagem à partida, ainda que claro o faça, mas de maneira completamente diferente. As situações, essas, são completamente absurdas mas, devido ao carisma cool do nosso protagonista, temos um humor bastante diferente, refrescante e original.
A banda sonora, basicamente, são variações do tema de Sakamoto que, asseguro-vos, fica no ouvido.
Curiosamente, ao leme do quotidiano de Sakamoto, temos o já célebre estúdio DEEN. Este não é célebre pelos melhores motivos, acreditem, mas será que estamos a assistir ao nascimento e virar de página de uma DEEN com mais qualidade? Depois de Konosuba, que confesso deixou saudades, teremos também outra série de uma qualidade superior ao tradicional DEEN? A minha resposta é sim, porque tal como os seus colegas, eu também fiquei cativado pelo carisma de Sakamoto.
Ah, e acreditem, este ano o JoJos Posing Contest no Manga and Comic Event deve receber um convidado muito especial, é que Sakamoto é tão cool, que devia participar num JoJos e ter o seu próprio concurso de poses.