Foi em 2006 que a Marvel Comics lançou Civil War, uma série limitada de sete fascículos que começou um massivo evento crossover.
Escrito por Mark Millar e desenhado por Steve McNiven, o evento explorou as ideias de responsabilidade de super-heróis e identidades secretas com a criação do Superhuman Registration Act – isto exigia que todos os heróis, independentemente da sua história pessoal e poderes, registassem as suas identidades secretas com o governo e essencialmente se tornassem num ramo das forças armadas. O SRA causou uma divisão entre os heróis do Universo Marvel, culminando em múltiplos conflitos onde heróis combateram outros heróis.
Esta premissa base vai servir de leve inspiração para o futuro Capitão América: Guerra Civil, apesar de devido a direitos de autor o conflito do filme será numa escala menor, como se pôde confirmar pelo primeiro trailer.
E agora, a Marvel confirmou que haverá uma sequela para a banda-desenhada, simplesmente intitulada Civil War II – o evento será liderado por Brian Michael Bendis e David Marquez, a equipa criativa neste momento a trabalhar em Invincible Iron Man.
Os detalhes do enredo são escassos ainda – e assim devem continuar talvez até ao lançamento – mas o editor Tom Brevoot que editou Civil War e vai editar Civil War II, descreveu assim a série:
A coisa divertida acerca de ‘Civil War’ [foi] que os temas envolvidos não apenas dividiam os heróis, ele também dividiam os fãs, para não falar nas pessoas criativas. A tentativa foi para criar um conflito para que cada lado tivesse uma posição válida e justificável, para que o leitor pudesse fundamentalmente concordar com um lado ou o outro, com nenhum deles a ser pintado como absolutamente certo ou absolutamente errado. Enquanto os temas envolvidos são diferentes, teremos a mesma abordagem com ‘Civil War II’.
O escritor Brian Michael Bendis acrescentou as suas próprias pistas – embora bem crípticas – sobre o futuro evento:
Se tens medo de eventos da Marvel de fazer a terra temer onde ninguém está a salvo… tem medo, tem muito medo.
Apesar de este anúncio poder deixar fãs muitos excitados, a Marvel Comics ainda está a ter muitos problemas para terminar o seu mais recente evento crossover, Secret Wars – a série tem sofrido com imensos atrasos, fazendo com que o lançamento do último fascículo passasse de Outubro de 2015 para Janeiro de 2016. Ou seja, lançar outro massivo evento pode apresentar um problema logístico para a editora, já para não falar que reutilizar uma história – por muito boa que fosse a original – pode muito bem alienar alguns leitores – cabe assim aos criadores envolvidos não só produzir uma história de qualidade, como fazê-la diferente o suficiente da anterior.
Civil War II foi teased pela primeira vez em Outubro, quando um postal – com a imagem no topo da nossa notícia de um lado e um numeral Romano «II» e «Primavera 2016» do outro – foi mandado para um vendedor de bandas-desenhadas. A Marvel ainda só confirmou o titulo mas é duvidoso que perca a enorme oportunidade promocional de lançar Civil War II juntamente com Capitão América: Guerra Civil, e assim juntar os dois eventos e atrair uma maior audiência, tanto para o filme como para a BD.
Lê mais sobre Civil War.